
A Prisioneira, em 2019, na TVI, foi o último trabalho de Rita Salema em televisão. Desde então, a atriz, de 54 anos, tem estado afastada dos projetos de ficção da estação de Queluz de Baixo ou de outra.
"É fácil as pessoas esquecerem-se de nós", começou por alertar a colega e amiga Patrícia Tavares, em conversa com Manuel Luís Goucha, no programa da tarde: "É uma atriz incrível, tem imenso talento, é muito boa profissional, que sabe os textos, que não atrasa ninguém, e há tanto tempo que a Rita não faz televisão." Magoada e revoltada, Patrícia Tavares concluiu, em frente ao apresentador do programa das tardes da TVI: "E como ela é minha ‘irmã’ e eu vivo isto muito de perto com ela, penso imenso nisto, é tão injusto. É injusto e dá que pensar!"
Recorde-se que Rita Salema, para além de atriz, é professora de teatro e televisão, fazendo workshops e formações. Com as restrições impostas no setor da cultura, devido à pandemia da Covid-19, tal como acontece com todos os artistas neste período de grandes dificuldades, esteve impossibilitada de trabalhar nos palcos – a sua última peça foi O Deus da Carnificina, em 2018.