
A estrela para o Midori era já uma aposta de alguns no ano passado e este ano concretizou-se. Depois de alterações que tornaram o restaurante mais pequeno e atencioso ao detalhe, o Midori, que comemora este ano 25 anos, é o primeiro japonês em Portugal a ganhar uma estrela. Neste restaurante de 18 lugares, Pedro Almeida apresenta menus de degustação com técnica japonesa pelos olhos de um português, fazendo referências constantes em que refeição a memórias de infância e pratos tradicionais portugueses.
Ao contrário do que costuma acontecer na atribuição de estrelas, desta vez destacam-se dois restaurantes do interior português: em Bragança, o G Pousada tem a sua cozinha chefiada por Oscar Gonçalves e António Gonçalves é o sommelier. Foi destacado pelo livro vermelho "por valorizar a cozinha moderna da região de Trás-os-Montes", lê-se no comunicado de imprensa do Guia Michelin. Em Guimarães, no A Cozinha, o estilo de António Loureiro "surpreendeu com uma cozinha moderna, que demonstra equilíbrio e sensibilidade", lê-se ainda. Os grandes elogios vão para Henrique Sá Pessoa e para o seu Alma, que é o sexto restaurante em Portugal com duas estrelas. "Cativou os inspectores com uma proposta muito técnica, divertida e repleta de matizes. Cada pedaço levou-os a viajar no tempo e no espaço, graças aos sabores tradicionais e autênticos, que transportam para paragens mediterrâneas ou de outras latitudes", escreve a organização.
A cerimónia de atribuição das estrelas acontece está quarta-feira no pavilhão Carlos lopes, em Lisboa - e Portugal não conseguiu alcançar a terceira estrela para nenhuma restaurante. Atribuem-se também as estrelas a Espanha - o guia é ibérico - e vai para o o restaurante Dani Garcia no país vizinho a terceira estrela atribuída neste ano. Além disso, Espanha tem agora também três novos restaurantes com duas estrelas e 22 novos restaurantes com uma estrela. Já Portugal, tem 6 restaurantes com duas estrelas e 19 com uma.
Veja a lista completa das estrelas portuguesas:
**
- Belcanto (Lisboa), José Avillez
- Il Gallo d’Oro (Funchal, Madeira), Benoit Sinthon
- Ocean (Armação de Pêra), Hans Neuner
- The Yeatman (Vila Nova de Gaia), Ricardo Costa
- Vila Joya (Albufeira), Dieter Koshina
- Alma (Lisboa), Henrique Sá Pessoa NOVO
*
- A cozinha (Guimarães), António Loureiro NOVO
- G Pousada (Bragança), irmãos Gonçalves NOVO
- Midori (sintra), Pedro Almeida NOVO
- Gusto by Heinz Beck (Conrad Algarve Hotel, Almancil)
- Vista Restaurant (Praia da Rocha, Portimão)
- Antiqvvm (Porto)
- Bon Bon (Carvoeiro)
- Casa da Calçada (Amarante)
- Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira), Rui Paula
- Eleven (Lisboa), Joachim Koerper
- Feitoria (Lisboa), João Rodrigues
- Fortaleza do Guincho (Cascais), Miguel Vieira
- Henrique Leis (Almancil), Henrique Leis
- LAB (Penha Longa, Sintra), Sergi Arola
- L’And Vineyards (Montemor-o-Novo, Alentejo), Miguel Laffan
- Loco (Lisboa), Alexandre Silva
- Pedro Lemos (Porto), Pedro Lemos
- São Gabriel (Almancil), Leonel Pereira
- William ( Funchal, Madeira), Luís Pestana
- Willie’s (Vilamoura), Willie Wurger