'
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

O lado da história que não está a ser contado. Polícia Judiciária abre investigação ao desaparecimento de surfista português na Tailândia e há novos dados no caso

Antigo campeão de bodyboard desaparece de forma misteriosa na Tailândia e o tempo urge. Já passaram mais de duas semanas desde que foi visto pela última vez, em "muito mau estado" na ilha paradisíaca de Koh Phangan. Família em Portugal desespera por notícias e vai contratar locais para 'baterem' a ilha, que tem uma vasta selva cheia de perigos e tem historial de mortes violentas. Entretanto, fontes próximas de 'Jojo' alertam para incongruências no discurso da mulher deste.
Rute Lourenço
Rute Lourenço
05 de dezembro de 2024 às 21:50
Daniel 'JoJo Mariani' dos Santos
Daniel 'JoJo Mariani' dos Santos

O estranho desaparecimento do antigo campeão de bodyboard Daniel 'JoJo Mariani' dos Santos, numa ilha paradisíaca na Tailândia, chegou agora às mãos da Polícia Judiciária Portuguesa, que à distância está a acompanhar uma história, partilhada em primeira instância pela mulher do surfista, Avalon Giuliano, mãe dos seus dois filhos, que deu o alerta através das redes sociais.

"O Jojo está desaparecido na ilha de Koh Phangan, na Tailândia, onde vivemos e criamos os nossos dois filhos, Ocean, de 8 anos, e Sky, de 2 anos. Ele está desaparecido há quase 2 semanas, em circunstâncias misteriosas. Temos receio de que ele tenha ido para o mar e talvez não tenha regressado. Encontrei os seus pertences (passaporte, carteira, bilhete de avião, etc.) debaixo de uma árvore muitos dias depois de ele ter desaparecido. A polícia tailandesa não está a ajudar muito – por isso precisamos de pressionar", começou por partilhar Avalon, no início da divulgação do caso, que contava também com eco do pai de Avalon, Geoffrey Giuliano, que usava então a sua ainda que pequena notoriedade - por ser ator e ter participado na série da Netflix 'Squid Game' - para alertar para o desaparecimento de Jojo.

Daniel 'JoJo Mariani' dos Santos com a mulher, Avalon
Daniel 'JoJo Mariani' dos Santos com a mulher, Avalon

Apesar de a queixa estar a ser acompanhada pelas autoridades tailandesas, fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou à Lusa estar a acompanhar de perto o caso de 'Jojo' que, segundo a 'The Mag by FLASH!' conseguiu apurar, já está também nas mãos da Polícia Judiciária Portuguesa, que já terá reunido testemunhos de pessoas próximas do antigo atleta de bodyboard, no sentido de auxiliar na investigação com dados que possam ser relevantes. Até porque o casal viveu durante alguns anos em Portugal, onde nasceria, inclusivamente o filho mais novo, pelo que os seus processos e registos criminais já foram consultados, sendo que há alguns dados que agora podem ser relevantes para o caso do desaparecimento de Jojo, e de estabelecer tanto o seu perfil como o da companheira. 

"Aconteceram algumas coisas em Portugal que levaram à saída do casal de forma mais ou menos repentina", diz uma fonte, alertando também para o outro lado da história para qual ainda pouco se olhou, e que se prende com algumas incongruências no testemunho da mulher de Jojo, Avalon, cujo discurso foi mudando ao longo dos dias. "Inicialmente, a versão primária é que ela tinha deixado o Jojo em frente a um hostel e que nunca mais o teria visto, agora já há registo de uma discussão no dia anterior, altura em que ele teria saído de casa, sendo que no dia seguinte se teriam voltado a encontrar, há questões para as quais não há resposta."

Há, inclusivamente, um vídeo dessa mesma discussão, que terá sido filmado pela própria Avalon, e no qual Jojo "aparece em tronco nu e com um ar bastante desorientado". É, supostamente, a última imagem do surfista desde o desaparecimento, ainda que não forneça grandes pistas sobre o mesmo.

Paralelamente, há também a página de angariação de fundos que Avalon e o pai criaram para fazer face à situação complicada em que a mulher do surfista garantia ter ficado com a sua partida inesperada. Avalon explicou ter perdido o trabalho na sequência do desaparecimento de Daniel e não ter forma de sustentar as crianças, com o pai a garantir que, apesar de ser ator, também tem parcos recursos financeiros.

No entanto, uma pesquisa mais a fundo na questão leva-nos até outro peditório feito para Avalon Giuliano, em janeiro deste ano, quando foi criado um 'gofundme', em que o pai de Avalon pedia dinheiro porque, alegadamente, precisava de realizar uma cirurgia de emergência, enquanto estava afastada da família por motivos de trabalho. 

A página de angariação de fundos criada em janeiro deste ano
A página de angariação de fundos criada em janeiro deste ano

Uma pesquisa mais a fundo nos perfil do pai de Avalon dá ainda conta de que esta foi detida no Estado de Ohio, nos Estados Unidos, em conjunto com o marido, num processo relacionado com tráfico. Num longo audio, é o próprio pai de Avalon que expõe a situação para garantir que a meio da noite houve uma rusga à casa da filha que resultou na detenção desta, mas que as acusações eram completamente infundadas, adiantando que Avalon precisava de fazer tratamentos médicos com marijuana e que tinha um cartão oficial que o comprovava.

Ora, todos os antecedentes desta história e os pormenores levam agora os mais próximos de Jojo a temer que haja coisas a que não estejam a ter acesso, até porque o único veículo de informação que tinha até aqui era o de Avalon, que vai dando conta estar a fazer todos os esforços para encontrar Daniel, desaparecido desde o dia 12 de novembro.

Daniel e Avalon vivem há dois anos na Tailândia
Daniel e Avalon vivem há dois anos na Tailândia

No entanto, a ausência de notícias e o tempo que urge leva a que os mais próximos de Jojo ponderem agora realizar a sua própria busca na ilha, com recurso a meios privados. "A família pondera contratar pessoas que vivam na ilha para bater a selva, as praias, os locais mais recônditos para tentar encontrar o Jojo", diz uma fonte.

Recorde-se que dias após o desaparecimento do marido, Avalon explicava ter encontrado, com recurso a um dispositivo GPS que Daniel tinha na carteira, alguns bens pessoais como o passaporte, uma mochila e também o equipamento de mergulho do português, de 51 anos.

Daniel dos Santos
Daniel dos Santos

O último avistamento do antigo surfista acontece dias após o desaparecimento, alegadamente por locais, que afirmavam ter visto Daniel com vida, ainda que em mau estado e até ferido.

UMA SELVA COM PERIGOS À ESPREITA 

Até ao momento, não há nada que indique o que possa ter acontecido a Daniel, desaparecido na ilha de Koh Pan Ngan, com cerca de dez mil habitantes, na Tailândia, e que tem tanto de encantadora como remota e perigosa. Conhecida pelas suas praias paradisíacas e festas de lua cheia, a ilha rodeia-se também de uma selva a perder de vista que não é, de todo, um local onde alguém possa desaparecer sem estar em perigo. Os animais selvagens que a habitam são um sério aviso já conhecido por quem lá vive e, apesar dos muitos avisos, Koh Pan Ngan tem um historial de histórias com final infeliz, sobretudo para turistas que não medem o perigo.

Em 2017, a história de Elise Dallemange, uma turista belga, encontrada morta na ilha, correu o mundo. A jovem andava a viajar pela Ásia há quase dois anos e meio quando o seu corpo foi descoberto na selva, já parcialmente comido por lagartos. 

No mesmo ano, um casal de turistas foi encontrado morto numa praia paradisíaca da ilha, sendo que três birmaneses seriam detidos por suspeitas de serem os homicidas dos dois britânicos, na casa dos 20 anos, sendo que estes são apenas dois episódios que fazem parte da longa lista de homicídios que fazem com que se cultive quase uma aura de maldição em torno da ilha.

Koh Pan Ngan
Koh Pan Ngan

No entanto, quando ouvida pela FLASH!, Avalon admitiu que Jojo estava em boa forma, nos seus 51 anos, que era um desportista nato e conhecedor da ilha na qual vivem há cerca de dois anos.

Pai extremoso, é também ele quem sempre assumiu o papel de cuidador dos dois filhos, que são cidadãos portugueses e encontram-se agora, de acordo com Avalon, numa situação extrema, sem dinheiro para o seu sustento.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável