'
THE MAG - THE DAILY MAGAZINE BY FLASH!

Antigo campeão de bodyboard português desaparece de forma misteriosa em ilha da Tailândia. Sogro é ator da Netflix e lança apelo na internet

Há mais de duas semanas que Daniel 'JoJo Mariani' dos Santos desapareceu sem deixar rasto numa ilha tailandesa e a família teme o pior. Mulher lança apelo, sogro usa a sua influência internacional para alertar as autoridades e em Portugal a família desespera por uma pista do que possa ter acontecido. Numa história com muitas pontas soltas, que merece o olhar atento do Ministério dos Negócios Estrangeiros, teme-se o pior. Afinal, Koh Pan Ngan tem um historial recentes de mortes por explicar...
Rute Lourenço
Rute Lourenço
03 de dezembro de 2024 às 20:19
Daniel 'JoJo Mariani' dos Santos com a mulher, Avalon
Daniel 'JoJo Mariani' dos Santos com a mulher, Avalon

O apelo foi lançado em várias páginas ligadas ao mundo do surf em Portugal e rapidamente passaria de 'boca em boca' nas redes sociais: Daniel 'JoJo Mariani' dos Santos, ex-campeão nacional de bodyboard, de 51 anos, tinha desaparecido, na ilha tailandesa de Koh Pan Ngan, há cerca de duas semanas, saindo da casa onde vive com a companheira e os dois filhos para não mais voltar.

Foi a mulher do ex-surfista, Avalon, e o pai desta, o ator Geoffrey Giuliano – que participou recentemente na série da Netflix 'Squid Game' – que lançaram o alerta. Através de uma página criada para expôr a situação, davam conta que, no passado dia 17 de novembro, Jojo – como é carinhosamente tratado – tinha desaparecido em circunstâncias misteriorsas, não havendo qualquer pista sobre o seu paradeiro.

A The Mag by FLASH! falou com a mulher do antigo campeão de surf, que garantiu estar a fazer de tudo para encontrar Jojo, ainda que seja um trabalho feito a solo e sem apoio das autoridades tailandesas.

Daniel dos Santos
Daniel dos Santos

"A última vez que o vi foi no dia 17, estive com ele junto a um hostel na baixa e era suposto ele voltar para casa ao fim do dia, como sempre, para tratar dos meninos (Sky, de 2 anos, e Ocean de 8), mas não apareceu. A partir daí nunca mais soube nada dele. Já passou muito tempo e claro que há muitos cenários e hipóteses que me vêm à cabeça, mas tenho dois filhos e como mãe não quero pensar nessas hipóteses. Mas é difícil... Esta não é uma ilha em que se possa desparacer assim, há muitos animais e outros perigos à espreita", contou à The Mag by FLASH! Avalon Giuliano, acrescentando que dias após o desparecimento encontraria o telemóvel de Jojo, carteira e passaportes junto a uma árvore, com recurso a um dispositivo GPS, que o marido tinha num dos seus bens pessoais. "Ele tinha um localizador na carteira, era despistado e por isso usámo-lo para verificar o seu paradeiro. Estava lá a carteira, passaportes, um saco, o fato dele de surf e equipamento de mergulho, mas mais nada", revelou à nossa publicação.

Após o desaparecimento de Jojo, Avalon esperou dois dias até ter notícias do marido, altura em que decidiu apresentar queixa às autoridades tailandesas, no entanto, garante, nada foi feito até ao momento no sentido de encontrar o companheiro. "Não foram feitas quaisquer buscas, não quiseram saber do material que encontrei. Sinto-me completamente sozinha, perdida. Estive a colar cartazes pela ilha com os meus filhos, mas neste momento estou esgotada."

Daniel 'JoJo Mariani' dos Santos,
Daniel 'JoJo Mariani' dos Santos,

Avalon, que dava aulas de inglês remotamente antes do desaparecimento do marido, afirma agora ter perdido o emprego e não ter condições de assegurar financeiramente o sustento das crianças, pelo que criou uma página para angariar dinheiro. Paralelamente, deixou um pedido de ajuda ao Governo português. "Os meus filhos são cidadãos portugueses, o Daniel é português, peço que não me deixem sozinha e me ajudem a saber o que lhe aconteceu."

Segundo uma fonte garantiu à Lusa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros está a acompanhar de perto esta situação e tem mantido contacto próxima com a família em Portugal.

