
Há quem considere estar com uns quilos a mais e, por esta altura, quer começar a emagrecer para se sentir melhor no verão. Qual o seu conselho?
Se a pessoa deseja perder peso tem de o fazer gradualmente e com tempo. Adotar uma alimentação saudável, eliminar os alimentos que possam engordar, diminuindo os mais calóricos, como as gorduras, os hidratos de carbono e o açúcar, beber muita água e fazer exercício físico regularmente. Aconselho a natação, um desporto que obriga a exercitar todos os músculos. Contudo, o melhor é consultar um médico para se aconselhar. Se tiver possibilidades económicas pode recorrer a um nutricionista. Quem não puder, tem sempre o seu médico de família à disposição.
"Se quer emagrecer tem de fechar a boca". Esta teoria funciona?
Ninguém deve seguir tal caminho que pode ser nocivo para a saúde. Todas as dietas devem ser levadas com bom senso. Não se pode emagrecer à custa da fome. Ao deixar de comer, o nosso organismo fica sem nutrientes fundamentais, como as vitaminas, as proteínas, os sais minerais entre outros, e a pessoa fica fraca e sem forças. Ninguém pode deixar de se alimentar de repente. Nem ir em modas do jejum intermitente o que é totalmente errado e prejudicial. Para perder peso de modo saudável tem de se comer em pouca quantidade várias vezes ao dia.
Pode-se acabar por engordar nestas dietas malucas?
Pode. Quando não comemos há períodos de hipoglicémia, de falta de açúcar no sangue, que originam fome. Nessas alturas, é difícil resistir e a ânsia de desatar a comer tudo, sem moderação e com exagero, pode vencer. Lá se vai a dieta. Há casos que após dias de sofrimento sem comer, desiste-se, e o apetite pelos alimentos proibidos fala mais alto. Resultado: Em vez de emagrecer pode-se ganhar quilos. Uma situação que pode até levar a estados depressivos. Mais uma vez, a falta de bom senso nos regimes tem um preço alto.
Os regimes rápidos funcionam?
Claro que não! Até são prejudiciais à saúde. Concentrar a dieta e o exercício físico num mês antes de ir para a praia? Não há milagres. O exercício físico exagerado pode resultar em hérnias e outros problemas de saúde. E, atenção aos produtos que garantem a perda muitos quilos em poucos dias, à venda nas redes sociais e internet, o mais certo é serem um embuste e um perigo. Ninguém sabe os seus compostos e não estão devidamente autorizados. Mais uma vez alerto: Façam a dieta com supervisão médica. As pessoas que desejem perder uns quilos ainda estão a tempo de começar a operação verão, com bom senso.