Em 2023 uma causa que se quer global, uma ideia que pretende quebrar barreiras, tabus, tem de ser defendida no mundo digital. Este é um dos maiores - se não o maior - palco de Ativismo hoje. Espalha-se a palavra, perde-se o medo, diz-se o que é necessário e luta-se por um mundo melhor.
As personalidades escolhidas pela FLASH! como nomeados da categoria Ativismo nos FLASH! Digital people Awards têm profissões de diferentes áreas, nas quais são sucedidas e reconhecidas. No entanto, nunca deixaram de lutar por aquilo em que acreditam e, assim, chamar a atenção para temas ainda fraturantes ou polémicos.
Os nomeados para a categoria ATIVISMO são:
BLAYA
Blaya: a luta pela emancipação feminina e pela quebra dos tabus sexuais
Ela é cantora, bailarina, mas a sua influência vai muito para além dos palcos. Blaya tornou-se numa espécie de embaixadora das mulheres ao falar de libertação sexual, de empoderamento feminino e de aceitação do corpo. Em tempos, criou um grupo no whatsapp para pôr as mulheres a falar de sexo e desde então passou a ser procurada quando o assunto é a confiança e o amor próprio. No Instagram, onde tem mais de 400 mil seguidores, mostra-se a dançar de forma sensual, despida de preconceitos e tem partilhado o passo a passo de como, depois de ter sido mãe pela segunda vez, recuperou as curvas sensuais. Ainda que a mensagem principal não seja essa, mas sim sejamos XS ou XXL o importante é vivermos felizes na nossa pele.
Instagram: 412 mil seguidores; Tik Tok: 171 mil; Youtube: 188 mil subscritores; Spotify: 75 mil ouvintes /mês
BRUNO NOGUEIRA
Bruno Nogueira: o homem que nos devolveu as gargalhadas durante a pandemia
Se os médicos fizeram o seu papel ao salvar vidas durante a pandemia, Bruno Nogueira pode muito bem ter salvado o país de cair numa depressão. Em pleno confinamento, pôs a sua arte ao serviço do público e os seus diretos no Instagram intitulados de 'Como é que o Bicho Mexe' tornaram-se num caso de sucesso. Devolveram as gargalhadas aos portugueses quando todos andávamos mais sisudos e ainda hoje há quem recorde os vídeos do humorista com saudade. Mas Nogueira é muito mais do que o 'Bicho'. É um homem da Cultura, e que tanto a eleva como a democratiza, e que a leva todos os dias mais além. Por isso nunguém estranhou o projeto 'Tabu', na SIC, onde os "esquecidos" foram lembrados e os "tabus" com a diferença caíram.
Instagram: 751 mil seguidores
CAROLINA DESLANDES
Carolina Deslandes e a normalização do corpo feminino! Uma luta pelo empoderamento
Não se sabe ao certo quando é que tudo começou, mas algures entre um filho e outro a popularidade de Carolina Deslandes disparou. E não é só por, de repente, ter posto Portugal inteiro a cantar que "era amor para a vida toda", mas muito pela forma como incentivou as mulheres a aceitarem o seu corpo pós-parto. Para isso, fez uma coisa rara na altura entre as figuras públicas: despiu-se de vaidades e mostrou o corpo flácido, com orgulho, em frente ao espelho. A partir daí, a sua voz passou a ser tida em conta muito para além das músicas que canta. Passou a ser ouvida por mulheres como ela, comuns, porque é isso que ela quer passar. Que é artista, sim, mas uma mulher como outra qualquer: que sofre, chora, ama e sorri, mas que todos os dias cultiva um pouco mais o amor próprio.
