
Depois de ter realizado um dos seus maiores sonhos e ter feito parte da novela 'Salve-se Quem Puder', da Globo, no Brasil, José Condessa viu-se obrigado a abandonar as gravações, depois destas terem sido interrompidas devido à pandemia da Covid-19.
Em terras de Vera Cruz, o ator português foi acusado de ter deixado o projeto a meio e de ter virado as costas a uma das maiores produtoras de ficção do mundo. O namorado de Bárbara Branco sentiu-se ofendido e fez questão de justificar, através das suas redes sociais, os motivos da sua saída.
"Pensei muito antes de escrever sobre este assunto, mas tornou-se difícil não me pronunciar depois de ler algumas notícias que puseram em causa duas coisas muito importantes para mim, e pelas quais tenho o maior respeito: o valor da minha palavra e o meu trabalho. Infelizmente não vou conseguir terminar a novela 'Salve-se Quem Puder', não por decisão minha, mas porque tenho há muito tempo vários compromissos agendados em Portugal que não posso abandonar", começou por escrever na sua conta de Instagram.
O ator continuou o seu discurso, mostrando-se ofendido pelos comentários depreciativos que tem lido a seu respeito. "Desde muito cedo que entendi que há três coisas que tenho como preciosas: a minha palavra, o meu profissionalismo e a profunda gratidão por tudo o que tenho oportunidade de fazer e pelas pessoas que tenho comigo neste jornada. A minha palavra é a coisa mais valiosa que tenho. Assim que dei a minha palavra à Globo e me tornei parte do elenco da novela, surgiu um outro projecto internacional que, logicamente, rejeitei. Por várias vezes isto aconteceu ao longo do tempo que estive no Brasil, e a minha postura foi e será sempre a mesma: um compromisso é um compromisso." Apesar desta "drástica" saída, José Condessa revela que, até ao último minuto tentou "negociar" com a Globo para que a sua personagem não tivesse um fim repentino: "Trabalho todos os dias para ser o melhor profissional que consigo ser. Profissionalismo, para mim, não passa só por trabalhar para ser um bom actor. Traduz-se também na forma como trato todos aqueles com quem trabalho e que confiam em mim. Como tal, e como é meu hábito, desde o primeiro dia, tentei ser o mais correcto com a Globo e com todos os meus colegas de trabalho e, até ao último momento, tentei arranjar uma solução junto com a emissora que não passasse por ter de sair da novela."
Apesar desta "drástica" saída, José Condessa revela que, até ao último minuto tentou "negociar" com a Globo para que a sua personagem não tivesse um fim repentino: "Trabalho todos os dias para ser o melhor profissional que consigo ser. Profissionalismo, para mim, não passa só por trabalhar para ser um bom actor. Traduz-se também na forma como trato todos aqueles com quem trabalho e que confiam em mim. Como tal, e como é meu hábito, desde o primeiro dia, tentei ser o mais correcto com a Globo e com todos os meus colegas de trabalho e, até ao último momento, tentei arranjar uma solução junto com a emissora que não passasse por ter de sair da novela."
Triste por esta saída inesperada, o ator deixou agradecimentos especiais a todos os que o acompanharam neste projeto e um pedido de desculpa por não se ter despedido dos seus companheiros. "Ninguém mais do que eu gostaria que esta viagem tivesse outro final. Sempre sonhei em poder trabalhar na Globo e tive a sorte de poder viver esse sonho.Por agora o Juan vai viver também nesse mundo, no meu coração sei o quanto gostava de lhe dar um final digno, com o amor que "ele" merece. Trabalhei todos os dias para que a nossa novela fosse memorável, e não era de todo desta maneira que gostaria de finalizar este projeto tão bonito."