
Após oito meses de investigações e interrogatórios da GNR e perícias da Polícia Científica da PJ, para averiguar o que se passou na noite de 5 de dezembro de 2020, na A1, que vitimou Sara Carreira, o ‘Correio da Manhã’ avança’ na sua edição deste sábado, dia 14, que o carro conduzido por Ivo Lucas, de 30 anos de idade, mas propriedade da filha de Tony Carreira, ia em excesso de velocidade, relativamente às condições da via e da meteorologia. Recorde-se que, na altura do acidente, chovia torrencialmente naquele troço da autoestrada, perto de Santarém.
O ‘Correio da Manhã’ revela ainda que, para avançar criminalmente, os magistrados precisam de avaliar se os condutores de todos os veículos envolvidos no acidente iam em excesso de velocidade, relativamente às condições que se observavam nessa noite - ou seja, muito próxima do limite máximo permitido por lei, que é de 120 km/h. À hora exata do sinistro, cerca das 18h35, já era de noite e chovia muito, o que provocou visibilidade reduzida e piso escorregadio. Na altura, havia várias viaturas acidentadas na estrada.
Para já, Ivo Lucas é o único arguido no processo. No entanto, segundo o jornal da Cofina, um dos condutores envolvidos no acidente acusou uma taxa de 1,35g/l, superior ao permitido por lei e que pode ser punível com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias, o que poderá assim alterar o número de arguidos ligado ao processo.
DESAPARECIDO E COM FALTA DE MEMÓRIA
Desde dezembro, pouco se soube de Ivo Lucas, que interpreta o papel de Leandro na novela ‘Amor Amor’. O ator, aquando da morte da jovem cantora, apenas se pronunciou sobre o desastre no tribunal. Quando foi interrogado pela primeira vez, ainda a recuperar no hospital, afirmou que não se lembrava dos detalhes, recordava-se apenas de estar a conversa com Sara antes do choque dos veículos. Em março, foi novamente ouvido como testemunha-chave deste processo, mas não havia recuperado a memória.
Ao longo destes meses de profundo sofrimento, Ivo Lucas manteve-se afastado e isolado, resguardado apenas pela família e os mais próximos. O único momento em que reapareceu aos seguidores foi no seguimento da apresentação do hino da Associação Carreira, no dia 21 de maio, uma música feita pelo próprio e pela namorada. "Nunca pensei escrever-te este texto no dia de lançamento da tua canção, mas a vida pregou-nos a maior rasteira e eu só peço todos os dias que me ajudes a caminhar que eu prometo que o vou tentar fazer por ti. Vou cumprir todas as promessas e objetivos que traçámos juntos, porque isto não acaba aqui", pode-se ler no emotivo texto.