
Catarina Furtado, Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA, foi convidada pelo sistema das Nações Unidas a fazer uma visita a Cabo Verde, na região de África Ocidental e Central, nos dias 20 e 22 de março, acompanhada pela Diretora Adjunta do UNFPA.
Nesta missão que lhe foi atribuída, a apresentadora da RTP1 tinha como objetivo sensibilizar a população para a Saúde Sexual e Reprodutiva, bem como a Igualdade de Género e Direitos Humanos. Temas abordados no mês de março, que se anuncia como o mês da mulher.
"Esta missão a Cabo Verde enquanto Embaixadora do UNFPA vai permitir-me visitar projetos no terreno, centros de saúde e hospitais para falar directamente com as populações mas também reunir com ministros, academia, primeira dama, associações e ativistas, debruçando-me sobre as temáticas da igualdade de género, saúde materna, sexual e reprodutiva, VIH, deficiência e o potencial da juventude", referiu Catarina Furtado antes de partir em missão.
"Irei aprender e atualizar conhecimento. Será uma oportunidade de apelar à urgência em alcançar os três zeros transformadores mas também de amplificar a voz de todas as mulheres e jovens que precisam de ver garantidos os seus direitos, educação e saúde sexual e reprodutiva, no contexto dos direitos humanos, das mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável", rematou a apresentadora da RTP1.
A Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA teve a oportunidade de estar em encontros e reuniões com diversas autoridades nacionais, sociedade civil e ainda grupos comunitários conhecendo em profundidade os progressos e desafios da missão que se propôs a fazer bem como a maneira como o Covid-19 afetou o país.
Só conhecendo estes fatores, o país poderá atingir até 2030 os objetivos mencionados pela apresentadora da RTP no seu Instagram: "Zero mortes maternas, Zero necessidades não satisfeitas de Planeamento Familiar e Zero formas de Violência Baseada no Género."