
Um medicamento para o combate ao coronavírus foi testado num laboratório no Brasil e apresentou 94% de eficácia após 48 horas 'in vitro', de acordo com informação esta quarta-feira avançada pela Globo, que cita o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) daquele país.
A pesquisa vai agora poder começar a ser testada em doentes infetados. O ministro de MCTIC, Marco Pontes, avançou que os resultados dos testes feitos em laboratório foram muito eficazes, revelando 94% de eficácia na redução do vírus.
Devido aos resultados animadores, o fármaco será analisado e aplicado num grupo de cerca de 500 doentes, de acordo com o jornal brasileiro.
A publicação avança ainda que o medicamento não contém cloroquina, substância testada contra a covid-19 e cuja utilização é defendida pelo presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.
Numa primeira fase, os testes para o tratamento da covid-19 deverão ser realizados em sete hospitais no Brasil e os doentes selecionados para serem testados precisam de cumprir um conjunto de requisitos. O nome do medicamento deverá manter-se em sigilo até que as análises feitas estejam concluídas.