'
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Os anos dourados de Cotrim de Figueiredo como diretor da TVI: do "fraquinho" por Cristina Ferreira à loucura da 'Casa dos Segredos'

"Acabou a conversa num abraço e a sussurrar-me 'amo-te muito'". Foi isto que Cotrim Figueiredo ouviu de Cristina Ferreira, a apresentadora em quem acreditou aquando da sua passagem como diretor-geral da TVI. Esta e muitas outras história da "outra vida" que o candidato liberal tem no seu currículo cargos tão diferentes como uma experiência no BPP ao lado de João Rendeiro e a direção-geral da TVI, onde ficou grande amigo de Cristina Ferreira, que admite ter sido o responsável por lançar a solo.
06 de junho de 2024 às 20:03
João Cotrim Figueiredo, Cristina Ferreira, Marcelo Rebelo de Sousa
João Cotrim Figueiredo, Cristina Ferreira, Marcelo Rebelo de Sousa

João Cotrim de Figueiredo é, aos 62 anos, o candidato pela Iniciativa Liberal à Europa, mas bem que pode dizer que é, literalmente, o homem dos sete ofícios. Do seu currículo constam os desafios mais inusitados, como vender porta a porta, servir cocktails em bares ou lavar pratos para ganhar dinheiro na juventude.

Depois disso, foi administrador da Compal e da Nutricafés, entre 2000 e 2006 e, nesse mesmo ano, vai parar à Privado Holding, a dona do Banco Privado Português (BPP), a famosa instituição criada por João Rendeiro, o ex-"patrão" de João Cotrim de Figueiredo.

Mas o desafio mais fora da sua zona de conforto terá sido mesmo aquele que o levou a liderar, durante um ano e meio, entre abril de 2010 e outubro de 2011 a TVI, sucedendo a José Eduardo Moniz no cargo de diretor-geral. A sua passagem pelo canal foi curta mas intensa, com o político a orgulhar-se de ter lançado, por exemplo, no mercado português a primeira edição da 'Casa dos Segredos'.

Cotrim esteve ainda na estação em alguns dos seus anos de ouro quando o canal liderava as noites de domingo com o sempre aguardado comentário do agora presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

Da sua passagem pelo canal de Queluz de Baixo, o candidato europeu guarda ainda boas relações de amizade que construiu com alguns rostos televisivos, sendo que nunca escondeu que tinha um fraquinho especial por Cristina Ferreira. Isso mesmo foi notório quando a apresentadora o recebeu no seu programa da SIC, em 2019, para falar do seu percurso enquanto candidato da Iniciativa Liberal. 

No final, os dois deram um forte abraço e foi visível que Cotrim de Figueiredo tinha segredado qualquer coisa a Cristina. Mais tarde, nas redes sociais, a estrela acabaria por desvendar o mistério, revelando alguma emoção.

Cristina Ferreira e Cotrim de Figueiredo
Cristina Ferreira e Cotrim de Figueiredo

"Acabou a conversa num abraço e a sussurrar-me 'amo-te muito'. Há pessoas que entram na nossa vida para não mais sair", rematou a apresentadora, ilustrando com um 'emoji' em forma de coração.

Apesar de Cotrim só ter estado um ano e meio no canal, de onde seguiu para o Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Cristina admite que a passagem do político pela estação a marcou particularmente.

"Foram anos muito bons", recordou Cristina Ferreira na mesma conversa, desfazendo-se em elogios diretos ao ex-chefe. "Deixa-me dizer-te publicamente que és o diretor do coração. E isto não é desmerecer o trabalho de nenhum outro. E isto por uma coisa: se hoje fores perguntar, nos corredores da TVI, qual foi o diretor que conhecia os nomes até de um empregado de limpeza, não há ninguém que não diga que não és tu. E isso não é para todos. Costumo dizer que eras bom de mais para a televisão".

Cotrim de Figueiredo ficou emocionado e meio embaraçado, agradeceu as palavras de Cristina e ofereceu-lhe um presente: uma moldura com uma fotografia em que a então apresentadora da SIC surgia na TVI ao lado dele e de Marcelo Rebelo de Sousa.

João Cotrim Figueiredo, Cristina Ferreira, Marcelo Rebelo de Sousa
João Cotrim Figueiredo, Cristina Ferreira, Marcelo Rebelo de Sousa

LANÇA CRISTINA A SOLO

Entre as conquistas de Cotrim na TVI, este afirma que está o facto de ter acreditado no potencial de Cristina Ferreira quando muitos apenas a viam como a parceira de Manuel Luís Goucha.

No decorrer da conversa que tiveram no seu programa, na SIC, a apresentadora não escondeu o carinho que lhe terá sempre por isso. "Gosto tanto de ti", ao que Cotrim de Figueiredo respondeu com uma conversa privada que tiveram sobre o lançamento de Cristina a solo.

Cristina Ferreira e Cotrim de Figueiredo
Cristina Ferreira e Cotrim de Figueiredo

"Lembras-te da primeira conversa a sério que tivemos. Resististe para aí durante dez minutos, ou mais, à minha tese de que eras capaz de fazer muito mais do que estavas a fazer na TVI? Achavas que ainda não sabias fazer coisas sem o Manel [Luís Goucha] e eu disse-te: 'Cristina, és capaz e vamos fazer por isso. Vamos criar-te as condições para seres bastante mais do que estás a fazer hoje'", relembrou, referindo-se ao programa 'Somos Portugal', que profissional apresentou na TVI entre 2011 e 2017.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável