A lusodescendente Christina Batista impressionou o júri do MasterChef Austrália após apresentar um Bacalhau à Brás durante o primeiro episódio da décima quarta temporada do programa da Network 10, que, em Portugal, está a ser emitido pela SIC Mulher, depois de ter sido transmitido entre abril e julho na Austrália.
A chef, que reside no estado australiano de Nova Gales do Sul, já havia concorrido na quinta temporada, em 2013, e nesta edição decidiu recorrer às suas raízes, não escondendo a emoção."Significa muito para mim que o júri goste. É a primeira oportunidade que tenho de fazer um prato português, não sei se eles vão perceber. Não é um prato bonito. Por isso, estou muito preocupada", começou por referir.
"A comida portuguesa é muito subvalorizada. Muitas pessoas na Austrália ouvem falar de comida portuguesa e pensam em pastéis e frango. É muito mais que isso", afirmou após exibir o prato aos três jurados, Andy Allen, Melissa Leong e Jock Zonfrillo, que elogiaram muito o prato confecionado por Christina Batista, valendo-lhe a imunidade para a ronda seguinte.
— Fátima Antero (@FatimaAntero) September 25, 2022
Depois da participação no MasterChef, no qual ainda apresentou também um doce de figo português, Christina cozinhou pastéis de bacalhau em direto para o programa australiano 'Studio10'.
De acordo com a ‘Pop Sugar’, a chef de 40 anos, que tem dois filhos, tem o desejo de ter o seu próprio programa de cozinha no futuro, para poder continuar a difundir a cozinha portuguesa, ela que, como referiu à ‘Zapping’, já lecionou aulas de culinária com o mesmo objetivo.