'
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Depois de Bruno de Carvalho, José Sócrates no 'BBF'? Como as apostas de alto risco de Cristina Ferreira podem tornar-se perigosas

E de repente, a "galinha dos ovos de ouro" do Big Brother Famosos´´ tornou-se o seu maior problema. Bruno de Carvalho pôs as redes sociais em alvoroço com acusações de alegada violência doméstica, no seguimento disso patrocinadores abandonaram o programa fazendo a TVI perder milhares de euros. Pior, agora o ex-presidente do Sporting ameaça processar a TVI e revelar mais segredos do seu contrato. Quem fica com o ónus de tudo: Cristina Ferreira. Valerá tudo pelas audiências ou estão descobertos os limites?
Carolina Pinto Ferreira
Carolina Pinto Ferreira
18 de fevereiro de 2022 às 00:03
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira

Bruno de Carvalho era, desde o primeiro momento, a "galinha dos ovos de ouro" para a TVI que apostou todas as fichas no antigo presidente do Sporting e foi a receita mágica para um reality show da sucesso. O antigo concorrente do 'Big Brother Famosos' arrastou milhares de telespectadores, curiosos para ver a prestação de um dos homens mais mediáticos da história do futebol português nos últimos dois anos. 

A expectactiva era alta e, nas primeiras semanas, Bruno conquistou grande parte dos portugueses. Com uma postura divertida, mostrou um lado que ninguém conhecia. Até que o amor o traiu... a ele e a Cristina Ferreira. A intensidade do namoro com Liliana Almeida deixou-o em maus lençóis. Gestos mais bruscos foram apontados como "agressões". Foi acusado de manipulação e de estar a submeter a cantora a uma "relação abusiva". As imagens tomaram proporções gigantescas e as figuras públicas "sairam à rua" para se manifestar contra a postura da TVI quanto ao que se estava a passar na casa mais vigiada do País.

As redes sociais tomaram conta do caso. Atrizes, apresentadores, rostos da própria estação apontaram o que estava a acontecer como "um crime". Todos apelaram para que o público votasse para que Bruno de Carvalho fosse o expulso na gala de domingo, dia 13, mas, mais do que isso, para que a estação de Paço de Arcos tomasse uma posição. 

A GALA DA POLÉMICA

Cristina Ferreira abriu a gala com um comunicado, em seu nome e da estação, da qua é diretora de entretenimento e ficção. "Isto é o 'Big Brother'. E o 'Big Brother' é, há 20 anos, momento em que estreou, o programa que expõe os comportamentos de quem aceita entrar numa casa, privado de alguma liberdade e sujeito à pressão do jogo. A partir do momento em que entram na casa, passam a estar à responsabilidade da Endemol, a produtora deste programa, e da TVI, canal que emite este mesmo programa", começou por dizer.

"Desde o momento em que entram até muito tempo depois de saírem, são acompanhadas por uma equipa de médicos que sabe de tudo, que tem conversas particulares e confidenciais com cada um dos concorrentes, conversas essas que não são tornadas públicas. E é precisamente essa equipa que, juntamente com a equipa da Endemol e da TVI, nos vai dando sugestões e dicas de como fazer a gestão de um programa", explicou Cristina Ferreira, que deixou bem vincado: "Enquanto apresentadora, e o 'Big Brother' que é o comandante de todas as operações, tenho um dever. Um dever de imparcialidade e também de não julgamento dessas mesmas pessoas."

A gala seguiu. Bruno e Liliana foram confrontados com as imagens. O concorrente afirma que nunca exerceu qualquer tipo de violência sobre a namorada. Liliana defende o companheiro. A TVI não tomou uma tomada de posição, ao contrário do que o movimento nas redes sociais exigia. A decisão ficou nas mãos dos portugueses, que ditaram o fim de Bruno de Carvalho no jogo.

Bruno de Carvalho, Big Brother Famosos
Bruno de Carvalho, Big Brother Famosos Foto: Instagram

MARCAS AFASTAM-SE DO REALITY SHOW

O 'Big Brother' é visto, todos os domingo, por mais de 1 milhão de pessoas, o que o torna um dos formatos mais atrativos para as marcas, que pagam fortunas para ter direito à exclusividade dos 'mini-breaks', dos intervalos ou até mesmo das marcas pelas quais Cristina Ferreira dá a cara a meio do programa, em espaços publicitários. 

