
Uma nova e mais prática vacina contra a covid 19 vais ser testada na Suíça e virá em formato de adesivo: ou seja, deixa de ser preciso levar um injeção e, como tem acontecido, deslocar-se a centros de vacinação.
Esta vacina em adesivo, que está a ser desenvolvido pela Emergex, produz células conhecidas como células T que têm a função de destruir as células infetadas. Este adesivo pode dar uma imunidade mais duradoura do que as vacinas atuais.
Enquanto os anticorpos produzidos pelas vacinas atuais contra a covid 19 aderem ao vírus e impedem-no de infetar as restantes células, esta vacina em adesivo faz com que as células T encontrem as células infetadas e as matem.
As vacinas atuais produzem anticorpos que vão diminuindo com o passar do tempo e vai ser sempre preciso mais doses de reforço para uma proteção mais segura.
Segundo o 'The Guardian', a Emergex recebeu a aprovação do regulador suíço para iniciar os testes em humanos. 26 pessoas vão receber duas doses diferentes do seu antídoto experimental, a partir de 3 de janeiro. Os resultados são esperados em junho de 2022.
Estes adesivos só vão estar disponíveis, no mínimo, em 2025 (o tempo normal para o desenvolver de vacinas).