'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Planeta

Mulheres de armas na Ucrânia: elas não se rendem às tropas russas

As mulheres ucranianas não viram as costas à guerra e tentam combater a invasão russa. São milhares as que fazem a resistência nas pequenas cidades.
Por Rui Teixeira | 26 de março de 2022 às 18:10
A carregar o vídeo ...

A deputada ucrâniana Lesia Vasylenko tem utilizado a sua conta de Twitter para fazer um relato quase ao minuto da guerra no seu país.

E num dos seus últimos tuítes a advogada e política sublinhou a importância das mulheres ucranianas neste conflito. Segundo números que Lesia avança, no terreno, de arma na mão, estarão milhares de mulheres, dando o exemplo da força aérea, com perto de 7 mil militares do sexo feminino a combater.

"Elas são perto de 15 por cento do nosso exército. As mulheres são o coração da resiliência das comunidades locais. Mães heroicas com as suas filhas inspiradoras. Isto é a nossa resistência", escreveu Vasylenko na sua conta do Twitter.

E são muitos os rostos femininos conhecidos que estão no cenário de guerra, como é o caso da Miss Ucrânia 2015, Anastasiia Lenna.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável