
Morreu esta terça-feira, 25, o guru intelectual de Jair Bolsonaro, o auto-proclamado filósofo Olavo de Carvalho, vítima de covid-19 - apenas uma semana depois de testar positivo para a infecção. Olavo era, claro, a voz mais forte por trás do movimento anti-vacinas no Brasil.
A ironia na história de Olavo de Carvalho não fica por aí. A sua filha mais velha, Heloísa Carvalho, revelou poucas horas após a morte do pai que poderá dar a sua parte da herança à campanha presidencial de Lula da Silva - se sobrar algum dinheiro depois do pagamento das muitas dívidas de Olavo.
"Só pra você largar a mão de ser uma idiota, se sobrar algum, porque ele é cheio de dívida e calotes, vou sim [aproveitar a herança], e talvez doe para campanha do Lula, com direito a sair na mídia e tudo, só para vocês passarem raiva, sua idiota", respondeu Heloísa no Twitter a uma fã do professor e escritor (que no Brasil é chamada de "olavista").
Melhor olavettes não virem tirar a minha paz, pq dou a voadora na cara e sem dó. pic.twitter.com/iEBokUEqvc
— Heloisa de Carvalho Martin Arribas (@Carvalho_A_Helo) January 26, 2022
Heloísa é a mais velha de oito filhos de Olavo de Carvalho e há anos que tem uma zanga pública com o pai. A advogada e escritora também é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e uma voz crítica do presidente Jair Bolsonaro.
Nos últimos anos, a autora de 'Meu Pai, o Guru do Presidente - A Face Ainda Oculta de Olavo de Carvalho' revelou algumas das manias do homem que marcou a sua infância, como o facto de a ter proibido de frequentar a escola, fazendo com que ela aprendesse a ler apenas na adolescência. Heloísa também confirmou um rumor antigo de que antes de se auto-proclamar filósofo Olavo era astrólogo. O escritor passou por hospitais psiquiátricos e foi líder de duas seitas.
Ao anunciar a morte do pai, Heloísa escreveu no Twitter: "Que Deus o perdoe de todas as maldades que cometeu".
Bolsonaro declarou luto de um dia após a morte de Olavo de Carvalho.
Que Deus perdoe ele de todas as maldades q cometeu. pic.twitter.com/TAGsaJbV9O
— Heloisa de Carvalho Martin Arribas (@Carvalho_A_Helo) January 25, 2022