'
The Mag - The Daily Magazine by FLASH!

Porque é que ninguém fala? A mágoa de Manuel Marques ao ser abandonado por todos e as amizades destruídas com o processo de violência

Ator, de 50 anos, enfrenta uma situação particularmente tens com as acusações de violência domésticas feitas pela filha mais velha, Inês. Há relatos de situações de agressividade física, incitamento ao suicídio e insultos graves, que deixam os mais próximos de Manuel Marques estupefactos. No entanto, falta ouvir Manuel Marques, que se mantém em silêncio numa história que envolve também ressentimentos, ciúmes e uma polémica traição.
Rute Lourenço
Rute Lourenço
16 de julho de 2025 às 20:23
Manuel Marques enfrenta acusações de violência doméstica pela filha mais velha
Manuel Marques enfrenta acusações de violência doméstica pela filha mais velha

As queixas feitas há cerca de um mês pela filha mais velha de Manuel Marques, na polícia em Cascais, deixam o ator, de 50 anos, numa posição particularmente difícil. Acusado de violência doméstica, a antiga estrela de 'Festa é Festa', da TVI, viu Inês, de 18 anos, relatar diversas situações que remetem para um perfil de agressividade e violência, que se terão estendido no tempo, com a maioridade a dar à jovem resolução para avançar com uma queixa na polícia.

Entre as acusações que, entretanto, vieram a público e que constam do processo que está nas mãos do Ministério Público há relatos da mãe de Inês e de Elisa, de 9 anos, Ana Martins, que prestou declarações e pediu a avaliação psicológica do ex-marido, para determinar se este tem condições para continuar a manter a guarda em vigor (fins de semana alternados). Numa dessas acusações, há descrições de situações que se afiguram num contexto de “Incitamento ao suicídio”. “Num momento de crise emocional da Inês, o pai disse-lhe ‘Se queres matar-te, escolhe. Queres a faca ou os comprimidos? Os comprimidos são uma morte fácil”, é descrito no processo, tornado público pelo site 'Dioguinho', assim como a descredibilização dos sentimentos de Inês, que se terá começado a automutilar.

Ana Martins e Manuel Marques
Ana Martins e Manuel Marques

"A Inês começou a automutilar-se e iniciou acompanhamento psiquiátrico. O pai desvalorizou totalmente, dizendo que se magoava apenas para o manipular”. 

De acordo com a mãe, insultos como "burra", "cobarde", "maricas" e "não serves para nada" seriam ainda uma constante, sendo que numa das ocasiões, quando Inês teria 11 anos e Manuel Marques ainda estaria com Ana Martins, esta dá conta que, numa discussão mais acalorada entre pai e filha, este lhe atirou com um casaco, que lhe terá batido na cabeça com um fecho, causando uma hemorragia, relata a 'Nova Gente'. 

Polémica familiar com Manuel Marques, Beatriz Barosa e filhas gera tensão e caso judicial
Polémica familiar com Manuel Marques, Beatriz Barosa e filhas gera tensão e caso judicial

Uma situação que sugere que a violência terá começado ainda no período em que o casal – que viveu 15 anos lado a lado estaria junto. No entanto, tal nunca foi denunciado por Ana Martins às autoridades, a não ser agora.

Nos próximos dias, Manuel Marques deverá ser ouvido pelo Ministério Público e o seu depoimento será de extrema importância numa história que, até agora, carece de contraditório, uma vez que o ator se remeteu ao silêncio sobre o assunto. Perante as entidades competentes, o ator terá de explicar se Inês fez um relato fiel do que aconteceu ou exacerbou os relatos devido aos sentimentos de revolta que pautarão um relacionamento difícil entre pai e filha, e que se terá agravado com uma separação abrupta devido ao facto de Manuel Marques se ter apaixonado por Beatriz Barosa. Esse contexto de rutura e separação familiar será também analisado para perceber se não haverá aqui ressentimentos que possam toldar os relatos de mãe e filha, que acontecem mais de quatro anos depois da separação.  

O 'ABANDONO' DOS AMIGOS

No meio de todo este drama, Manuel Marques tem-se entregado ao trabalho, com a peça 'Swing', para superar o momento de crise, que o levou a colocar tudo em perspetiva, inclusivamente quem são os seus verdadeiros amigos.

Se é certo que da parte da companheira, Beatriz Barosa, tem tido um apoio incondicional, assim como da irmã desta, Luisinha Oliveira, no panorama mediático reina um silêncio desconfortável para Manuel Marques, nomeadamente por parte do elenco de 'Festa é Festa', de quem o ator foi muito próximo durante anos.

Publicamente, Marques apenas viu Cláudio Ramos sair em sua defesa, enquanto Cristina Ferreira não baixava a guarda, garantindo que, apesar de ter privado com o ator durante o tempo em que durou 'Festa é Festa', não eram amigos de casa, pelo que não o conhecia na intimidade.

A ausência de vozes em sua defesa está a ser difícil de digerir, mas ainda assim terá sido o facto de Eduardo Madeira ter testemunhado a favor da filha que mais o arrasou. Os dois eram amigos de casa e ver o humorista virar-lhe costas de forma tão declarada terá levado ao fim de uma amizade de anos e ao nascimento de uma mágoa, que Manuel Marques ainda está a tentar processar.


Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável