
Não são casados, mas Cláudia Campo, a atual namorada de Pinto da Costa, parece levar muito a sério os votos que prometem amar e acompanhar na saúde e na doença. É precisamente na altura em que o presidente portista está mais frágil que a bancária estreita laços com o companheiro, naquela que os amigos acreditam que será a última relação do líder dos dragões. "A Cláudia tem sido incansável. Está ao lado do Pinto da Costa na altura mais difícil, quando a saúde dele já está mais delicada", diz uma fonte próxima do dirigente, de 84 anos.
Os dois surgiram recentemente juntos no batizado da neta de Pinto da Costa, filha de Joana, revelando que a união está para durar e resistiu às investidas de Fernanda Miranda. Há cerca de um ano, a brasileira entrou novamente em cena e veio abalar a estabilidade emocional do presidente do FC Porto.
Há quem diga que o líder nunca conseguiu esquecer a ex-companheira e a reconciliação esteve iminente. "Nessa altura, a Fernanda tinha acabado de se separar [do empresário Miguel Osório, com quem teve um filho] e houve uma aproximação ao Pinto da Costa, mas o casamento deles sempre foi muito intenso, cheio de altos e baixos e nesta fase da vida, ele precisa de alguém mais calmo ao lado. Acho que isso pesou na decisão de ficar com a Cláudia", acrescenta a fonte.
Pinto da Costa e Fernanda Miranda foram vistos juntos durante mais de dois meses, às claras, na cidade do Porto e a brasileira chegou, discretamente, a acompanhar o líder portista a algumas viagens do clube, nunca marcando, no entanto, presença nos estádios. Mas, passada a euforia inicial, os problemas do passado falaram mais alto e o casal afastou-se novamente. "Pouco depois disso, a Fernanda desapareceu do Porto. Apagou a conta oficial que tinha no Instagram e agora fala-se que está em Barcelona. Mas a vida dela tem sido assim: vai e volta", explica a fonte.
"A Fernanda [Miranda] desapareceu do Porto. Apagou a conta oficial que tinha no Instagram e agora fala-se que está em Barcelona" Fonte próxima de Pinto da Costa
Mas quem voltou, e para ficar, foi Cláudia. A bancária, 40 anos mais nova do que Pinto da Costa, é agora a companhia oficial do líder azul-e-branco. São vistos a almoçar a dois diariamente e moram juntos na casa que Pinto da Costa tem no centro do Porto. Ao contrário de Fernanda, Cláudia até convive com os filhos do namorado. "A Fernanda sempre teve uma relação de conflito com a Joana. A Cláudia é, digamos assim, tolerada pelos filhos".
UMA VIDA DE MUITO AMOR
A vida amorosa de Pinto da Costa dava certamente um filme. Foi casado cinco vezes, duas delas com a mesma mulher, a mãe da filha Joana, Filomena. O primeiro amor, por Manuela Carmona, foi o mais estável, tendo durado quase 30 anos. A partir daí, pode-se dizer que a vida sentimental do presidente do FC Porto tem sido uma montanha-russa de emoções. Ao longo dos anos, as mulheres sucederam-se na vida de Pinto da Costa, assim como as polémicas.
Por exemplo, o segundo casamento com Filomena Morais acabou em clima de guerra, com a empresária a lamentar-se que só soube do divórcio pelas revistas. "Foi um balde de água gelada. Nunca houve uma conversa. Deixou-se fotografar em público com outra pessoa e saiu de casa. Soube que nos tínhamos divorciado ao mesmo tempo que toda a gente. Separou-se sem eu saber. Não sei como é possível uma pessoa ir a tribunal e a outra nem ser notificada", acusou Filomena.
