'
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Ana Salazar renasce das cinzas aos 81 anos. A história de amor ao estilo Hollywood que salvou a estilista de morte

Esteve à beira do abismo quando os sócios lhe tiraram a marca e o seu nome foi arrastado na lama. Falida e sem esperança, Ana Salazar ficou, aos 71 anos, deprimida e com sequelas físicas. Ameaçada de morte, recorre a um segurança privado por quem se apaixona um ano depois. Ele chama-se Nuno Reis, está com a estilista há 10 anos e é o grande responsável pela saúde da designer. É ele que lhe cuida da nutrição. É ele quem a põe a malhar no ferro no ginásio. Foi ele quem a salvou da morte.
João Bénard Garcia
João Bénard Garcia
27 de outubro de 2022 às 22:46
Ana Salazar lança novo perfume
Ana Salazar lança novo perfume
Ana Salazar lança novo perfume
Ana Salazar lança novo perfume
pub
Ana Salazar lança novo perfume
Ana Salazar lança novo perfume
Ana Salazar lança novo perfume
pub
Ana Salazar lança novo perfume
Ana Salazar lança novo perfume
Ana Salazar lança novo perfume
Ana Salazar lança novo perfume
Ana Salazar lança novo perfume
Ana Salazar lança novo perfume

A estilista Ana Salazar é, aos 81 anos, uma verdadeira "fénix renascida" das cinzas. E esse facto deve-se, e muito, ao homem que conheceu há 11 anos e que, literalmente, a salvou. Chama-se Nuno Reis, tem 48 anos, começou por ser o segurança privado da desenhadora de moda e, tal como na história do filme 'Bodyguard', protagonizado em 1992 por Whitney Houston e Kevin Costner, respetivamente na pele da estrela da canção Rachel e do seu segurança Frank, Ana e Nuno vivem uma linda história de amor, com pormenores que agora revelam à The Mag.

A mais internacional designer de moda nacional confessa estar apaixonada por Nuno e revela tudo o que sente, numa conversa intimista connosco. "Somos, de facto, dois seres humanos que fazemos bem um ao outro. Sinto que renasci", afirma Ana Salazar, com um sorriso rasgado nos lábios.

Mais, a estilista, que em Portugal foi vanguardista ao arriscar nos anos 80 na introdução de roupa inspirada na cultura punk e gótica, traços que ainda hoje preserva, na na sua forma de se vestir aos 81 anos, sempre com o seu cabelo emblemático encarnado – a sua imagem de marca -, assume que jamais escolheria um marido velho.

"Eu, de maneira nenhuma me ia alguma vez envolver com uma pessoa mais velha ou da minha idade, a menos que fosse uma pessoa muito jovem de espírito, o que era difícil de encontrar", declara, lembrado o ex-companheiro: "Eu estava divorciada do Manel (Salazar) há bastante tempo (17 anos antes de este falecer, em 2010), mas o Manel era uma pessoa com um espírito bastante jovem".

A designer avança, contudo, que a escolha de um marido, 33 anos mais novo, é apenas uma coincidência e reconhece que Nuno Reis, em muitas coisas, é bem mais velho na atitude do que a idade que tem no cartão do cidadão. "Às vezes esqueço-me que eu e o Nuno temos esta diferença, juro. O Nuno é uma pessoa que tem a idade que tem, mas, em muitas coisas, tem mais idade mental do que os 48 anos que tem. Ele é muito sólido, não arrisca", conta, comparando com a ousadia do falecido ex-marido: "O Manel, por exemplo, era muito mais louco. O Nuno não é mesmo nada".

Com um marido mais equilibrado a seu lado, Ana Salazar sente-se "feliz" e dispara: "Envelhecer não tem que ser negativo. Envelhecer, ou não, está na mente das pessoas. Conheço pessoas com 60 anos que, coitadas, pararam no tempo e deixaram-se envelhecer precocemente. Eu não paro. Não consigo estar parada. Até já disse uma vez: 'Quando parar de trabalhar, morri'".

"O Nuno é muito sólido, não arrisca. O Manel, por exemplo, era muito mais louco. O Nuno não é mesmo nada" 

Ana Salazar sobre o atual marido e o anterior 

À BEIRA DA MORTE COM UMA INFEÇÃO

E para adiar esse dia está, ao lado da famosa estilista, o segurança privado Nuno Reis, que, também em conversa franca e detalhada com a The Mag, revela como trabalha "em equipa" com a amada para adiar os sinais do seu envelhecimento. Conta ainda tudo o que lhe faz para que esta tenha mais qualidade de vida e longevidade. Ah, e revela que a estilista já esteve em risco de morrer com uma grave infeção, facto que a fez mudar radicalmente de vida.

