
A sequência de acontecimentos parece um argumento de telenovela, mas para desespero de Patrícia Palhares, a já ex-mulher de João Palhinha, é a mais pura das realidades. A FLASH! The Mag está agora em condições de contar a sequência dos acontecimentos que levaram ao divórcio do casal, desde a descoberta da traição e da gravidez, até à rutura final.
No início de julho, depois da participação de João Palhinha no Campeonato do Mundo do Futebol, os dois seguem com o filho para uns dias de férias em Menorca, Espanha. Divertem-se, dão mergulhos com o pequeno João Maria e brindam a uma nova fase, que se prevê ainda mais auspiciosa: a mudança do jogador para o Bayern Munique, com um salário galático de 1 milhão de euros por mês, num novo rumo para a sua carreira.
Depois das férias, são vistos em Portugal numa unidade do Hospital Cuf, ainda que só agora faça sentido porquê: estavam a fazer a primeira ecografia ao bebé que esperavam e que era o selar de uma série de acontecimentos felizes, como num ano de ouro.
Despedem-se temporariamente: Patrícia ruma a Londres para tratar dos pormenores da mudança, enquanto João Palhinha é recebido como uma estrela em Munique. Parece épico, mas a parte feliz acaba aqui, porque a partir desta altura tudo se começa a desmoronar.
O que aqui relatamos é-nos contado por uma fonte muito próxima do casal que, durante os últimos anos, acompanhou as rotinas do casal e, através de conversas com as duas partes, foi-se apercebendo de que algo não estava bem. "Ninguém estava à espera disto porque foi tudo muito rápido. Eles sabem que vão ser pais e pouco tempo depois, quando a mulher volta de Londres onde esteve a preparar as mudanças, apercebe-se de que há alguma coisa que não bate certo, que há qualquer coisa que está diferente, chamem-lhe sexto sentido feminino. E pouco depois é confrontada com a existência de uma terceira pessoa. Foi um choque", explica a fonte ouvida pela FLASH!, acrescentando que não houve qualquer margem para dúvidas nem forma de João Palhinha negar o que estava acontecer.
Tudo se precipita no final de agosto quando a cantora e estudante de Medicina Dentária confronta o marido com a traição e, em sequência disso, pede o divórcio.
"Quando isto aconteceu, todos soubemos que a Patrícia não ia ficar, que não se ia sujeitar a uma falta de respeito destas", explica a fonte, acrescentando que João Palhinha terá tentado manter o casamento. "Ele achava que as coisas se podiam resolver, mas para a Patrícia, naturalmente, isto é um acontecimento determinante. Coloquem-se no lugar dela: é uma mágoa muito difícil de ultrapassar."
Desde então, e com a ajuda da família, a jovem iniciou nos trâmites da Justiça um pedido de divórcio sem consentimento do cônjuge e o primeiro encontro entre as partes decorreu no último dia 8 de outubro no Tribunal de Família e Menores de Braga, tendo ficado estipulado que Palhinha pagará uma pensão de alimentos de 500 euros ao filho, que está prestes a completar dois anos, e poderá passar uma semana com João Maria na Alemanha de 15 em 15 dias.
QUEM É A NOVA AMIGA DE JOÃO PALHINHA?
Depois de pedir o divórcio, Patrícia Palhares regressou a Portugal com o filho, enquanto João Palhinha prosseguiu a sua vida na Alemanha e, segundo a The Mag pôde confirmar através de uma outra fonte, mostra-se cada vez mais cúmplice da sua nova amiga especial - a mesma que Patrícia tinha "descoberto" logo depois de perceber que estava grávida.
Quem é ela?
A jovem chama-se Sarah e os dois conheceram-se no Bayern Munique, onde esta também trabalha. Em Munique, residem na mesma zona - Englisher Garden Sud - onde já foram vistos por diversas ocasiões, ainda que desde que a polémica rebentou tenham sido mais cautelosos, pelo menos publicamente.
"Eles são vizinhos, moram a cinco minutos um do outro, e nos primeiros tempos não foram propriamente discretos. Foram vistos a jantar juntos e noutro tipo de ocasiões. Só que o mundo é muito pequeno e, na verdade, há portugueses em todo o lado, e a Patrícia acabou por tomar conhecimento de tudo, através de uma pessoa que mora perto dessa rapariga. Está a sofrer muito porque, para já, é muita coisa para lidar: o bebé que vem a caminho, a gravidez, em que já teve alguns sustos, a traição... Isto é tudo o que não imaginou para a vida dela. Mas pelo que sei está segura da decisão que tomou", explica a fonte.
Enquanto isso, em Munique, Palhinha mostra-se feliz com a nova amiga especial e, segundo foi possível apurar, já partilhou a boa nova com a família mais chegada, ainda que para já seja prematuro pensar em assumir uma relação. "Na verdade, a partir de agora, e estando oficialmente separado, ele é livre para fazer o que quiser", diz a fonte.
A The Mag by Flash! confrontou a agência que representa o jogador em Portugal sobre esta nova amizade especial no sentido de obter uma reação de João Palhinha, mas esta remeteu para o comunicado já emitido pelo futebolista sobre o final do casamento.
A HISTÓRIA DE JOÃO E PATRÍCIA: UM AMOR... E UMA CABANA
Quando olhamos para os salários milionários dos jogadores de futebol, imaginamos vidas numa esfera dourada, com carros topos de gama, casas de luxo e jatos privados para que possam fazer as suas viagens sem serem incomodados pelo comuns dos mortais. Os exemplos desta ostentação são vários, mas isso é uma coisa que nunca poderão dizer sobre João Palhinha, que é considerado um dos futebolista com os "pés mais assentes na terra".
O tema 'dinheiro' acabaria, aliás, por ser um dos assuntos mais falados neste divórcio em várias ocasiões. Primeiro, quando fontes ligadas ao jogador acusaram Patrícia Palhares de ser "uma gastadora" e de ter surpreendido o marido com uma conta de 100 mil euros e depois porque, em tribunal, o futebolista milionário causou surpresa ao propor pagar ao filho uma pensão de 500 euros por mês, quando recebe uma fortuna por mês, com um ordenado estimado em 1 milhão de euros.
"Essa questão dos 100 mil euros é impensável para quem conhece o João, que no Braga era conhecido como o 'Marmitas' porque, para onde quer que fosse, levava sempre comida atrás, para não ter de gastar dinheiro. E depois porque ele e a Patrícia não partilhavam contas, tudo era ali muito contadinho. Ele sempre foi contra gastos supérfulos. É muito precavido", diz a fonte, adiantando que isso é frequentemente motivo de brincadeira entre os colegas.
"De facto ele é um exemplo de poupança. Mas às vezes isso é levado um bocadinho ao extremo. Nós até dizemos que ele se casou com a Patrícia apenas pelo civil para não gastar dinheiro na festa. Casaram-se com separação de bens. Pode ter milhões, mas ali é a velha história do amor e uma cabana."
Sobre esse assunto, na primeira audiência para decidir questões relacionadas com a guarda do filho e o divórcio, a FLASH! sabe que ainda não ficou estipulado qual o valor que João Palhinha irá pagar a Patrícia Palhares, a título compensatório no divórcio, mas é público que a jovem abdicou de habitar na morada de família, a casa que ambos partilhavam em Lisboa, uma vez que se encontra em Braga, onde tem uma maior rede de apoio, nomeadamente dos pais. E que irá fazer valer os seus direitos perante a juíza responsável pelo caso, até para salvaguardar o futuro dos filhos.
Depois deste primeiro encontro na Justiça, deverá haver nova audiência no início do ano onde serão decididas estas e outras questões. Mas até lá, é expectável que este seja um tema que continue a fazer correr muita tinta.