
Nada é mais valioso do que a nossa própria vida. Terá sido isto que Jesús Ortiz fez ver à filha mais velha, a rainha Letizia de Espanha que está cada vez mais debilitada, física e psicologicamente, na sequência do escândalo que envolve o seu nome.
Depois de ser acusada por Jaime del Burgo de ter sido infiel ao marido, a mulher de Felipe VI está a ficar doente. Sem força anímica para reagir a tudo aquilo que está a ser dito sobre a sua honra [ou falta dela], Letizia mostra-se cada vez mais magra, mais triste e mais alheada de tudo o que a rodeia.
Os pais, Paloma Rocasolano e Jesús Ortiz, mostram-se cada vez mais preocupados com o estado clínico da filha. Enquanto a antiga enfermeira visita a filha sempre que lhe é permitido por Felipe VI, já o jornalista reformado não hesitou em fazer um apelo a Letizia.
Depois de perder a filha mais nova, Érika, o homem não quer passar outra vez pela pior de todas as dores. Assim, pediu à rainha que vire costas ao palácio da Zarzuela. Que abandone tudo, até a coroa da qual Letizia tanto gosta. Abriu-lhe as portas da sua casa e disse-lhe que se não é feliz com Felipe, que o deixe.