
O namoro com João Monteiro começou em novembro, numa altura em que o 'Big Brother' estava no auge. Com o irmão do jovem tenista a participar no formato e sendo Cristina Ferreira o rosto principal do programa, a apresentadora estava ciente dos problemas que daí poderiam advir e, por isso, os primeiros tempos de namoro foram vivido no mais absoluto segredo.
Ao início, apenas a melhor amiga de Cristina e um núcleo muito restrito de pessoas saberia da cumplicidade e desde cedo que ficou claro que, o que quer que estivesse a acontecer entre eles, só iria, de alguma forma, ser tornado público quando Cristina já não estivesse ligada ao programa como apresentadoras devido ao conflito de interesses que o romance poderia provocar e às críticas de um potencial favorecimento ou tomada de partido que poderiam surgir entre os fãs do programa, nas redes sociais.
Não é, por isso, de estranhar que a primeira vez que os dois já não se preocupam em esconder que estavam juntos foi no final do ano, quando o programa estava a terminar. Ainda assim, não o fizeram declaradamente, apenas o tenista publicou uma fotografia que sugeriu que estava no mesmo local que a apresentadora, na Comporta.
A paixão fulminante acabaria por ser assumida já depois de Cristina se distanciar do formato e dar como terminado o 'Big Brother', ainda que Francisco Monteiro prossiga agora para o 'Desafio Final', com Cláudio Ramos aos comandos.
Consciente de que este envolvimento poderia não ser visto com bons olhos enquanto o formato durasse, tanto por causa da sua ligação ao programa como pelo cargo de diretora que ocupava na TVI, Cristina não deu qualquer tipo de pistas, tendo-se fechado em copas, até não aguentar mais...
A LONGA CARTA DE JOÃO MONTEIRO
Cristina Ferreira e João Monteiro apaixonaram-se nos bastidores do 'Big Brother'. Para a estrela foi algo inesperado. Não estava à espera que o irmão de Francisco Monteiro a conquistasse daquela forma, mas a verdade é que a paixão foi fulminante, tendo a apresentadora identificado no jovem uma forma de estar na vida muito semelhante à sua.
E, sabe-se agora, houve uma carta divulgada a 13 de novembro por João Monteiro nos stories que ajuda a perceber a forma como tudo aconteceu.
"Dei por mim a pensar no duro que deve ser trazer às costas a responsabilidade de manter satisfeitos 10 milhões de portugueses, tantas vezes descontentes com o que têm de lidar no seu dia-a-dia e que aproveitam as redes sociais para libertar todas as suas frustrações no primeiro que apareça na sua mira e se mostre um alvo fácil a abater", escreveu João Monteiro, nas suas redes sociais, enaltecendo a postura de Cristina Ferreira.
"Dou por mim muitas vezes a não ter vontade de querer entender o seu grande porquê, pois são muitas as vezes que as minhas emoções se magoam com as suas decisões. Sobretudo aquelas que interferem com a felicidade e bem-estar do meu irmão ou daqueles que lhe são queridos. Mas e a Cristina, a mulher Cristina, o que sente? Será que lhe é assim tão fácil viver neste constante medir de forças entre o certo, o errado e o preciso? Que impacto tem em si como pessoa, tudo aquilo de que tem que abrir mão, quando escolhe não olhar a meios para atingir os fins a que se propõe? Será que traz no pensamento todas as famílias que dependem do seu empenho e obstinação para conseguirem também chegar aonde precisam nas suas vidas pessoais, ou isto é para si somente um jogo da vida real que quer vencer porque esse é o signo sob o qual nasceu?", questionou, elogiando, por fim, todo o percurso de uma estrela que cresceu a admirar.
"Daquilo que vai partilhando connosco, conseguimos saber que é uma mulher que tem subido na vida, a pulso. A história inspiradora da miúda da Malveira que se tornou numa das figuras de maior destaque e relevo na nossa sociedade, poderá vir um dia a servir de modelo para muitas jovens com sonhos e ambições, numa qualquer produção científica da TVI. Resta saber é, se no trilhar desse caminho, a Cristina nunca se sente perdida nos seus valores e se se sente sempre confortável quando à noite se deita para dormir as poucas horas que nos vamos dando conta de que dorme. Quem é, de facto, esta mulher que tantos amam, odeiam e invejam ao mesmo tempo? Onde começa o Ser humano e termina a empresária que nunca se engana e raramente tem dúvidas? Como sente a Cristina que quando chamada a jogo, tem que decidir entre o certo, o errado e o preciso? Sou dono do feeling que me diz que a Cristina tenta fazer com que pareça mais fácil do que realmente lhe é, mas deixe-me dizer que o faz muito bem!".
Ora, não se sabe ao certo se nesta altura os dois já estariam ou não muito cúmplices ou se este foi um ponto de partida para a ligação, mas a verdade é que João Monteiro tocou num ponto fraco de Cristina, que esta já referiu várias vezes, que é a vulnerabilidade que acarreta o facto de as pessoas, muitas vezes, não pararem para pensar que ela tem uma vida exposta, sim, mas sentimentos e que há dias em que se sente magoada com os ataques de que é alvo.
Ao demonstrar que entendia essa camada de vulnerabilidade, João Monteiro abriria, de certa forma, porta a mais partilhas e a uma intimidade cada vez maior, que agora se transformou num amor que Cristina considera forte o suficiente para o assumir publicamente.