
Marie Chantal Miller é inglesa de nascimento, mas é princesa da Grécia pelo seu casamento com o príncipe Pavlos, filho do falecido rei Constantino, irmão da rainha Sofia de Espanha. Logo, é prima por afinidade do rei Felipe VI. Apesar dos laços familiares, a empresária e a rainha de Espanha são "cão e gato". Marie Chantal nunca se absteve de dizer em público o que pensa da antiga jornalista da TVE. A guerra entre as duas mulheres teve o seu "ponto alto" aquando a discussão de Letizia com a sogra na catedral de Palma de Maiorca, em abril 2018.
Recorde-se que nessa altura, a mulher de Felipe VI tentou impedir que a rainha emérita Sofia tirasse uma fotografia com as suas netas. Uma conduta que mereceu uma dura crítica vinda de Marie Chantal que celebrou 56 anos na passada terça-feira, dia 17 de setembro. "Mostrou a sua verdadeira cara", disse a empresária sobre Letizia. A britânica tomou as dores da "tia" e desde então nunca mais se deram. Diz-se que Letizia nunca gostou da mulher do primo do marido pela sua beleza natural e por esta ser considerada uma das mulheres mais elegantes da realeza europeia. Quer isto dizer que a relação entre as duas sempre ficou marcada por muita crispação e alguns momentos de tensão.
AS RAZÕES PARA LETIZIA ESTAR DE COSTAS VOLTADAS PARA MARIE CHANTAL
No livro 'Letizia de A a Z', de Carlos Garcia Calvo, são reveladas as razões para a zanga de duas das mais importantes figuras da realeza europeia. Tudo terá começado numa cerimónia que juntou os membros da família real espanhola e grega. De acordo com a publicação, a rainha de Espanha - e no entender de Marie Chantal - terá tido um comportamento 'ignóbil' ao desrespeitar a família grega. "Marie Chantal não perdoa a Letizia a sua postura distante que teve no 50º aniversário da morte do rei Paulo de Grécia, que decorreu no cemitério de Tatoi". Outra afronta foi o facto da rainha de Espanha "se ter recusado a acompanhar Felipe a Londres para marcar presença na grandiosa festa de aniversário do primo, marido de Marie Chantal".
Entretanto, em julho passado, mais um espinho foi espetado nesta relação. Marie-Chantal Miller e o príncipe herdeiro da Grécia assinalaram mais um aniversário de casamento. Nas redes sociais, Pavlos da Grécia escreveu: "Hoje festejamos 29 anos de um casamento feliz. Obrigado pelos nossos filhos maravilhosos e pela nossa vida. Continuo a sentir-me exatamente como me sentia no dia do nosso casamento." Perante estas palavas do príncipe grego, é muito provável que Letizia sinta algum desconforto quando confrontada com a felicidade conjugal da sua "inimiga", pois parece que ela própria - a dar fé dos rumores que chegam de Espanha - está longe de ter a mesma vivência ao lado do marido, o rei Felipe VI de Espanha. A princesa grega tem um casamento feliz há quase três décadas e é mãe de cinco filhos
UMA DAS MULHERES MAIS RICAS
Mas não é só a felicidade conjugal de Marie Chantal, a sua beleza e elegância que afasta Letizia da mulher de Pavlos. O facto de a norte-americana fazer parte do reduzido grupo das mulheres mais ricas do mundo será mais uma ferroada para a rainha espanhola. Além do mais, é uma fortuna conseguida através do trabalho da norte-americana. É uma bem-sucedida mulher de negócios na área da moda infantil... e não só! É certo que nasceu no seio de uma família já muito rica - o pai é Robert Warren Miller, conhecido como o "rei dos duty free" na Ásia e no Pacífico – mas Marie Chantal tem conseguido fazer o seu próprio caminho. Quer isto dizer que a mulher do chefe da Casa Real grega, mesmo sem coroa e sem trono, não tem apenas conquistado o seu lugar na monarquia europeia como também no mundo dos negócios.
O casal real, em conjunto, tem uma fortuna invejável, mas diz-se que a maior parte do património vem através dela. Têm mansões nas Bahamas, apartamentos em Londres e Nova Iorque e um estilo de vida digno de qualquer monarca em funções. O que não é caso de Pavlos. Graças ao "faro" para os negócios que a princesa terá herdado do pai, a empresa criada por si em 2000 já é uma importante fonte de rendimento familiar. Mas há mais. Em 2018 era dado a conhecer que a princesa tinha arrecadado cerca de 470 milhões de euros graças a um fundo de investimentos. Portanto, a compra de uma mansão de 15 milhões de euros nos Hamptons – "território" da elite norte-americana perto de Nova Iorque – não é "nada de especial" para quem tem tanto dinheiro.
Mas esta mansão é só uma entre tantas outras propriedades que o casal tem pelo mundo. Curiosamente, só falta aos reis sem trono uma casa em Atenas, a capital grega. Ao que parece, Pavlos e Marie Chantal estão a ponderar mudar-se para lá e estarão à procura de mais uma propriedade. Mas não poderá ser uma propriedade qualquer. Terá que ser algo que esteja à altura do estatuto daqueles que serão rei e rainha da Grécia, caso a monarquia fosse novamente instituída naquele país helénico.