Daniel 'JoJo Mariani' dos Santos com a mulher, Avalon
Daniel 'JoJo Mariani' dos Santos com a mulher, Avalon

Além de Avalon, também o pai da mesma, Geoffrey Giuliano, tem usado a sua voz pública para tornar conhecido o caso do genro. Através de longos vídeos, o ator tem-se mostrado emocionado com o que pode ter acontecido ao genro. E num dos mesmos justifica porque é que, apesar de ser ator, e de ter participado em alguns projetos internacionais – entre os quais a série 'Squid Game' da Netflix – não tem como ajudar a filha e os netos. "Tenho ajudado como posso, mas não pensem que por ser ator ou ter feito este projeto com dimensão mundial, era bem pago, nada disso", justificou. 

AS INCONGRUÊNCIAS NA HISTÓRIA

Antes de se mudarem para a remota ilha paradisíaca na Tailândia (com dez mil habitantes e conhecida pelas suas festas de lua cheia), Daniel e Avalon viveram em Óbidos, sendo que os dois filhos são cidadãos portugueses. Há cerca de dois anos decidiram ir morar para a Tailândia, onde o pai de Avalon também reside, numa mudança de vida que na altura gerou estranheza entre os amigos do antigo campeão de bodyboard português.

À FLASH!, Avalon explicou que foi a paixão pelo mar e o facto de ter crescido na Tailândia que os levaram a mudar de vida, mas a verdade é que passariam a viver então completamente arredados daquela que era a sua antiga realidade em Portugal.

Daniel e Avalon vivem há dois anos na Tailândia
Daniel e Avalon vivem há dois anos na Tailândia

A The Mag by FLASH! falou com algumas pessoas próximas de Daniel em Portugal, que estão a acompanhar de perto esta situação e alertam para algumas situações estranhas neste desaparecimento. "O Daniel nunca desapareceria assim. Era ele o principal cuidador dos filhos e tem uma paixão enorme pelos meninos", explica a fonte, acrescentando que apesar de Jojo ser acompanhado de perto para tratar alguns problemas do foro da saúde mental, dificilmente poria fim à vida. "Não tem perfil suicida, não se coaduna com o amor que tem pelos filhos. Acreditamos que há alguma coisa que não está a ser bem contada nesta história. E que isso é o que falta para se conseguir perceber o que aconteceu". 

Entre a família e amigos mais chegados, o sentimento é de "angústia e impotência", no entanto todos estão a colaborar com as autoridades portugueses no sentido de fornecer todo o contexto de Jojo, que se tornou conhecido em Portugal devido à sua aptidão para o bodyboard. 

Daniel dos Santos
Daniel dos Santos

Paralelamente, há a sensação de que a história conforme tem sido partilhada tem sofrido várias alterações ao longo dos últimos dias. "Não queremos estar a lançar suspeitas, mas na verdade, há coisas que a seu tempo serão explicadas, mas que por agora não batem certo", refere a fonte. 

UMA ILHA COM HISTORIAL DE PERIGOS

As praias deslumbrantes de Koh Pan Ngan atraem milhares de turistas, mas a remota ilha a sudoeste da Tailândia tem um historial de mortes trágicas e há o registo de vários turistas que, ao longo dos últimos anos, perderam a vida no local onde Daniel está agora desparecido. 

Koh Pan Ngan
Koh Pan Ngan

Em 2017, a história de Elise Dallemange, uma turista belga, encontrada morta na ilha, correu o mundo. A jovem andava a viajar pela Ásia há quase dois anos e meio quando foi encontrada na selva enforcada e com o corpo já parcialmente comido por lagartos. 

"A ilha tem muitos perigos, animais extremamente perigosos, selvagens. Não é um sítio em que se possa estar desaparecido", alerta Avalon, apontando a vasta selva como um local onde facilmente alguém pode desparecer sem deixar rasto.

No mesmo ano, um casal de turistas foi encontrado morto numa praia paradisíaca da ilha, sendo que três birmaneses seriam detidos por suspeitas de serem os homicidas dos dois britânicos, na casa dos 20 anos.

Koh Pan Ngan
Koh Pan Ngan

Um outro turista foi encontrado morto depois de alegadamente ter caído de uma falésia e meses antes também o corpo de Luke Miller, um inglês, de 26 anos, seria encontrado a boiar na piscina de um hotel da ilha.

Tudo isto fez com que Koh Pan Ngan, conhecida pelas suas festas de Lua Cheia, se tornasse, de repente, num local referenciado pelos seus perigos à espreita. Apesar da 'maldição' em torno da ilha, os casos dos turistas desparecidos acabaram por conhecer um desfecho. Até à data Daniel 'JoJo Mariani' dos Santos continua desaparecido.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável