
Fernando Mendes é, provavelmente, o rosto mais conhecido da RTP no que diz respeito ao entretenimento. É há quaser 20 anos a alma do 'Preço Certo', o formato que dá muitas audiências à RTP e é uma dor de cabeça à TVI e SIC.
O ator, que garante nunca ter desejado ser apresentador, recebe quase 20 mil euros por mês para dar vida ao 'Preço Certo', mas já teve convites para mudar de camisola... e a ganhar muito mais. Não aceitou e diz que é fiel à RTP.
É a relação mais longa de Fernando, que em entrevista à TV Guia assumiu cansar-se rapidamente das relações, justificando. Mas a união à RTP está para durar.
Fernando Mendes tem dois filhos, fruto de duas relações diferentes, e justifica que eles, e os netos, são a sua grande paixão.
"A minha filha é uma mãe extraordinária e o marido é um pai extraordinário. Deram-me dois netos lindos: a Madalena (7) e o Francisco (5). O meu filho tem uma paixão fantástica pelos miúdos, tal como eu. Sabe, não gosto de andar com eles de carro. Tenho medo que aconteça alguma coisa
Os seus filhos também sofreram com a sua ausência?
Sofreram.
Além da separação dos pais?
Sofreram, de certeza absoluta. Mas é engraçado que, pelo menos, a mais velha diz: "Ó pai, separaste-te da mãe, porque não tinhas nada que ver com ela. Fizeste bem." A minha filha é toda para a frentex, não há problema nenhum.
O que é que ela faz?
Trabalha numa empresa de comunicação. O Vítor está a tirar um curso de aviões. Está em Tires. Vamos lá a ver... A pandemia estragou um bocadinho isso. Ele é bom rapazinho, bem-educado e aplicado. Andaram os dois na universidade, tiraram mestrados e essas coisas todas, que eu nem sei dizer.
São o seu grande orgulho?
Mesmo! Vou dizer-lhe uma coisa: eu, com 59 anos, vivo para eles. Não quero grandes luxos para mim.
Hoje, já não precisava de trabalhar?Se calhar, não.
Continua a trabalhar muito para ajudar os filhos?
Sempre! Mas gosto do que faço. Tenho a felicidade de poder ser eu a montar as peças, de ir buscar os atores que quero, os autores que quero. Neste momento, estou a trabalhar com o Roberto – que assina Festa É Festa –, um gajo extraordinário.