
Ser descendente direto de um presidente dos Estados Unidos tem os seus prós e contras, e parece que Malia e Sasha, filhas de Barack Obama, estão a encontrar forma de aproveitar ao máximo a atenção mediática, em conjunto com os seus talentos naturais.
Isto porque, como foi noticiado pela imprensa internacional durante esta semana, as irmãs mudaram-se para a Califórnia. Malia, a mais velha, tem 23 anos e está atualmente a trabalhar em ‘Hive’, um projeto televisivo da Amazon da autoria de Donald Glover, o ator que participou em séries como ‘Community’ e é conhecido também pela sua faceta de rapper, sob o nome de Childish Gambino. Já Sasha, de 20, estará agora a estudar na Universidade do Sul da Califórnia, segundo apurou o ‘Daily Mail’, ela que, na fase anterior do seu percurso académico, se havia previamente matriculado na Universidade de Michigan.
Esta, diga-se, não é a primeira vez que as irmãs mudam de ares: quando Barack Obama se tornou no 44.º presidente dos Estados Unidos da América e Michelle, na primeira-dama, em 2009, toda a família naturalmente se relocalizou para Washington D.C., onde se situa a Casa Branca. Durante toda a infância, o clã Obama tinha casa em Chicago, no tempo em que Barack exercia funções como senador no estado do Illinois.
OS PRIMEIROS PASSOS NA INDÚSTRIA DE MALIA O apreço por cultura nunca foi escondido por Barack Obama:
A aproximação inicial deu-se no verão de 2014, com 16 anos, quando durante a presidência do pai, deu os primeiros passos enquanto assistente de produção na série ‘Extant’, com Halle Berry no papel principal e Steven Spielberg como produtor executivo. "A minha primeira vez. Isto é algo de importante", referiu a irmã mais velha ao ‘The Wrap’ à altura.
No ano seguinte, teve mais um estágio de verão, desta feita na série de renome ‘Girls’, da HBO, cuja criadora Lena Dunham lhe endereçou palavras elogiosas numa entrevista ao talk show de Howard Stern: "Ela estava a estagiar na HBO e eles pensaram em trazê-la uns dias por semana para as gravações. Ela adorou o programa, queria fazer os trabalhos todos, foi a parte fixe, estava muito entusiasmada. Ela é tão inteligente", referiu.
Em 2017, no mesmo ano em que entrou em Harvard, fez mais um estágio com o, agora caído em desgraça, produtor de renome, Harvey Weinstein, um dos maiores doadores do Partido Democrata à época, trabalhando nos escritórios de Nova Iorque da Weinstein Company. Revelou-se mais tarde, durante o processo de falência da empresa, que a Malia ainda era devido dinheiro pelo seu contributo.
O TRATAMENTO ESPECIAL DE SASHA
Natasha Obama, mais conhecida como Sasha, é igualmente apreciadora de cultura, apesar de a preferir mais melódica, tendo sido por uma ocasião apelidada da "guru da música da família" pelo pai. Não obstante, não existem sinais de que o seu futuro passe pelas artes musicais.
Ainda cumpria a sua escolaridade obrigatória quando trabalhou no Nancy’s, uma marisqueira em Martha’s Vineyard. À época com 15 anos, Sasha operava na janela de takeaway do estabelecimento, de acordo com o ‘Boston Herald’… ainda assim, não era exatamente uma funcionária comum: "Não sabíamos porque é que havia seis pessoas a ajudar esta rapariga, mas depois descobrimos quem era", revelou um dos ex-colegas de Sasha à mesma publicação.
Posteriormente, terminou o ensino secundário na Sidwell Friends School, em Washington DC, em 2019, tendo, como já acima referido, se matriculado na Universidade de Michigan, antes da tal recente mudança para a Califórnia.
O (BRILHANTE?) FUTURO DAS IRMÃSCom ambas as irmãs a caminhar, ao que parece, em direção ao sucesso, acrescidas às oportunidades que receberão fruto do seu estatuto enquanto personalidades públicas e filhas de um presidente que se tornou popular com vários nomes importantes da cultura norte-americana, há presumivelmente um futuro brilhante à espera de Malia e Sasha. Pelo menos, tão brilhante quanto o sol na Califórnia.