
Este verão iniciou-se uma nova etapa na vida de Jorge Gabriel que, depois de vários meses de impasse, assinou o divórcio da companheira, Filipa Gameiro, com quem estava unida há mais de 20 anos. Tempos difíceis para o apresentador que, ao mesmo tempo que via o seu casamento ruir, tinha como certeza que, a partir de então, a vida nunca mais seria a mesma, e que a separação iria obrigar a mudanças profundas nas suas rotinas, nomeadamente aos fins de semana.
Isto porque Jorge Gabriel fixou, há vários anos, residência no Porto, onde apresenta diariamente o programa 'Praça da Alegria', enquanto a ex-mulher sempre se manteve em Lisboa com os três filhos, Mariana, de 23 anos, Madalena, de 21, e Pedro, de apenas sete. E se numa altura em que ainda estavam juntos, o apresentador rumava a Lisboa e regressava à casa de família aos fins de semana para matar saudades dos seus, agora esses momentos são ainda muito solitários, uma vez que a estrela da RTP acaba por passar os fins de semana em quartos de hotel, enquanto não estabelece outros planos para esta nova realidade.
"Não é fácil", confidenciou sobre o facto de os filhos estarem em Lisboa, para de seguida acrescentar. "Não é em Lisboa que tenho a minha base e andar com a mala às costas de hotel para hotel não é o que se deseja, mas é uma adaptação que tem de se fazer para quem trabalha no meio televisivo, onde há muita imprevisibilidade", fez saber, depois de ter passado uma temporada em Lisboa em gravações.
"A parte boa é que pude estar com os miúdos com mais frequência, mas eles também têm as suas vidas, os seus afazeres, e tentei conciliar uma coisa com a outra".
Quanto ao que correu mal no casamento, Jorge Gabriel não tem dúvidas de que não vale a pena "olhar para trás", mas sim encarar "o presente e o futuro" e "viver o melhor possível o presente", não fazendo "demasiadas avaliações".
O apresentador afirmou ainda que, nesta altura, é tempo de separar as águas e manter uma relação cordial com a ex-mulher porque os filhos estão em primeiro lugar. "Uma coisa são os filhos, outra são os pais. Há que saber distinguir entre uma e outra, e é isso que estamos a tentar fazer".
FILIPA GAMEIRO DENUNCIA CASAMENTO DE FACHADA
Durante mais de 20 anos, Jorge Gabriel e Filipa Gameiro viveram um casamento estável, pelo que a notícia de que estavam separados apanhou todos de supresa. Inicialmente desmentida por Jorge Gabriel, a rutura acabaria por ser confirmada posteriormente através de um comunicado em que o apresentador falava de uma decisão ponderada e tomada por comum acordo.
"Em face das notícias que têm vindo a público, venho pelo presente confirmar a minha separação da Filipa, com quem mantive um casamento de mais de 20 anos. Tendo em conta o tempo que estivemos unidos, a decisão foi tomada de forma ponderada e calma, estando prestes a ser formalizada, razão pela qual mantive até então no recato da minha intimidade, que peço que continue a ser preservada. Tal como peço o mesmo para a Filipa, a quem estarei unido para sempre, pelo que vivemos e enquanto mãe de três dos meus filhos", escreveu. No entanto, e de forma surpreendente, Filipa Gameiro, que sempre se manteve discreta em relação à vida privada, acabaria por vir a público garantir que há muito que tentava divorciar-se de Jorge Gabriel, acusando o apresentador de a manter presa a um casamento de fachada.
"Em face das notícias que têm vindo a público, venho pelo presente confirmar a minha separação da Filipa, com quem mantive um casamento de mais de 20 anos. Tendo em conta o tempo que estivemos unidos, a decisão foi tomada de forma ponderada e calma, estando prestes a ser formalizada, razão pela qual mantive até então no recato da minha intimidade, que peço que continue a ser preservada. Tal como peço o mesmo para a Filipa, a quem estarei unido para sempre, pelo que vivemos e enquanto mãe de três dos meus filhos", escreveu.
No entanto, e de forma surpreendente, Filipa Gameiro, que sempre se manteve discreta em relação à vida privada, acabaria por vir a público garantir que há muito que tentava divorciar-se de Jorge Gabriel, acusando o apresentador de a manter presa a um casamento de fachada.
"Foram várias as notícias que foram saindo sobre o meu processo de divórcio, e venho apenas uma, e espero que única vez, pronunciar-me sobre tal. Sempre preservei a minha privacidade, não sou nem quero ser figura pública, nunca gostei de me expor, de aparecer... No entanto, foi feito um comunicado, onde constava o meu nome, comunicado esse que não fui sequer informada que iria ser dado, muito menos o conteúdo. Pretendo apenas repor algumas inverdades sem me alongar, pois pretendo manter a coerência de me preservar, bem como o direito à minha privacidade", começou por explicar, acrescentando que a decisão de se divorciar partiu unicamente do seu lado.
"A decisão deste divórcio foi tomada unilateralmente por mim, e não ponderada por ambos como foi escrito, após vários anos de muitas tentativas da minha parte, e só agora finalmente conseguida levar até ao final. Não me alongarei sobre nada mais, mas importa apenas dizer que os filhos foram, são e serão sempre a minha prioridade e preocupação, tudo farei para os proteger como sempre fiz, e por isso me mantive em silêncio até estar oficializado este processo, o que aconteceu na passada sexta feira e onde apenas eu estive presente. Posto isto, gostaria que aqui ficasse encerrado este assunto, agradecendo desde já o respeito que sei que terão pela privacidade que sempre escolhi ter".
Depois da polémica, os dois acabariam por acertar em tribunal as questões relacionadas com a guarda do filho menor, que fica a cargo da mãe. Por esclarecer estão ainda algumas questões, ligadas nomeadamente à questão patrimonial, com o ex-casal a ter vários bens em comum por dividir.