'

Notícia

Surf

McNamara confirma que português Hugo Vau surfou a maior onda gigante e quer ver isso reconhecido

Hugo Vau dominou uma onda na Nazaré que se acredita ter cerca de 35 metros, mas falta o recorde ser oficializado.
Por Amarílis Borges | 11 de novembro de 2020 às 14:25
...
Hugo Vau, Garret McNamara
"Vi algumas ondas na Nazaré. Na minha humilde opinião, esta foi a maior onda gigante surfada". Esta é a declaração do recordista mundial Garret McNamara sobre o recorde do português Hugo Vau há dois anos na Nazaré, mas que nunca foi reconhecido. 

Garret McNamara fez a declaração esta quarta-feira, 11, na legenda de uma fotografia em que se vê a mãe de todas as ondas (big mama) e Hugo Vau num pontinho a dominá-la em janeiro de 2018. Na altura, falava-se que a onda teria 35 metros de altura, mas até hoje a  a homologação oficial nunca foi anunciada.  

"Três dias antes disto, Hugo ligou-me, eu estava no Havai. Hugo disse: 'Garret, a onda das ondas está a vir. Estou pronto. Tu estás a vir? A minha mulher encorajou-me a or mas eu não estava a sentir-me pronto e não estava na forma física que penso que precisava para sobreviver a uma onda deste tamanho! Hugo e Alex Botelho treinaram, focaram-se e conquistaram este momento. Eles visualizaram e tornou-se verdade. Um grande parabéns para Hugo e Alex por terem partilhado este momento e muitos outros que estão por vir. Agora estou em forma e pronto. Mal posso esperar para ver os dois na água quando estiverem prontos novamente. Pacientemente, à espera do vosso regresso", escreveu.



A Liga Mundial de Surf reconheceu naquele mesmo ano que Rodrigo Koxa ultrapassou o recorde de McNamara com uma onda de 24,38 metros. A comunidade de surfistas lamenta que a onda de cerca de 35 metros de Hugo nunca tenha sido reconhecida. "O Hugo Vau devia ter a onda reconhecida, ele devia ter o recorde. Era uma Senhora onda e ele enfrentou-a com coragem e humildade e foi brutal. Não entendo bem como isto funciona", lê-se num comentário no Facebook de McNamara. "Na minha humilde opinião, o que quer que valha, nunca foi reconhecida a 'big mama' de Hugo Vau", lê-se também. 



Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável
Subscrever