
A edição do 'MasterChef Júnior' 2017 teve o seu último episódio na noite de domingo, 28 de Janeiro. A lutar pelo título de vencedor da 2.ª edição do programa estavam quatro pequenos aspirantes: Américo Nunes, de 10 anos de idade, Maria Mendes, Flor Gameiro, e Nuno Alves de 11 anos.
Já com Flor e Maria fora da competição, Américo e Nuno cozinharam sob toda a pressão e o olhar atento dos colegas, um prato principal e uma sobremesa à escolha, e a decisão final ficou a cargo dos três jurados, Manuel Luís Goucha, o chef Rui Paula e o chef Miguel Rocha Vieira.
Depois de todas as dificuldades enfrentadas na última prova , Américo Nunes foi o grande vencedor da noite ao apresentar, por último, um delicioso 'petit gateau' com 'crumble' de amendoim e 'biscuit' de dois chocolates.
O jovem que sempre se destacou do grupo pela sua discrição e persistência na cozinha dos pequenos chefes, viu o esforço e dedicação recompensados ao ser eleito o vencedor da 2.ª edição de 'MasterChef Júnior'. Quando foi anunciada a vitória, o pequeno aspirante na arte da cozinha contou com rasgados elogios dos jurados, tal como dos restantes concorrentes desta edição.
Américo Nunes é natural de Ponte de Lima. Sabe bastante de cozinha e a sua especialidade são os pratos minhotos que aprendeu a fazer com os pais. Os progenitores têm um restaurante ambulante que anda em festas e romarias. Foi o avô de américo quem começou o restaurante e o sonho do jovem cozinheiro é continuar o negócio da família.
Diz quem o conhece bem, que "é um miúdo castiço muito sério e responsável". Cozinha há 4 anos. No futuro quer ser cozinheiro: "Nunca quis mais nada quando era pequeno". Foi ele quem teve a ideia de se inscrever no 'MasterChef Júnior' 2017 e teve o apoio dos pais para embarcar nesta aventura televisiva.