'

Notícia

Lifestyle

Metade da população acima dos 80 anos já tem a vacinação completa

O relatório divulgado pela DGS aponta que 51% das pessoas com mais de 80 anos já têm a vacinação completa.
13 de abril de 2021 às 18:22
...

Já há mais de 632 mil pessoas com a vacinação completa contra a Covid-19, de acordo com os dados do relatório de vacinação divulgado pela Direção-Geral de Saúde (DGS), o equivalente a 6%. 

É no grupo da população com mais de 80 anos que se encontra a maior percentagem de pessoas com a vacinação completa: 51%, mais de 344 mil pessoas. Nesta faixa etária há ainda 90% de pessoas que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 (mais de 606 mil pessoas).

O relatório contém dados relativos à administração de vacinas desde dia 27 de dezembro, data em que a campanha de vacinação arrancou na União Europeia e, consequentemente, em Portugal. Até dia 11 de abril já havia cerca de 1,6 milhões de pessoas com pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 - o equivalente a 15% da população. 

Depois do grupo etário com mais de 80 anos, é na faixa entre os 65 e os 79 anos que se encontra a segunda maior percentagem de pessoas com pelo menos uma dose (27%), o equivalente a cerca de 436 mil pessoas. Nesta faixa, apenas 3% tem a vacinação completa, cerca de 56 mil pessoas.

Por distribuição geográfica, é no Alentejo que se concentra a maior percentagem de pessoas com a vacinação completa (10%), seguida pelo Centro, onde 9% já tem a vacinação completa. 

Já em termos de doses totais administradas, Lisboa e Vale do Tejo concentra mais de 711 mil doses. 

No total, Portugal já recebeu mais de 2,6 milhões de doses, tendo sido distribuídas mais de 2,3 milhões de vacinas (número que não inclui a distribuição nas Regiões Autónomas, ressalva a DGS). 

Neste momento, a campanha de vacinação em Portugal dá prioridade a profissionais de saúde, forças armadas, forças de segurança e serviços críticos; profissionais e residentes em lares de idosos e instituições similares; profissionais e utentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI); pessoas com mais de 50 anos com determinadas patologias e pessoas a partir dos 80 anos de idade.

Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas

Saber mais sobre

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável
Subscrever