
Ricardo Braga e Maria Penido, são brasileiros radicados na capital. E quando estavam à procura de um imóvel no centro histórico de Lisboa para investir no sector do turismo, encontraram este apartamento onde Fernando Pessoa viveu durante a juventude, em 1905 e 1906, na Rua de São Bento, 17, em Lisboa.
Com o objectivo de investir num imóvel para arrendar a turistas, o casal restaurou o apartamento à imagem do poeta. "Queríamos mais do que simplesmente pôr uns livros e umas fotos do Fernando Pessoa na parede. Queríamos algo que refletisse o período em que ele ali viveu", conta Ricardo Braga que entrou numa imersão total no universo pessoano: "Entrei em contacto com a equipa da Casa Fernando Pessoa, fui atrás de especialistas, li muita coisa", explica. Esta história é contada por Giuliana Miranda, uma jornalista brasileira que vive em Lisboa, no seu blogue "Ora Pois", que falou com os proprietários e visitou espaço.
O apartamento tem 120 m2, fica situado no 2º andar de um prédio histórico datado de 1857. A sua planta é toda original. Tem 2 quartos com ar condicionado, 2 salas ( sala de estar e sala de jantar ), 1 casa de banho e cozinha adornada com raros azuleijos portugueses do final do século 19. O apartamento também conta com um confortável canto de leitura.
Percorra a fotogaleria para conhecer a casa onde viveu Pessoa.