'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Planeta

NASA revela ter conseguido captar o som de um ‘demónio de poeira’ em Marte pela primeira vez

A sonda Perseverance conseguiu gravar pela primeira vez o áudio deste fenómeno, frequente no chamado ‘planeta vermelho’.
16 de dezembro de 2022 às 17:37
NASA, Marte
NASA, Marte Foto: NASA

A NASA revelou esta semana ter captado pela primeira vez o som de um ‘demónio de poeira’ em Marte, fenómeno que ocorre com elevada frequência naquele planeta. A gravação foi alcançada em setembro de 2021 através da sonda Perseverance, que explora o ‘planeta vermelho’ desde fevereiro do mesmo ano.

"Capturei a primeira gravação de áudio de um demónio de poeira em Marte. Eles ocorrem com alguma frequência por aqui, mas sem aviso, não são sempre fáceis de apanhar. Mas com um pouco de, ahm, perseverança, é possível", informou a entidade aeroespacial norte-americana através do perfil relativo a esta missão, nas redes sociais.

Trata-se de um redemoinho de poeira, que também acontece no planeta Terra, com a particularidade de, em Marte, o som ser menos audível, devido à atmosfera menos espessa do planeta.

"Capturar um ‘demónio de poeira’ é um acontecimento fortuito. Os cientistas não conseguem prever a sua passagem, portanto os ‘rovers’ como o Perseverance e o Curiosity monitorizam de forma rotineira todas as direções à sua procura. Quando os cientistas os veem a ocorrer com maior frequência a uma certa altura do dia, ou a aproximar-se através de uma determinada direção, eles usam essa informação para concentrar a sua monitorização para tentar captar o ‘demónio de poeira’", escreveu a NASA no seu sítio oficial.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável