
De repente, o nome de José Condessa ultrapassou todas as fronteiras do país. Durante a pandemia, ele já tinha dado um cheirinho de que podia ir longe ao brilhar numa telenovela brasileira da Globo, mas agora é inegável que o jovem é um ator do mundo.
O sucesso como protagonista da série 'Rabo de Peixe', da Netflix, e também do novo filme de Pedro Almodóvar, 'Estranha Forma de Vida', que estreou recentemente no Festival de Cinema de Cannes, levou a que o seu nome fosse pesquisado um pouco por todo o Mundo, fazendo disparar a sua popularidade.
No Instagram, de repente, conta já com mais de 300 mil seguidores, que vão agora acompanhando o dia a dia de um jovem que, com os olhos postos no pai, que fazia teatro amador, sempre quis ser ator.
A primeira experiência foi com apenas cinco anos de idade, algo que Condessa não esquece. "Isto começou porque o meu pai era ator de teatro amador e eu desde pequeno que o acompanhava. Aos cinco anos, houve um desafio de fazer um pequeno monólogo. Não sabia ler na altura, o meu pai decorou o monólogo por mim e cantava-mo e eu decorei a ouvir. Começou com uma espécie de brincadeira, mas que eu levava muito a sério", revelou, acrescentando que, na altura, dividia a paixão pela representação com a de ser futebolista profissional.
Acabou por ser uma grave lesão a decidir o seu futuro e a deixá-lo a tempo inteiro a representar. Começou no Teatro Experimental de Cascais e daí até às novelas foi um salto, nunca parando de progredir. Acabaria por ser durante esse percurso que o ator conheceria a mulher por quem se diz um eterno apaixonado: Bárbara Branco.
A AMIZADE QUE PASSA PARA AMOR
Do mesmo grupo de amigos, José Condessa e Bárbara Branco já partilhavam várias histórias e horas de gargalhadas quando se apaixonaram, o que coincidiu com o facto de ambos terem sido convidados para o mesmo grupo de teatro.
"A questão é simples e bonita ao mesmo tempo. Começamos nisto quase ao mesmo tempo, conhecemo-nos porque temos o mesmo grupo de amigos. Criámos uma grande amizade e ao dividir estas aventuras a amizade ainda cresceu mais. Depois fomos convidados pelo Carlos Avilez para entrar na companhia de teatro e começámos a trabalhar juntos em várias peças. Há um momento em que se dá um clique, mas não sabemos bem quando, as coisas começaram a acontecer. O facto de existir uma amizade deixa-nos uma segurança muito maior na relação, porque já conhecemos a pessoa de outra forma. O nosso amor surge de uma grande amizade", já fez saber.
Desde então, passaram a ser quase indissociáveis. Participaram em projetos em conjunto e as declarações de amor nas redes sociais tornaram-se uma constante. O namoro já dura há mais de quatro anos e, até agora, tem resistido a tudo, até às polémicas em que Condessa esteve envolvido quando foi viver para o Brasil.
TEMPORADA DIFÍCIL NA GLOBO
Pouco antes da pandemia, José Condessa foi convidado para trabalhar na telenovela da Globo 'Salve-se Quem Puder'. As gravações acabariam por ser interrompidas devido à Covid-19 e quando o grupo retomou o trabalho, o jovem já não integrou novamente o elenco.
Ao sair a meio do projeto, foi acusado de falta de profissionalismo e de ter obrigado à reformulação de todos os guiões, causando mal-estar entre o grupo de trabalho. Perante a polémica, Condessa sentiu-se na obrigação de se justificar. "Pensei muito antes de escrever sobre este assunto, mas tornou-se difícil não me pronunciar depois de ler algumas notícias que puseram em causa duas coisas muito importantes para mim, e pelas quais tenho o maior respeito: o valor da minha palavra e o meu trabalho. Infelizmente não vou conseguir terminar a novela 'Salve-se Quem Puder', não por decisão minha, mas porque tenho há muito tempo vários compromissos agendados em Portugal que não posso abandonar". Antes disso, já tinha dado que falar no Brasil por outros motivos, com notícias a darem conta de um possível envolvimento de Condessa com uma das protagonistas da novela, Juliana Araújo, adensando os rumores de uma traição a Bárbara Branco.
Antes disso, já tinha dado que falar no Brasil por outros motivos, com notícias a darem conta de um possível envolvimento de Condessa com uma das protagonistas da novela, Juliana Araújo, adensando os rumores de uma traição a Bárbara Branco.
"Os dois não se desgrudam desde que voltaram das gravações no México, há pouco mais de um mês, e o ator, inclusive, anda frequentando o condomínio da atriz, na Barra", escreveu na altura o jornal 'Extra', mas a verdade é que o namoro com a portuguesa manteve-se firme, resistindo a tudo. Quem o conhece diz que o ator só tem olhos para a namorada. "No Brasil, ele tinha toda a gente aos seus pés, mas não quis saber. É completamente apaixonado pela Bárbara", diz uma fonte, acrescentando que o casal mantém a confiança e o amor não podia estar mais seguro, agora numa nova fase em que o talento de Condessa o faz brilhar um pouco por todo o Mundo.
"Os dois não se desgrudam desde que voltaram das gravações no México, há pouco mais de um mês, e o ator, inclusive, anda frequentando o condomínio da atriz, na Barra", escreveu na altura o jornal 'Extra', mas a verdade é que o namoro com a portuguesa manteve-se firme, resistindo a tudo.