Passaram-se cinco meses desde que Diogo Jota perdeu a vida num fatídico acidente de automóvel e desde então a viúva, Rute Cardoso, tem trilhado um percurso sinuoso no sentido de se reerguer e lutar para que os três filhos tenham a vida feliz que merecem, e sempre com a memória do pai presente.
No entanto, em cada mês volvido há novos desafios à espreita, que mostram a Rute como é difícil adaptar-se a uma vida longe do seu grande amor. Primeiro, foi o seu aniversário, depois o primeiro ano de vida da filha, Mafalda, e em breve aproxima-se a quadra festiva, que o casal vivia com grande emoção. Em tempo de grandes dificuldades vale à viúva do futebolista o amor da família, e da forte comunidade que construiu em Liverpool, e que faz com que a cidade não seja apenas palco de memórias difíceis mas também de um enorme sentimento de união.
Apesar de ter decidido regressar a Gondomar, a sua terra natal, logo após a tragédia, principalmente por contar com o forte apoio da irmã, nos últimos dias, Rute mostrou que foi tempo de regressar a Liverpool, onde terá não só assuntos pendentes para tratar, mas também parte de uma vida que foi suspensa. A viúva de Diogo Jota mostrou-se na praia de Crosby, numa viagem necessária, mas não isenta de dor e emoções fortes e que mostram que, aos poucos, Rute retoma o controlo da sua própria vida, ainda que devagar e sem ceder a pressões.
E isso mesmo tem mostrado também através das redes sociais. Depois da fé, na qual se refugiou nos primeiros tempos, em pequenas coisas Rute mostra que a sua vida está assente em alguns pilares chave: o amor pelos filhos e o dia a dia destes, todos os projetos destinados a manter viva a memória do marido e também as corridas, uma vez que o desporto a tem ajudado a abstrair-se da dureza dos seus sentimentos e dos dias mais negros.
AMIGOS REVELAM PROGRESSOS
Para Rute Cardoso, a vida é agora uma reaprendizagem e nesse processo o apoio dos amigos tem sido essencial. A onda de amor em torno da família de Jota continua a ser impressionante e tem sido esse suporte que tem ajudado a viúva a reerguer-se, tanto que numa das últimas imagens, em que aparece ao lado do presidente do FC Porto, André Villas-Boas, para mais um tributo a Jota, vemos-lhe pela primeira vez um sorriso.
Os amigos acompanham a situação em permanência e recentemente Rui Paula, amigo e chef do casamento do casal, revelou que sente que Rute começa aos poucos a reagir, apesar do enorme quadro de dor.
"Ela agora está um bocadinho melhor, mas foi-se muito abaixo na altura. E também conhecia os pais. Enfim, é uma família destroçada, uma coisa surreal que dói só de imaginar”, disse à TV Guia.
UM MAR DE HOMENAGENS
O tempo passa, mas o nome de Jota e do irmão, André Silva, continuam bem vivos na memória de todos, sendo que nestes primeiros tempos é recorrente que Rute Cardoso e os familiares dos jogadores marquem presença numa série de homenagens, realizadas entre Portugal e Inglaterra.
E se no arranque da Premier League, o Wolverhampton e o Liverpool brindaram a família com bonitos tributos, em Portugal, Jota já foi lembrado com uma estátua a ser erguida e homenagens em campo durante os jogos da Seleção.
Nesses momentos, Rute Cardoso tem optado por vestir-se sempre de branco – em homenagem ao nome terno pela qual o marido a tratava 'Branquinha'.