A outra pessoa a quem Filomena se referia era Fernanda Miranda, por quem Pinto da Costa se apaixonou perdidamente. Diz quem se recorda como tudo aconteceu que os dois se conheceram na loja de roupa onde a jovem trabalhava, num centro comercial do Porto, e que foi amor à primeira vista. Ainda casado com a mãe da filha, o presidente azul e branco assumiu o novo amor em poucas semanas ao levar a companheira a assistir a uma peça no Teatro Sá da Bandeira, perante a incredulidade de Filomena, que ainda se julgava dona e senhora do coração de Pinto da Costa.
O AMOR MAIS POLÉMICO
Mas de todos os casamentos, o mais polémico foi certamente com Carolina Salgado. Os dois conheceram-se numa casa de alterne ‘O Calor da Noite’ e a paixão foi tão tórrida que levou o líder dos dragões a pedir a acompanhante de luxo em casamento. Foram três anos de amor intenso, e o divórcio que mais dores der cabeça deu a Pinto da Costa. Revoltada com a separação, Carolina escreveu um livro, contou no filme ‘Corrupção’ tudo o que viveu com o presidente portista e as revelações deram origem ao processo ‘Apito Dourado’. Pelo meio, houve acusações de violência doméstica, 30 mil euros retirados de uma conta conjunta (e que depois Carolina teve de devolver) e polémicas suficientes para alimentarem novelas semanais nas revistas cor-de-rosa.
OS ROMANCES DE QUE JÁ NINGUÉM SE LEMBRA
Quando se fala das mulheres de Pinto da Costa, provavelmente o nome de Carolina Salgado é o primeiro a vir à cabeça da maioria das pessoas. Mas houve alguns romances que, de tão fugazes, já não são recordados por quase ninguém.
Por exemplo, quem se lembra de Liza Silva, a brasileira de curvas perigosas que, durante um verão, foi fotografada a fazer massagens na praia ao presidente do FC Porto? O romance não durou o suficiente para Liza ser lembrada, mas a verdade é que na altura – e à semelhança do que faz com todas as suas ex-namoradas – Pinto da Costa ofereceu-se para pagar a faculdade da brasileira no Brasil e ainda uma pensão de alimentos à brasileira. Recentemente, porém, esta veio queixar-se de ter sido esquecida pelo ‘ex’ e diz que, agora, vive "na miséria".
Outro caso de quem nem aqueceu o lugar foi Sílvia Costa, a mulher que sucedeu a Fernanda Miranda. Trata-se de um amor antigo de Pinto da Costa. Os dois já tinham tido um relacionamento fugaz no passado, após o primeiro divórcio de Filomena Morais e o amor acabou por ser reavivado depois de uma nova separação, desta vez de Fernanda. Os dois chegaram a ser fotografados juntos no Estádio do Dragão e em viagens oficiais, mas conforme começou, assim acabou. Fernanda, que não gostou de ser trocada por Sílvia, voltou com tudo e conseguiu reconquistar o portista.
Estes são os romances conhecidos de Pinto da Costa, que, no amor como na vida, não deixa nada por fazer. "É um dom Juan. Gosta muito de mulheres, sempre gostou", explica à ‘FLASH!’ uma fonte, adiantando que nas relações, o homem-forte dos azuis e brancos dá tudo ou nada. "Há muitas ex com quem ele continua a manter uma boa relação. E quando as coisas acabam bem, ele ajuda-as financeiramente. Mas se há alguma polémica, corta. E há pessoas que ele nem pode ver à frente. A Carolina e a Filomena estão no topo da lista".
Todos acreditam que Cláudia Campo será a mulher que irá acompanhar Pinto da Costa, com 84 anos, até ao fim dos seus dias, mas também há os mais céticos. É que o presidente do FC Porto já nos habituou a que num estalar de dedos tudo muda e que a única coisa a que se mantém fiel é ao azul do seu clube. Por isso, o melhor é aguardar pelas cenas dos próximos capítulos, de preferência sentado e com um balde de pipocas. É que na vida de Jorge Nuno Pinto da Costa há sempre espaço para uma boa novela mexicana.