
Ruben Rua é hoje apresentador, menino-bonito de Cristina Ferreira e modelo nas horas vagas. Mas quando, em 2010, começou a ser visto ao lado de Sofia Ribeiro ele era, antes, um manequim conhecido e... o namorado de uma das mulheres mais bonitas da nova geração de atrizes, um talento que começava a despontar em Portugal.
Formavam, então, um casal com o merecido destaque nas revistas. Eram lindos, estavam muito apaixonados e o amor era vivido de forma arrebatadora e a mil. Tudo tinha acontecido de forma muito rápido, numa história de amor à filme. Conheceram-se a meio de uma semana e no final da mesma já Ruben Rua estava a fazer as malas e a deixar tudo para se mudar com Sofia Ribeiro para Lisboa. E como nenhum dos dois queria perder tempo, uns meses mais tarde já o modelo estava a pedi-la em casamento.
"A Sofia foi a minha primeira namorada. Foi o meu primeiro grande amor. Foi a primeira namorada que apresentei aos meus pais. Foi o amor da minha vida. Foi tudo muito intenso. Muito apaixonado. Foi também difícil. Conheci a Sofia numa quarta-feira e vim para a Lisboa numa sexta-feira. Eu morava no Porto", recordou recentemente Ruben sobre o intenso ano que viveu com a atriz, e que certamente dava um filme.
O casamento foi de sonho. Em setembro de 2011, os dois trocaram alianças em Cinfães do Douro, numa cerimónia religiosa digna de guião de comédia romântica no cinema, com muitos convidados famosos, e onde os dois choraram lágrimas de verdade. Sofia Ribeiro caminhou para o altar de braço dado com o pai, vestida por Miguel Vieira, e a emoção tomou conta da cerimónia. Os dois estavam apaixonados, tinham casado e preparavam uma lua de mel de príncipes, em que iriam percorrer vários países do Oriente de mochila às costas e com muita paixão. E depois, já falavam nos filhos.
Mas não se chegou a esse ponto da história porque passaram-se apenas quatro meses desde o momento em que os dois trocaram alianças até ao dia em que Ruben Rua saiu de casa. E se os primeiros tempos de romance foram um verdadeiro conto de fadas, os últimos foram um autêntico pesadelo. Sofia estava então no auge da carreira. Gravava durante horas a fio a novela 'Sedução', enquanto Ruben, que tinha deixado família e amigos no Porto, permanecia a maior parte do tempo em casa. Na altura, tinha abrandado as viagens como modelo para estar mais tempo ao lado da atriz e o facto de estarem em fases da vida tão diferentes abalou o casamento.
"Acho que estávamos em fases opostas da nossa vida. Eu era modelo e viajava. Deixei de viajar para ficar com ela. Ou seja, a minha vida passou a ter um vazio. Um modelo internacional, subitamente, mora em Lisboa com a Sofia. Mas os pais moram no Porto. Os amigos moram no Porto. E eu estou em Lisboa por amor. Profissionalmente, passo a trabalhar menos. Passo a ganhar menos. As despesas sobem. A Sofia está do lado oposto. A Sofia está em alta, está com uma novela no ar, trabalha das 8h às 20h, todos os dias. Profissionalmente, super ocupada e em ascensão. Está na cidade dela. Com os amigos dela. Está confortável. Eu estava de um lado e a Sofia estava do outro", contou Ruben Rua, acrescentando que, enquanto ele queria sair e descobrir a cidade, a companheira chegava a casa cansada e pretendia o oposto.
"Lembro-me de ela chegar a casa cansada e desfeita. Hoje, compreendo isso e na altura não compreendia. E eu estava cheio de energia, porque tinha estado aquele dia à espera que ela chegasse a casa. Eu queria fazer mil coisas e ela não queria".
TIVERAM DUAS VEZES O DIVÓRCIO MARCADO
Na altura com pouco mais de 20 anos, Sofia Ribeiro e Ruben Rua não têm dúvidas de que a imaturidade pode ter precipitado o fim da relação, mas às tantas as discussões tornaram-se tão frequentes e o ambiente tão tenso que o divórcio acabou por ser a única solução.
No entanto, até esse processo foi complicado. Ruben e Sofia chegaram a ter o divórcio marcado na conservatória e por duas vezes desistiram, até que à terceira foi de vez. "Casei-me e passado quatro meses estávamos em casas diferentes, passado um ano assinámos o divórcio. O fim foi muito difícil. Acho que o ponto final foi muito libertador. O dia em que me separei foi um dia libertador, porque as coisas chegaram a um ponto em que já não faziam sentido. E foi um dia que foi adiado duas vezes. Eu estive para não me separar duas vezes, com a Conservatória marcada. Cancelei duas vezes no próprio dia. Cancelámos os dois, porque gostávamos tanto um do outro, que lutámos até ao fim. No dia em que me separei fi-lo com certeza".
Durante o tempo de vida a dois, Ruben não esconde a mágoa por ser visto como um acessório da namorada, apesar de na altura ele próprio já ter uma carreira como modelo. O agora apresentador não tem dúvidas de que esse fator beliscou o seu ego. "Era o namorado da Sofia, depois era o marido da Sofia. Quem é que sabia que eu tinha desfilado para a Dolce &Gabanna? Ou para o Jean-Paul Gaultier? Ninguém sabia."
Após o divórcio, a tensão marcou o relacionamento entre os dois. Foram meses difíceis em que o ex-casal precisava de assimilar aquilo que tinha vivido e o que correu mal no casamento. Um período especialmente doloroso para Sofia Ribeiro, que assumiu ter precisado de ajuda médica. "Há bastantes anos tive uma depressão muito grave. Felizmente percebi que precisava de ajuda e pedi ajuda. Um momento sério de rutura na minha vida em que, inclusive, eu cheguei a temer pela minha sanidade mental", explicou a atriz no 'Alta Definição'.
No entanto, e depois desse período de corte e afastamento, os dois voltaram a ser amigos. Mais recentemente, quando Sofia escreveu em livro a sua luta contra o cancro da mama, Ruben deixou-lhe naquelas páginas uma declaração de amor pelo que viveram juntos. "Obrigado por me teres ensinado a amar. Obrigado por teres sido a única a mostrar-me a ‘luz’ de Lisboa. Obrigado por me teres ajudado a encontrar o meu caminho. A nossa história nunca será uma coincidência. Um beijinho infinito", escreveu o apresentador.
De lá para cá, ambos têm tentado refazer a vida sentimental, ainda que com sucesso relativo. Sofia apaixonou-se por outro Ruben, o da Cruz, mas mais recentemente assumiu que esse foi um relacionamento tóxico. Já o apresentador tem vivido alguns romances e chegou a falar-se de uma paixão secreta com Cristina Ferreira. Atualmente, é a manequim Malin Svensson que ocupa um lugar no seu coração.