Juntar um formato desta dimensão a um rosto com a apresentadora mais desejada da televisão portuguesa foi uma receita mágica para as marcas, mas nem essas resistiram à polémica que envolveu Bruno de Carvalho. Até à data, dois patrocinadores do 'BBF' já se desvincularam do programa na sequência da queixa apresentada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) junto do Ministério Público por crime público de violência doméstica. 

As próprias marcas confirmaram este afastamento. "Informamos que na sequência dos últimos acontecimentos, a Betano decidiu terminar, com efeitos imediatos, o patrocínio ao programa Big Brother Famosos´´, tendo já comunicado essa suspensão à TVI", indicou fonte da empresa de apostas online, em declarações ao jornal 'Público'.

A carregar o vídeo ...
Veja todas as acusações de Bruno de Carvalho sem poupar a ninguém, no direto que ele fez nas redes sociais

O mesmo aconteceu com a plataforma online de vendas em segunda mão, a Vinted, que informou que "após os acontecimentos recentes no programa, podemos confirmar que estamos a suspender a nossa publicidade no 'Big Brother' para o resto da série. Não toleramos qualquer ato de violência, seja física, psicológica ou verbal", afirmou ao mesmo meio de comunicação. 

SEGUNDA EDIÇÃO SOB PRESSÃO E SÓCRATES PODE SER O TRUNFO

Gerir esta crise na estação foi, provavelmente, um dos maiores desafios de Cristina Ferreira tanto como apresentadora como como diretora de entretenimento. Bruno de Carvalho foi uma das suas grandes apostas e, apesar de ter garantido os serões de domingo à noite e ter feito do formato um sucesso, tornou-se num problema de difícil resolução. 

Ainda sem José Eduardo Moniz a assumir o seu papel como diretor-geral da TVI - só tomou posse oficialmente ontem, dia 17- , Cristina Ferreira viu-se obrigada a dar "o corpo às balas" e responsabilizar-se pela escolha de concorrentes da segunda edição do 'Big Brother Famosos' e onde o "fim de semana negro", que teve como protagonista o antigo presidente do Sporting, tem o seu peso. 

No entanto, Cristina Ferreira mostra-se ainda mais ambiciosa no que diz respeito à escolha do "plantel de luxo" que quer ver em jogo na casa mais vigiada do País. Sem medo do que os portugueses possam apontar, José Sócrates é um dos nomes que está em cima da mesa. 

Segundo o que apurámos, a direção de Entretenimento da TVI, liderada por Cristina Ferreira, endereçou, há poucas semanas, um convite ao ex-primeiro-ministro José Sócrates para entrar em 'Big Brother Famosos 2'. Segundo a mesma fonte, terão ocorrido, no mínimo, dois telefonemas entre as partes, e, em ambos, foram feitas propostas financeiras interessantes, o que pode tornar o ex-primeiro-ministro como ás de trunfo das próximas semanas. 

SEM MARGEM PARA ERRAR

Apesar de toda a pressão a que está sujeita, Cristina Ferreira diz-se "tranquila". "Lamento contrariar algumas "vontades" mas estou profundamente tranquila. A única coisa que me abala é o sofrimento do outro. A destruição. Continuo a acreditar que não é o ódio mas o amor que faz avançar o mundo. A discussão também. Não mudo uma vírgula", escreveu no Instagram, mostrando-se certa de todas as decisões que tomou, independetemente das críticas a que foi sujeita. 

Os meses passam e a TVI continua sem assumir a liderança na guerra das audiências. Mesmo com Bruno de Carvalho no centro da polémica - tanto na televisão como no mundo das redes sociais - a estação de Queluz de Baixo não conseguiu assegurar o dia. Ganhou a noite, mas a "taça" foi mais uma vez para o canal de Balsemão que, mesmo com o flop que tem sido o formato de Ljubomir Stanisic, assegura o primeiro lugar na tabela mais disputada entre os dois canais privados.

A diretora de entretenimento faz agora mais uma aposta para os serões de sábado. 'Os Turistas' tem como protagonistas Eduardo Madeira, Heitor Lourenço, Joana Machado Madeira, Manuel Marques, Patrícia Tavares e Rosinha que prometem dar "a conhecer os bastidores de algumas profissões através de uma formação intensiva". Durante 48 horas, estes famosos vão vestir a pele de trabalhadores de uma determinada profissão e ser avaliados na sua execução. 

Mais uma ideia irreverente de Cristina que acredita que este formato de origem francesa pode revolucionar os sábados à noite da sua estação. A tensão está alta e será a apresentadora capaz de segurar as rédeas? É que Moniz acaba de chegar e a margem de manobra para errar é cada vez mais pequena.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável