'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Dr. Luís Paulino Pereira
Dr. Luís Paulino Pereira

Notícia

Cuidado com as dietas malucas para emagrecer

Se acha que está com quilos a mais para usar o biquíni, saiba como perder peso com saúde para se sentir melhor na praia.
05 de junho de 2023 às 13:27
Peso, dieta
Peso, dieta Foto: Pixabay/Vidmir Raic

Há quem considere estar com uns quilos a mais e, por esta altura, quer começar a emagrecer para se sentir melhor no verão. Qual o seu conselho?

Se a pessoa deseja perder peso tem de o fazer gradualmente e com tempo. Adotar uma alimentação saudável, eliminar os alimentos que possam engordar, diminuindo os mais calóricos, como as gorduras, os hidratos de carbono e o açúcar, beber muita água e fazer exercício físico regularmente. Aconselho a natação, um desporto que obriga a exercitar todos os músculos. Contudo, o melhor é consultar um médico para se aconselhar. Se tiver possibilidades económicas pode recorrer a um nutricionista. Quem não puder, tem sempre o seu médico de família à disposição.

"Se quer emagrecer tem de fechar a boca". Esta teoria funciona?

Ninguém deve seguir tal caminho que pode ser nocivo para a saúde. Todas as dietas devem ser levadas com bom senso. Não se pode emagrecer à custa da fome. Ao deixar de comer, o nosso organismo fica sem nutrientes fundamentais, como as vitaminas, as proteínas, os sais minerais entre outros, e a pessoa fica fraca e sem forças. Ninguém pode deixar de se alimentar de repente. Nem ir em modas do jejum intermitente o que é totalmente errado e prejudicial. Para perder peso de modo saudável tem de se comer em pouca quantidade várias vezes ao dia.

Pode-se acabar por engordar nestas dietas malucas?

Pode. Quando não comemos há períodos de hipoglicémia, de falta de açúcar no sangue, que originam fome. Nessas alturas, é difícil resistir e a ânsia de desatar a comer tudo, sem moderação e com exagero, pode vencer. Lá se vai a dieta. Há casos que após dias de sofrimento sem comer, desiste-se, e o apetite pelos alimentos proibidos fala mais alto. Resultado: Em vez de emagrecer pode-se ganhar quilos. Uma situação que pode até levar a estados depressivos. Mais uma vez, a falta de bom senso nos regimes tem um preço alto.

Os regimes rápidos funcionam?

Claro que não! Até são prejudiciais à saúde. Concentrar a dieta e o exercício físico num mês antes de ir para a praia? Não há milagres. O exercício físico exagerado pode resultar em hérnias e outros problemas de saúde. E, atenção aos produtos que garantem a perda muitos quilos em poucos dias, à venda nas redes sociais e internet, o mais certo é serem um embuste e um perigo. Ninguém sabe os seus compostos e não estão devidamente autorizados. Mais uma vez alerto: Façam a dieta com supervisão médica. As pessoas que desejem perder uns quilos ainda estão a tempo de começar a operação verão, com bom senso.

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Agressão com amor

Agressão com amor

Juraram e viveram promessas de amor, fizeram de filhos, construíram vidas e, mais cedo ou mais tarde, começa a agressão.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
O inferno

O inferno

Os governos, os sucessivos governos, seja qual for a cor da sua bandeira, passam pelos fogos como cão por vinha vindimada.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável