
"Tributem-nos a nós, os ricos, e tributem-nos já". O apelo é assinado por mais de 100 milionários de nove países num carta enviada na semana passada a governos e líderes empresariais que se preparavam para reunir em Davos.
"Como milionários, sabemos que o atual sistema fiscal não é justo", dizem no documento. "Apenas alguns de nós podem dizer honestamente que pagam a sua quota justa de impostos", acrescentam.
Com as fortunas dos mais ricos a subir a números nunca antes vistos, estes milionários alertam que "a história pinta um quadro particularmente sombrio sobre o desfecho de sociedades extremamente desiguais".
Nesta mais recente carta, a ideia do grupo dos Milionários Patriotas é distribuir melhor a riqueza para combater a crise pandémica com a produção de vacinas, prestação dos cuidados de saúde e proteção social.
Os signatários incluem a herdeira da Disney, Abigail Disney, um dos primeiros investidores da Amazon Nick Hanauer, o realizador Robert Burnett e o investidor de software Rick Feldman.
Nenhum nome de Portugal figura na lista dos milionários que querem pagar mais impostos, embora o nosso País seja um dos que mais crescem entre os que são casa dos mais ricos. Segundo o Global Wealth Report, em 2020 havia 136.430 milionários em Portugal, mais 19 mil do que no ano anterior em que o País tinha 117.000 milionários identificados.
A tendência é que em 2024 deverá haver 174 mil portugueses com uma riqueza avaliada acima de um milhão de dólares.
Não é a primeira vez que ouvimos falar de milionários que pedem para pagar mais impostos. Em 2020, este mesmo grupo fazia o apelo numa carta assinada por 83 milionáiros. Na altura, o co-fundador dos gelados Ben and Jerry, Jerry Greenfield, também assinava o documento.
Em 2019, Bill Gates, que agora ocupa o quarto lugar entre os mais ricos do mundo, afirmou que precisava "pagar mais impostos". O seu amigo Warren Buffett, no nono lugar entre os mais ricos, disse que não precisava de um "corte dos impostos".
No meio de uma crise sanitária, os maiores multimilionários conseguiram ver a fortuna aumentar entre 2020 e 2021. Elon Musk, o mais rico do mundo, viu a sua conta aumentar de 156 mil milhões de dólares para 270 entre um ano e outro. O mesmo fenómeno aconteceu com Jeff Bezos (mais 2,1 mil milhões de dólares), Bernard Arnault (mais 63,6 mil milhões de dólares), Bill Gates (mais 6,4 mil milhões de dólares) e Larry Page (mais 46 mil milhões de dólares.
A HERDEIRA DA DISNEY QUE TROCA A HERANÇA PELO ATIVISMO
Na carta enviada aos líderes mundiais na semana passada, o nome que mais se destaca é o de Abigail Disney, a neta de Roy Disney, co-fundador da Walt Disney Company. A documentarista e ativista é um nome constante no movimento Milionário Patriotas, que todos os anos faz apelos para que os ricos paguem mais impostos.
Quando tinha 21 anos e soube do valor da sua herança, 10 milhões de dólares, Abigail disse ter ficado chocada. "Nenhum ser humano decente deveria ter muito mais dinheiro do que qualquer outro. Eu simplesmente não conseguia ficar confortável com isso", contou à ‘BBC’. Agora com 60 anos, a documentarista acredita já ter dado 70 milhões de dólares do seu património.
"Basicamente, consegui manter o valor base, o mesmo valor por muito tempo, enquanto fazia contribuições bastante significativas para o bem-estar de outras pessoas", explicou.
Mais recentemente, num vídeo partilhado no Instagram, Abigail contou como foi a sua experiência no Fórum Económico Mundial. "Estive em Davos, deu-me nojo, e vou revelar que os multimilionários não têm nada de interessante a dizer", afirmou no vídeo. "Em Davos há sempre um silêncio porque eles sabem que têm vergonha do que dizem", completou.
Veja aqui quem são os mais de 100 milionários que assinaram a nova carta para pagarem mais impostos.