'
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Negócios e más decisões colocam património de milhões em risco. Luís Figo tenta dar a volta em tempos difíceis

Perda de lucros, uma burla a envolver o seu nome e o casamento com Helen a abanar são algumas das dores de cabeça na vida de Luís Figo, que se esforça para conter o caos e alicerçar o futuro financeiro, sendo que os novos investimentos terão agora de ser muito bem pensados.
29 de agosto de 2024 às 22:14
A carregar o vídeo ...

Desde que pendurou as chuteiras, há cerca de 15 anos, que Luís Figo não sentia tanto os tempos de mudança como agora. Os últimos dois anos não têm sido propriamente fáceis para o antigo internacional português, que começou a ver o seu principal negócio, até então em plena fase ascendente, a dar sinais de crise, ao mesmo tempo que outras situações mais complicadas abalavam a sua vida pessoal, como os rumores de que algo não estava bem no longo casamento com Helen Svedin.

Para agravar a situação, nas últimas semanas viu o seu nome envolvido numa burla milionária relacionada com uma empresa de criptomoeda pela qual deu a cara, a OmegaPro, que durante quatro anos enganou mais de três milhões de pessoas. Entre os lesados, que terão perdido em média um mínimo de 120 mil euros, há portugueses que avançam agora para tribunal no sentido de tentar recuperar a fortuna às mãos de uma empresa que era vista como credível, sobretudo por ter vários nomes sonantes do futebol, como Luís Figo, que apareciam em conferência de imprensa a dar a cara.

Mais uma dor de cabeça para o antigo jogador do Real Madrid e Barcelona, que nas últimas semanas se tem esforçado para conter o caos de notícias menos positivas que assolaram a sua vida.

A última, divlgada pelo 'El Confidencial' prende-se com uma crise na sua principal empresa, a Damash Assets, que o levou a perde mais de meio milhão de euros entre 2022 e 2023.

O ex-jogador decidiu reduzir o ordenado no ano passado de 735.600 euros para 191 mil euros, um corte de 544,6 mil euros em comparação com o que recebeu em 2022, devido a maus investimentos da empresa. 

Os ativos da empresa de Figo também estão a passar por uma queda dramática. No ano passado, a empresa tinha cerca de 13,6 milhões de euros em ativos, menos 9,5 milhões de euros em comparação com 2022, quando este valor rondava os 23 milhões de euros. A empresa, sediada em Madrid, faz investimentos no setor imobiliário. Para além desta, Figo tem também a Damash Minerals, sediada na Costa de Caparica, que explora ferro no Senegal, Guiné e Burkina Faso, mas que estava em expansão para o Mali e para a Mauritânia para extrair ouro, ferro, fosfato, cobre e bauxita. A exploração rende-lhe lucros em torno dos 600 mil euros anuais.

Tudo somado, isso permite a que Luís Figo e a família ostentem um estilo de vida muito acima do normal. O jogador e Helen vivem numa casa de sonho em Madrid e as viagens constantes mostram os dias dourados, que são extensíveis às três filhas.

No entanto, as más notícias dos rombos financeiros deixam no ar algumas preocupações, nomeadamente em relação a se no futuro será possível continuar a manter os mesmos luxos se as contas continuarem em declínio.

CASAMENTO ABANOU MAIS NÃO RUIU

Na vida pessoal, também nem tudo têm sido rosas para o antigo jogador que, não é segredo, viveu recentemente um abanão no casamento com a modelo sueca Helen Svedin. Sobre a longevidade da união dos dois há várias versões, sendo que a imprensa espanhola já chegou a reiterar que vivem um enlace de fachada, e tudo devido ao património milionário que têm em comum.

Os jornais 'Nacional' e 'La Razón' foram mais longe ao afirmar que a união dos dois não passava de uma mentira. "Faz sentido afirmar que o casamento [de Figo e de Helen] é uma grande mentira. Continuam juntos por determinada razão, na intimidade converteram-se em desconhecidos", podia ler-se.

A carregar o vídeo ...
Luís Figo e Helen Svedin mostram ida à praia para provar que está tudo bem no casamento

As especulações subiram de tom quando, há quase dois anos, a revista 'Hola' noticiou que o casamento estava em crise e que o jogador tinha saído de casa, refugiando-se, durante duas semanas, num hotel de luxo no centro de Madrid. "Eles colocaram um parêntesis na relação e refletiram juntos sobre o futuro", disse na altura uma fonte à publicação, não revelando, no entanto, as razões que teriam levado à rutura temporária.

Durante meses, especulou-se se isto não seria apenas o princípio do fim, mas o casal soube dar a volta por cima e calou os rumores com pompa ao surgir junto, em novembro do ano passado, na festa milionária que Figo deu para assinalar os seus 50 anos.

De lá para cá não os temos visto muito juntos. Depois do aniversário, o casal foi fotografado, no Natal, às compras em Madrid e é só, até porque nas redes sociais, os dois raramente partilham fotografias juntos, como forma de proteger um casamento que tem sabido resistir a tudo em prol de uma família unida. 

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável