
A joalheira norte-americana Betty Grafstein, nascida há 94 anos com o nome Elizabeth Larner, mulher há 28 anos do polémico socialite português José Castelo Branco, de 60, esteve quatro dias internada no hospital Lenox, em Nova Iorque, com uma grave pneumonia, e teve a vida por um fio.
Durante esse período, o ex-concorrente de 'reality show' em Portugal temeu o pior. E o pior, no caso de Castelo Branco, além da tristeza pela morte da esposa, de quem é cuidador, será perder toda a vida glamourosa que tem na "cidade que nunca dorme". É que a fortuna da consorte, avaliada em milhões, irá toda para o seu filho único, Roger Basile, com que Castelo Branco esteve em guerra durante dez anos por causa dos gastos excessivos de dinheiro.
Tudo porque José Castelo Branco casou a 27 de novembro de 1994 numa conservatória de registo civil em Loures com lady Betty quando esta já tinha 66 anos e a lei portuguesa é bem clara, obrigando-os a casar com separação total de bens. Ou seja, José Castelo Branco nada herdará da mulher quando esta falecer. E nem no pequeno, mas luxuoso, apartamento de Nova Iorque poderá continuar a morar, tendo que entregar a chave da casa ao enteado Roger.
REGRESSO ÀS VACAS MAGRAS
Quando regressar a Portugal, de forma definitiva, Castelo Branco nem no "palacete" de Sintra poderá residir provisoriamente, visto que a habitação está ocupada pelo ex-concorrente do 'Big Brother Famosos' Pedro Pico, um transformista que se recusa a abandonar o imóvel.
O socialite português deverá poder ficar com roupas Chanel, Valentino, Gucci ou Dior que tem no closet, sapatos, meia dúzia de joias e pouco mais. No regresso a Lisboa terá de continuar a trabalhar, muito provavelmente em televisão, onde faz sucesso, e terá de regressar aos tempos de uma vida mais modesta, que sempre conheceu antes de casar com a milionária norte-americana, que lhe abriu portas para um mundo de marcas e luxos a que não tinha acesso.
UMA VIÚVA PODRE DE RICA
Mas quem é afinal a mulher que esteve à beira da morte esta semana e que regressou a casa com bastantes dificuldades respiratórias? Betty Grafstein é proprietária em Nova Iorque, juntamente com o filho Roger, de uma empresa de diamantes e design de joias chamada Grafstein Diamond Company, firma que herdou de seu segundo marido, Albert Grafstein, um judeu radicado nos Estados Unidos, falecido em 1991.
A antiga joalheira possui uma fortuna considerável e, em 1994, muito se especulou que José Castelo Branco se teria casado com a milionária apenas por conveniência. Ela defende-o, dizendo que o casamento de ambos é baseado na "amizade e no amor" e assumiu publicamente que José a "diverte imenso".