Instagram: 970 mil seguidores; Youtube: 163 mil subscritores; Spotify: 308 mil ouvintes /mês
CATARINA FURTADO
Catarina Furtado: um 'coração com coroa' capaz de mudar o mundo
Catarina Furtado será uma das figuras públicas pioneiras do ativismo em Portugal. Desde que a conhecemos que, em paralelo com a sua carreira, se dedica a causas nobres, a ajudar os que mais precisam. Tem uma associação solidária, Corações com Coroa, e é embaixadora de tantas causas que ajuda olhos nos olhos com quem mais precisa. Porque Catarina não é solidária à distância: como embaixadora da ONU faz as malas, vai a África e a tantos outros países carenciados para sentir na pele os dramas de mães, pais, filhos e avós que se tornaram também um pouco sua família. É uma mulher de causas sem alarido, mas que toca nos pontos chave. A alertar-nos todos os dias que temos de estar mais atentos aos outros.
Instagram: 729 mil seguidores
DINO D'SANTIAGO
Dino D'Santiago: uma voz ativa contra a discriminação
Dino D'Santiago é a prova de que não somos o sítio onde nascemos, somos aquilo que quisermos, desde que respeitemos as nossas origens. Filho de pais cabo-verdianos, ele viveu num bairro de lata em Quarteira e conheceu de cor as piores agruras da vida quando devia estar a jogar à bola com as crianças da sua idade. Não se encolheu perante as adversidades e quis sempre chegar mais além. Conseguiu e é com enorme respeito que hoje usa a sua voz em palco, mas também contra a discriminação, contra o racismo, e em nome dos que nada têm mas podem chegar muito longe. Dino D'Santiago é respeito, é humildade, é talento e é um nome a ter em conta na música e na forma ativa como combate o racismo.
Instagram: 201 mil seguidores; Youtube: 54 mil subscritores; Spotify: 190 mil ouvintes /mês
LUÍS BORGES
Um homem livre que combate o preconceito! Luís Borges quebra tabus
Com Luís Borges não há lugar para homofobia, para o cheiro a mofo e para pensamentos retrógrados. Todo ele é uma lufada de ar fresco na forma como tenta mudar mentalidades, como tenta 'abrir cabeças' para o mundo tal e qual como ele se tornou. Nas redes sociais, defende sem barreiras a causa LGBT, mostra-se em festas alternativas e revela também o lado familiar e como um pai solteiro pode criar três crianças sem preconceitos mas com muito amor. E se isto já eram motivos suficientes para integrar a categoria dos Ativistas, nos últimos anos ele juntou mais uma: é um estilista com um trabalho cada vez mais consolidado - após a carreira de modelo internacional -, que pretende unir diferentes culturas e estilos através da moda.
Instagram: 243 mil seguidores; Tik Tok: 28 mil;
RODRIGO GUEDES DE CARVALHO
Rodrigo Guedes Carvalho passa mensagens que se tornam virais
Rodrigo Guedes de Carvalho não é apenas um pivô que dá notícias. Quando o assunto é importante, ele tem uma palavra a dizer. Porque tem consciência de que a sua voz é admirada, seguida e usa-o ao serviço do público. As suas mensagens pertinentes, sobre temas sobre os quais importa falar, tornam-se virais, ditas em voz alta nos cafés, no metro, em conversas de amigos. E quando não o ouvem em parte para as palavras. Porque Rodrigo também é escritor, romancista, porque sabe a importância da palavra e de como uma boa história pode fazer sonhar.
Instagram: 367 mil seguidores
VERA KOLODZIG
Vera Kolodzig dá o exemplo de como amar a Natureza e evitar o desperdício
Foi preciso que Vera Kolodzig passasse por um processo difícil e recorresse à psicoterapia para parar uns minutos para pensar sobre a importância da saúde mental. E, de repente, isso tornou-se num lema, numa forma de vida. A atriz passou a interessar-se sobre o assunto, a ser uma guru autodidata, que agora partilha os seus conhecimentos com o mundo no poadcast Kológica onde se fala, sem tabus, sobre saúde mental. Paralelamente, toda ela é consciência ambiental, ecológica, de quem quer deixar ao filho - e aos filhos dos outros - um mundo melhor para se viver.
Instagram: 293 mil seguidores