"Tudo o que posso fazer para estar ao lado da Ana faço", começa por dizer Nuno Reis, com um brilho nos olhos, confessando tudo o que faz pelos dois. "Habituámo-nos a fazer quase tudo juntos. Fazemos muitas coisas em comum como casal. É algo muito importante para mim. Acredito que estamos melhor os dois juntos", defende, convicto.

Ana e Nuno conheceram-se em 2011, no período mais negro e conturbado na vida da designer. Após a morte do ex-marido da estilista, em 2010, Ana associa-se aos empresários João Barbosa e Luís Aranha e entrega-lhe os direitos sobre a marca Ana Salazar, com a promessa de internacionalização e expansão, ficando ela como diretora criativa. Foi o caos. A empresa entra em insolvência, Ana Salazar perde tudo, incluindo o bom e sólido nome que construiu durante décadas no mundo da moda, quer a nível nacional, quer internacional.

Falida, sem poder usar a sua marca, Ana Salazar fica desorientada, adoece e ainda é ameaçada pelos sócios. Sentindo a vida em perigo, contrata os serviços da empresa onde Nuno Reis trabalhava como segurança privado. Ela torna-se a Whitney Houston (Rachel) desta história e ele o Kevin Costner (Frank) protetor. Mas só se aperceberam que era amor um ano depois.

"Conheci a Ana, em funções de trabalho, numa fase menos boa da vida dela. Fui contratado para protegê-la, depois tornámo-nos amigos e passado um ano envolvemo-nos. A Ana tinha recebido ameaças na altura em que se separou dos sócios. Aquilo correu muito mal e ela ficou psicologicamente mal, com reflexos ao nível da sua saúde", confirma o companheiro da estilista.

"Fui contratado para protegê-la, depois tornámo-nos amigos e passado um ano envolvemo-nos"

Nuno, companheiro de Ana 

A The Mag quis então saber o que fez, e como fez, Nuno para salvar a sua companheira deste abismo à beira do qual estava quando quase perdeu tudo, em 2011, "na fase em que ela se sentia mais sozinha e desapoiada", reforça. Nuno abre um bocadinho a porta da intimidade do casal e faz revelações surpreendentes, algumas surpreendentes, como a de que Ana Salazar esteve em risco de vida com uma infeção nos intestinos, que poderia ter sido fatal. "Eu trato do exercício e da nutrição da Ana. Cozinho tudo o que comemos desde que começámos o nosso relacionamento. Escolhemos em conjunto tudo o que comemos e eu cozinho para nós. Desde que estamos juntos, a Ana está uma pessoa mais saudável, treina três vezes por semana no ginásio que temos em casa. A nossa alimentação é super saudável e super rigorosa. Tenho muita atenção a tudo o que lhe possa fazer", relata Nuno Reis.

A DIVERTICULITE QUE PODIA TER MATADO ANA SALAZAR... E LHE MUDOU A VIDA

O segurança privado que é agora o marido de Ana Salazar garante que não aboliu a carne da dieta da estilista e revela a dieta saudável que estabeleceu para a companheira. "Temos um princípio de que todas as refeições têm que ter vegetais. Seja uma salada, sejam legumes. Não somos muito adeptos de sopas, mas tentamos variar ao máximo a ingestão de vegetais. Tudo o que seja carne ou peixe é consumido desde que não tenha gorduras saturadas. A Ana tem que ter muito cuidado pois há coisas que não pode comer", avança, dando a entender haver restrições especiais na dieta da designer.

"A Ana agora faz uma alimentação melhor. Faz exercício adequado à idade dela, com exercícios que privilegiam a flexibilidade e mobilidade"

Nuno

Assumindo que Ana tem "tudo muito bem controlado, quer ao nível do colesterol, quer da tensão arterial ou mesmo cardiovascular, que são bons", existe, todavia, um perigo oculto no interior do organismo da designer. "Há uns anos a Ana correu risco de vida quando teve um problema de diverticulite (uma inflamação na parede interna do intestino, caraterizada pela formação de bolsas e quistos pequenos e salientes que, em última instância, podem romper as paredes do intestino e provocar uma septicemia e a morte) e ficou com várias restrições alimentares", revela.

Nuno sorri quando diz que "agora as coisas estão ultrapassadas", explicando como Ana Salazar leva uma vida mais equilibrada, seguindo o programa definido pelo companheiro Nuno para ter maior longevidade e melhor qualidade de vida. "A Ana agora faz uma alimentação melhor. Faz exercício adequado à idade dela, com exercícios que privilegiam a flexibilidade e mobilidade", descreve, salientando que já antes dos anos depressivos de 2009 a 2012 a designer tinha hábitos de treino em ginásio. "Ela agora está ótima", diz, felicíssimo.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável