
Para promover a descentralização, a cultura, a música portuguesa e claro está... o amor, o festival Montepio 'Às Vezes o Amor' está de regresso este ano para cumprir a sua 10ª edição. O evento, que acontece de norte a sul do país, entre os dias 14 e 17 de fevereiro, chega este ano a 15 cidades portuguesas com 12 artistas distintos.
O primeiro grande destaque vai para o reforço do conceito único que foi apresentado pela primeira vez em 2023: 'As canções de Amor de...'. Se no ano passado o desafio foi lançado a Jorge Palma, este ano cabe a Rui Veloso montar um espetáculo exclusivo e criado de raiz para o evento. O pai do rock português reúne as suas canções de amor para as cantar em duas noites únicas, primeiro dia 14 de fevereiro no Coliseu do Porto, e depois, no dia 17 no Campo Pequeno, em Lisboa. Como convidada especial estará a cantora Maro.
Num festival que tem crescido desde a sua criação em 2015, quer em número de cidades (começou com 8 e já vai com 15), quer em número e variedade de artistas convidados, a edição deste ano conta com quatro estreias que nunca passaram pelo formato: Ana Bacalhau, Buba Espinho, Carolina de Deus e Ivandro. Todos eles têm concertos agendados para dia 14. A antiga cantora dos Deolinda sobe ao palco do Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco; Buba Espinho (uma das grandes revelações recentes da música portuguesa) canta no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa (a procura de bilhetes foi tanta que obrigou a abrir uma data extra para dia 15); Carolina de Deus apresenta-se no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, e Ivandro toma conta da noite dos namorados na Altice Forum Braga.
Da programação do festival Montepio 'Às Vezes o Amor', merecem também especial destaque aqueles que já vão sendo presenças habituais no formato. Falamos de GNR que tocam, primeiro no Europarque de Santa Maria da Feira, no dia 14, e depois no Cine Teatro de Amarante, no dia 17; de David Fonseca que passa pelo Centro Olga Cadaval em Sintra (dia 14); de Jorge Palma que atua no Teatro Aveirense, em Aveiro, dia 14, e no Auditório Municipal de Peso da Régua, no dia 17; dos The Gift (Fórum Luísa Todi, em Setúbal, dia 14) e de João Pedro Pais (dias 16 e 17 no Teatro Municipal de Vila do Conde). Não esquecer ainda que, no dia 17, Gisela João apresenta-se em espetáculo como o namorado, Justin Stanton, no Centro Cultural e Congresso das Caldas da Rainha.
Finalmente, há mais um concerto que merece especial atenção. Trata-se do regresso aos palcos portugueses da fadista Raquel Tavares, quatro anos depois de ter surpreendido o país ao anunciar que ia afastar-se da música. Em setembro e outubro do ano passado, a cantora andou a cantar por Espanha, no âmbito do Festival de Fado (apresentou-se em Barcelona, Madrid e Sevilha) mas agora está oficialmente de volta a Portugal. O concerto acontece no Teatro Virgínia, em Torres Novas, no dia 17.