
Trabalharam vários anos juntos, no início de carreira, e o percurso de Teresa Guilherme está para sempre ligado ao de Manuel Luís Goucha, e vice-versa, mas não foi por isso que o apresentador a recordou na gala que assinalou os 30 anos da TVI . A homenagem da estrela foi antes dirigida a uma apresentadora que trocou a estação pela SIC há vários anos e que agora é rival de Goucha, com os dois a disputarem audiências nas tardes televisivas: Júlia Pinheiro. "Permitam-me deixar aqui um beijo para alguém que não está, era para estar, mas é das pessoas que mais amo nesta vida. Um beijo para a Júlia Pinheiro", afirmou no aniversário do canal de Queluz de Baixo.
Foi a sua homenagem à profissional com quem mais se identifica dentro e fora dos ecrãs e Júlia Pinheiro é uma dessas pessoas. Tanto que os dois privam para lá do pequeno-ecrã e são várias as declarações de amor que trocam publicamente. "Une-nos uma imensa ternura, diria amor, admiração e respeito profissionais. Tenho-a como indispensável pedra de toque na minha vida. É maior no mundo que é meu. As suas palavras têm o dom de deixar o meu coração em desvario. Obrigado, querida Júlia. Mas não, não sou o melhor de todos vós, mas de uma coisa tenho a certeza: sou sempre o melhor quando a teu lado", declarou recentemente, depois de Júlia Pinheiro ter deixado um vídeo para surpreender o amigo no programa 'É Cá da Casa'.
A amizade é muito antiga com os dois a estarem em permanente contacto pessoal. Quando Júlia Pinheiro sofreu ao ver uma das filhas gémeas internada, a lutar contra uma anorexia, Manuel Luís Goucha esteve lá, e o contrário também acontece. "Se um dia deixasse que este amor fosse infetado pela inveja, pela dúvida, pela rivalidade, mesmo profissional, eu não seria mais gente", escreveu há vários anos Manuel Luís Goucha sobre a amiga.
A amizade é muito antiga com os dois a estarem em permanente contacto pessoal. Quando Júlia Pinheiro sofreu ao ver uma das filhas gémeas internada, a lutar contra uma anorexia, Manuel Luís Goucha esteve lá, e o contrário também acontece. "Se um dia deixasse que este amor fosse infetado pela inveja, pela dúvida, pela rivalidade, mesmo profissional, eu não seria mais gente", escreveu há vários anos Manuel Luís Goucha sobre a amiga.
Mas se a relação com Júlia Pinheiro se manteve inabalável ao longo dos anos, o mesmo não se pode dizer com a amizade com Teresa Guilherme. O primeiro sinal de mal-estar entre os dois aconteceu em setembro de 2020, quando Goucha foi convidado para assumir o reality show 'Casa dos Segredos', do qual a apresentadora sempre foi o rosto mais visível. Teresa acabou por saber que seria o amigo a conduzir o formato através das notícias, algo que beliscou a união entre os dois.
"Não estamos de costas voltadas. A Teresa ficou um bocadinho triste por não lhe ter dito, mas não podia. Ela sabia que não ia fazer o programa. E mais: tinha manifestado não querer fazer. Não sei até que ponto é verdade ou não, mas tinha manifestado publicamente isso", explicou Goucha depois da polémica.
No entanto, durante uma aparição no 'Você na TV', e perante o amigo, Teresa confirmou a mágoa que sentiu. "Senti-me traída porque tu não me contaste, tu foste um grande sacaninha. Senti-me traída por um amigo. Estava chateada era contigo, não era por estares a apresentar a 'Casa dos Segredos'", fez saber.
E a verdade é que o fim abrupto da rubrica casamenteira, que Teresa Guilherme tinha no programa 'Você na TV', também não terá agradado à eterna rainha dos reality shows. Polémicas que foram beliscando a relação com Goucha e que justifica agora o facto de os dois estarem mais distantes do que nunca.
MONIZ DESTACA IMPORTÂNCIA DE TERESA
Mas a verdade é que Teresa Guilherme não foi esquecida na gala da TVI. Ao destacar quem considera as quatro mulheres que, ao longo destas três décadas de vida marcaram a estação, José Eduardo Moniz não teve dúvidas ao eleger a rainha dos reality shows. Acrescentou ainda à lista Júlia Pinheiro, Alexandra Lencastre [ambas a trabalhar agora a SIC] e a jornalista e sua mulher, Manuela Moura Guedes [não deixa de ser significativo que Cristina Ferreira tenha ficado de fora desta lista].
AMIZADE COM CRISTINA TAMBÉM ARREFECE
Há poucas pessoas da televisão com quem Manuel Luís Goucha prive fora dos ecrãs e, com o passar do tempo, a lista parace encurtar ainda mais. E se é verdade que mantém há anos uma amizade com Cristina Ferreira, que foi sua parceira televisiva durante mais de uma década, recentemente surpreendeu ao referir que estava afastado da estrela, precisamente quando a entrevistava para o seu programa.
"Eu nos últimos tempos afastei-me de ti um bocadinho e afastei-me porquê? Eu afasto-me do poder, porque não quero fazer parte de uma certa corte. Não quero ser bajulador, não quero fazer parte do teu séquito", disse, demonstrando ainda não se rever na Cristina atual e na sua postura.
No entanto, fez também questão de ressalvar que estará sempre ao lado da apresentadora, mesmo que um dia as coisas não lhe corram tão bem e tenha um estatuto diferente do que o de diretora.