'
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Esqueça passar fome e os 'milagres' que prometem um corpo perfeito! Na nova "dieta" da moda come-se de tudo e perde-se peso para sempre

Quer comer pão, arroz, um docinho e mesmo assim emagrecer? A boa notícia é que é possível, a má é que não vai ser para ontem, como idealizou. No entanto, se se mantiver firme, vai ganhar um hábito saudável para a vida. Há já quem lhe chame o "corpo de praia". Venha daí que nós explicamos...
08 de junho de 2023 às 22:23
mulher, biquini, praia
mulher, biquini, praia Foto: getty images

Provavelmente, passou a vida a ouvir dizer que para emagrecer era preciso deixar de comer arroz, massa, só comer sopa à noite ou evitou as dietas porque já sabia que o iam fazer passar dias a fio a mastigar folhas de alface ou rúcula com pouco mais do que um bife de frango do tamanho de uma mão.

Foi assim durante, talvez, a última década, mas a boa notícia é que toda a gente já percebeu que as dietas demasiado restritivas não desembocam naquele oásis prometido ou, pelo menos, não nos deixam lá durante muito tempo, podendo recuperar em apenas duas semaninhas de estragos tudo aquilo que perdemos.

Ora, numa altura em que toda a gente se começa a preocupar com a 'carne' que vamos ter de destapar no verão, a corrida às nutricionistas já está aí. Para esse encontro, devemos advertê-lo de que o espera um lado bom e um lado mau.

Dieta
Dieta

O lado bom é que já ninguém o vai fazer passar fome e irá voltar para casa com um menu que o vai deixar comer de tudo um pouco em quantidades adequadas à sua meta. A má notícia é que dificilmente vai conseguir perder tudo o que quer a tempo do verão, mas para essa parte também há um prémio de consolação: pense que levou anos e anos a lamentar o peso a mais, por isso terá de ter alguma paciência para recuperar a boa forma. No entanto, esta poderá ser para sempre.

AS NOVAS DIETAS DA MODA

As novas dietas da moda não lhe vão garantir livrar-se de 20 quilos em dois meses, nem ficar fit apenas com meia dúzia de idas ao ginásio, mas vão conduzi-lo no sentido de aprender a comer de tudo e mesmo assim ir perdendo peso.

Uma das nutricionistas mais seguidas do momento é Diana Dinis, que lançou recentemente o livro 'Emagreça Sem Dietas'. A profissional desmistifica muitas crenças enraizadas sobre a perda de peso, como o facto de não se poder comer pão, e vai levá-lo a comer um pouco de tudo, mas nas quantidades certas. Da dieta farão, por isso, parte arroz, carnes gordas e magras, e até sobremesas e refeições pontuais de fast food. A diferença é que inclui mais legumes na sua alimentação, uma melhor hidratação, que com o passar dos meses o vão fazer adotar um dia a dia mais saudável sem grandes sacrifícios e perder peso. Porque afinal para emgraecer basta ingerir menos calorias do que aquelas que gasta, não é preciso comer apenas cenoura e alface.

Diana Dinis é apenas um exemplo da geração de novos nutricionistas que mudou a perspetiva sobre as dietas convencionais. Os novos métodos, muito em voga, obrigaram, inclusivamente, os profissionais mais antigos a fazer marcha-atrás e a repensar os regimes demasiado rigorosos, que não conseguem ser mantidos por muito tempo.

COMEÇAR A FAZER EXERCÍCIO

E o mesmo se aplica em relação ao exercício físico. Se lhe prometerem um corpo fit com meia dúzia de idas ao ginásio, desconfie. Não vai acontecer. E se correr na passadeira o deixa enfadado e não consegue manter-se fiel ao compromisso por mais do que duas semanas, então comece a pensar no que gostaria verdadeiramente de fazer.

Pode ser apenas uma caminhada por dia, pode ser yoga, boxe ou correr junto ao mar. Há uma tampa para todas as panelas e se descobrir um desporto que o apaixone, é muito mais fácil criar um hábito saudável que pode durar para a vida e ajudá-lo a conseguir não o chamado corpo perfeito, mas a sua melhor forma, que não é igual à de ninguém.

Yoga
Yoga

Mais uma vez, a pressa é inimiga da perfeição, por isso não crie metas a curto prazo. Vá estabelecendo pequenos compromissos e celebrando a vitória. Uma ida ao ginásio por semana já é um grande passo para quem passou a vida sem se mexer. Provavelmente, daqui a dois meses, passará para duas e assim por adiante. O objetivo de tudo isto não é ser igual àquela atriz que vimos no outro dia em biquíni ou ao modelo que foi capa da Men's Heath, mas sim ser mais saudável, estar de bem com a vida, nutrir o seu corpo com aquilo que lhe vai fazer bem e sentir-se feliz com as mudanças. Porque o que está na moda é a saúde e uma vida menos 'apressada' porque os milagres raramente acontecem e é o esforço que leva à vitória.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável