'

Notícia

THE MAG - The weekly magazine by Flash!

Jorge Nuno Pinto da Costa: as (muitas) mulheres que marcaram a vida do presidente do FC Porto

O carismático líder dos azuis e brancos teve, durante muitos anos, uma vida amorosa que mais parecia um verdadeiro carrossel de amor com intensas, mas fugazes paixões à mistura. Hoje, aos 83 anos de idade, Pinto da Costa estará mais “calmo”, mas longe de querer desistir da sua felicidade… agora, de novo, ao lado de Fernanda Miranda.
Ana Cristina Esteveira
Ana Cristina Esteveira
25 de novembro de 2021 às 23:46
As mulheres que passaram pela vida de Jorge Nuno Pinto da Costa
Fernanda Miranda e Pinto da Costa
Pinto da Costa
Com a médica Sílvia Costa
Com Cláudia Campo
Com Carolina Salgado
Com Cláudia Campo
Com Fernanda Miranda
O casamento com Filomena Morais
Com a médica Sílvia Costa
Com Filomena Morais
A brasileira Liza da Silva
Pinto da Costa, Fernanda Miranda
Pinto da Costa
Pinto da Costa
Pinto da Costa
Pinto da Costa
Pinto da Costa
Pinto da Costa
Pinto da Costa
Pinto da Costa
Pinto da Costa
Pinto da Costa

Jorge Nuno Pinto da Costa volta a estar no centro de todas as atenções, desta vez, por ser suspeito pelo Ministério Público de ter recebido indevidamente dinheiro em negócios do futebol envolvendo o FC Porto, clube de que é presidente desde 1982. As suspeitas de fraude, abuso de confiança e branqueamento de capitais, num processo que resulta da Operação Cartão Vermelho, levaram a várias buscas domiciliárias. Segundo notícias recentes, Pinto da Costa poderá ter desviado 40 milhões de euros da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do FC Porto em operações que incluem transferências de jogadores de futebol. 

Mas não é só a sua atividade profissional e o seu cargo de presidente dos azuis e brancos que tornaram o empresário conhecido, mesmo de quem nem sequer gosta de futebol. Durante anos, a sua atribulada vida amorosa encheu páginas de revistas e jornais. Amores, desamores, casamentos, divórcios e reconciliações, para além das guerras públicas e judiciais com muitas das mulheres que passaram pela vida do carismático líder do FC Porto, fizeram correr muita tinta e foram assunto de conversa entre os portugueses. 

A carregar o vídeo ...
CMTV acompanhou em exclusivo chegada de inspetores do fisco à casa de Alexandre Pinto da Costa

FERNANDA ESTÁ PERDOADA 

Atualmente, o presidente portista terá voltado para os braços de uma das suas ex-mulheres: Fernanda Miranda.
Foram casados durante 5 anos, mas divorciaram-se em 2017. Depois disso, já voltaram a reatar a relação, mas não durou muito. Viveram caminhos separados: a empresária brasileira foi novamente mãe, fruto da relação com Miguel Osório; Pinto da Costa reencontrou o amor ao lado da médica Sílvia Costa e, a seguir, da bancária Cláudia Campo.

Contudo, nem Fernanda nem Jorge Nuno foram felizes nas relações que viveram depois de ser terem separado e, como tal,  os dois voltaram a aproxomar-se e a dar largas ao amor que parece nunca se ter extinguido. Em dezembro de 2020, Fernanda já tinha confirmado a aproximação ao líder portista quando assinalou o 83.º aniversário do presidente do FC Porto nas redes sociais, partilhando uma fotografia ao seu lado. "Feliz aniversário, meu presidente", escreveu a brasileira, na altura.

O casal estará agora a viver uma relação discreta e os amigos do casal acreditam que o passo seguinte será a oficialização da reconciliação. Nem mesmo o facto da empresária ter sido mãe em fevereiro de 2020, um menino fruto da sua relação com Miguel Osório, retraiu o presidente do FC Porto de voltar a viver o amor que sente por Fernanda em plenitude. Mas se a brasileira parece ter sido – e continua a ser – o grande amor de Jorge Nuno Pinto da Costa, muitas foram as mulheres que a antecederam e que marcaram o percurso amoroso do líder dos dragões.

Pinto da Costa reconquista brasileira Fernanda
Pinto da Costa, Fernanda Miranda
fernanda miranda
fernanda miranda, pinto da costa,
Joana Pinto da Costa, Fernanda Miranda, Pinto da costa, FC Porto, romance
Fernanda Miranda
A empresária sentada ao lado de Fernanda de Oliveira, a ex-mulher de José Fidalgo
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda
Pinto da Costa, Fernanda Miranda
fernanda miranda
fernanda miranda, pinto da costa,
Joana Pinto da Costa, Fernanda Miranda, Pinto da costa, FC Porto, romance
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda
Fernanda Miranda

UM PASSADO DE MUITOS E GRANDES AMORES 

Eloquente, romântico e persuasivo
, Pinto da Costa viveu a sua primeira grande paixão ao lado de Manuela Carmona, a sua primeira mulher e mãe do seu filho Alexandre. Filha de um amigo de família, casaram em 1964. Separaram-se no entretanto, mas divórcio só veio a ser decretado em 1997. Manuela tentou a todo o custo evitar este desfecho.

Ainda oficialmente casado, Jorge Nuno envolveu-se com Filomena Morais, que era sua secretária. Apaixonaram-se em 1985 e dois anos depois nascia Joana Pinto da Costa, a menina dos olhos do presidente do FC Porto. Devido à dificuldade em se divorciar da sua primeira mulher, casamento com Filomena só aconteceu em 1998. Mas o casal separou-se sob grande polémica, em 2002. Todavia, os dois esqueceram as traições, as ofensas e as acusações mútuas e voltaram a trocar alianças cinco anos mais tarde, ou seja, em 2008. Mantiveram-se casados até 2012.

...
Pinto da Costa, Fernanda Miranda Foto: Luís Vieira

Nessa altura, Filomena Morais saiu do país e refugiou-se em Moçambique: "Não foi uma fuga, não sou mulher de fugir. Surgiu a oportunidade e aproveitei", referiu no seu regresso a Portugal, em 2015. Garantiu nessa altura que só soube que se tinha divorciado do pai da sua filha através das notícias que foram saindo nos jornais. "Foi um balde de água gelada. Nunca houve uma conversa. Deixou-se fotografar em público com outra pessoa e saiu de casa. Soube que nos tínhamos divorciado ao mesmo tempo que toda a gente. Separou-se sem eu saber. Não sei como é possível uma pessoa ir a tribunal e a outra nem ser notificada", revelou.

...
Fernanda Miranda, filho, João, pinto da costa, fc porto, aniversário

Antes de casar pela segunda vez com Filomena Morais, Pinto da Costa viveu uma paixão tórrida com a brasileira Liza da Silva. O foi vivido de forma quase secreta, mas a morena chegou a dizer aos jornalistas o forte amor que sentia pelo presidente do FC Porto: "Amei muito e continuo a amar", disse, apesar de ter sido abandonada por Pinto da Costa para se casar, de um dia para o outro, com Filomena Morais, de quem se tinha separado uns anos antes, como já referido. Trocada pela mãe da filha de Jorge Nuno, em 2008, Liza contou durante muito tempo com ajuda financeira do líder portista, até porque a brasileira conhecia muitas coisas que Pinto da Costa não queria ver reveladas. Foi obrigada a trocar o Porto pelo Brasil, mas continuaram em contacto, nomeadamente quando Jorge Nuno ia ao Brasil.

As mulheres que traíram Pinto da Costa
Fernanda, 48 anos mais nova que o ex-marido, vestia-se de modo senhoril ao acompanhá-lo
Pinto da Costa, 79 anos, é conhecido pela sua paixão por mulheres. Só que, quando os romances acabam elas não gostam e ele sofre.
O presidente do FCP a chegar ao julgamento da "Operação Fénix". Fernanda Miranda, a última mulher, vai ser testemunha de acusação
A chegada ao julgamento foi conturbada. A jornalista do "Correio da Manhã", Tânia Laranjo, foi insultada
Filomena Morais é a segunda mulher de Pinto da Costa. Casaram-se duas vezes. Da primeira vez, foi trocada por Carolina Salgado
Filomena com a filha, Joana Pinto da Costa, quando havia harmonia familiar com Pinto da Costa
Carolina Salgado enfrentou Pinto da Costa. Entre o casal foram instaurados 6 processos judiciais
Pinto da Costa a chegar ao tribunal de S. João Novo, onde foi julgado por violência doméstica contra Carolina Salgado
A mais polémica das ex-mulheres do líder portista com Teresa Guilherme, em 2013, quando participou no "Big Brother VIP"
Após separar-se de Carolina Salgado, Pinto da Costa voltou para Filomena Morais
Carolina nunca desarmou. Arrasou o ex-companheiro no processo "Apito Dourado" e enfrentou-o sempre. Teve que devolver 30 mil euros de uma conta conjunta, condenada por abuso de confiança
Em agosto de 2008 Filomena Morais voltou par aos braços de Pinto da Costa. Acabou trocada por Fernanda Miranda
Fernanda Miranda foi a última mulher conhecida de Pinto da Costa. Foi trocada por uma velha paixão: Sílvia Costa. Mas segue feliz, na sua vida
Sílvia Costa, 43 anos, é a nova primeira-dama azul e branca
Pinto da Costa com a brasileira e o filho dela, quando tudo estava bem
A nova namorada de Pinto da Costa terá surgido, pela primeira vez, na vida do dirigente desportivo quando ele ainda vivia com Carolina Salgado
Pinto da CostaJPG
Pinto da CostaJPG

CAROLINA: A MAIS CONTROVERSA 

Também o romance com Carolina Salgado, o mais mediático e polémico de todos, aconteceu no premeio do primeiro e segundo casamento com Filomena Morais.  Pinto da Costa perdeu-se de amores pela loura que conheceu numa casa de alterne, 'Calor da Noite', e foi por ela que se divorciou da mãe da filha. Carolina Salgado e Pinto da Costa começaram a viver juntos em 2003. A relação marital – nunca chegaram a casar-se – durou até 2006. Deu origem a um livro ('Eu, Carolina') e a um filme ('Corrupção'). É que o fim da relação não agradou mesmo nada a Carolina, que acabou por arrasar o antigo companheiro durante o processo 'Apito Dourado' e divulgou todos os contornos da relação de ambos, nunca escondendo a sua antiga atividade profissional, a de trabalhar num bar de alterne. Entre Carolina Salgado e Pinto da Costa foram instaurados seis processos judiciais. Ela acabou condenada por abuso de confiança e obrigada a devolver 30 mil euros que tinha tirado de uma conta conjunta. Pelo meio, acusou o antigo companheiro de violência doméstica. Os dois enfrentaram-se várias vezes nos tribunais.

A carregar o vídeo ...
A ex-companheiro do presidente do FC Porto acusa líder portista de ser mandante das agressões ao ex-vereador de Gondomar Ricardo Bexiga.

Sílvia Costa, terá sido a senhora que se seguiu e por quem Carolina terá sido trocada. Houve uma reconciliação anos mais tarde com esta médica, mas o amor voltou a fracassar. Antes de falar do novo – e talvez maior amor de Jorge Nuno – temos de voltar a falar de Filomena, pois a traição de que falou e da qual ficou a saber através da imprensa, foi com a brasileira Fernanda Miranda. O novo casal havia sido fotografado, descontraído, no teatro Sá da Bandeira.

Diz-se que o líder dos dragões conheceu Fernanda numa loja em que esta trabalhava no centrp comercial ao lado do Estádio do Dragão. Ficou de imediato enfeitiçado pela jovem morena, mais nova que Joana Pinto da Costa. Apaixonado, não hesitou em terminar o seu casamento e trocar alianças com Fernanda Miranda ainda em 2012, no mês de julho. A cerimónia decorreu na terra natal da noiva, Touros, no Brasil. A filha, Joana, tomou as dores da mãe e não compareceu. Alexandre, o irmão mais velho, foi à festa. 48 anos mais nova do que o marido, Fernanda Miranda adotou uma postura discreta. Vestia de modo senhoril e gostava de usar jóias caras. Acabou por ser surpreendida com o fim do casamento, quando soube que Pinto da Costa tinha outra mulher. Nada mais, nada menos que uma antiga paixão: a médica Sílvia Costa. O divórcio consumou-se no dia 20 de dezembro de 2016.

Depois dessa data, foram várias as tentativas de reconciliação, mas Fernanda Miranda acabou por se apaixonar pelo pai do seu segundo filho, o empresário Miguel Osório. Pinto da Costa, por sua vez, voltou a assumir um novo amor. Em 2018 sorria ao lado da bancária Cláudia Campo. Um romance sereno e discreto que só não resultou pela paixão que o líder portista continuou a alimentar por Fernanda Miranda. Ele e a brasileira separam-se e reconciliaram-se várias vezes e acabaram sempre por voltar para os braços um do outro. Um amor que parece ter, enfim, vencido os maiores obstáculos e a oposição da família.

Vai gostar de

você vai gostar de...

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável
Subscrever