
Longe vai o tempo em que as desilusões amorosas e as traições se curavam a devorar chocolates compulsivamente ou a esvaziar garrafas de uísque – o que era péssimo para a dieta e para o fígado –, fechados em casa, vestidos de pijama, com um molho de lenços de papel por companhia. Agora, quando alguém nos destrói o coração, se tivermos uma base com muitos milhões de seguidores nas redes sociais e até soubermos cantar, podemos transformar o desgraçado de um coração partido num negócio milionário, com o bónus da doce vingança. Bem-vindos à era da 'Pop Revenge'!
Mas vamos a exemplos práticos. E são muitos. A cantora colombiana Shakira separou-se recentemente do jogador espanhol Gerard Piqué. Ao que parece, o ex-futebolista do Barcelona enamorou-se por uma tal de Clara Chia e a cantora acabou traída na própria casa. Em boa verdade, isto é capaz de enfurecer qualquer um. Shakira usou toda a sua raiva e mágoa para compor uma nova música. 'BZRP Music Sessions #53', single lançado há cerca de duas semanas, é um ataque feroz ao ex-companheiro, com o videoclipe a ultrapassar os 200 milhões de visualizações no YouTube.
Nesta novela que já dura há várias semanas, a canção é o culminar de toda a tensão entre o ex-casal, com a letra construída por indiretas ao pai dos dois filhos da cantora: "E contigo já não regresso nem que chores ou supliques. Entendi que não é culpa minha que te critiquem, eu só faço música". Assim como à jovem Clara: "Tem nome de boa pessoa, claramente (Clara) não é como parece. Tem nome de boa pessoa, claramente é igual a ti". E conclui: "Valho por duas de 22. Trocaste um Ferrari por um Twingo. Trocaste um Rolex por um Casio". Na resposta, Piqué encontrou forma de fazer algum dinheiro extra a promover a marca de relógios.
Ao longo da música, a cantora vai fazendo citações de situações específicas que fazem referência à tumultuosa separação do casal, depois de 11 anos de relação.
Um dia depois de Shakira, foi a vez da cantora norte-americana Miley Cyrus lançar o single 'Flowers', que deverá fazer parte do álbum 'Endless Summer Vacation', com lançamento previsto lá mais para março. Também a nova canção de Miley traz algumas farpas para o ex-marido da cantora, o ator Liam Hemsworth.
Recorde-se que Cyrus e Hemsworth conheceram-se durante a rodagem do filme 'When I Look at You, de 2010, em que interpretam um casal. Começaram a namorar e casaram em 2018. O casamento acabou no ano seguinte, meses depois da mansão de Cyrus ter sido consumida pelas chamas em Malibu, Califórnia. "I can love me better than you can ("Posso amar-me melhor do que tu podes", em tradução livre)", diz a canção lançada por Miley no dia de aniversário de Liam.
ELES QUE SE CUIDEM...
Mas a lista das divas da pop em missão de vingança já é longa. Em 2020, Lady Gaga lançou 'Fun Tonight', canção dedicada ao ex-companheiro, Christian Carino. "Sinto-me numa prisão infernal. Se eu gritar tu sais, quando estou triste tu só queres brincar. Já chega, por que fico?". A letra é uma clara referência à forma como Christian tratava a saúde mental da cantora.
Aos 21 anos de idade, Billie Eilish transformou a sua desilusão amorosa numa canção de vingança. No seu último álbum, lançado em 2021, 'Happier than Ever', a faixa com o mesmo nome foi composta a pensar no ex-namorado Brandon Quention Adams, o conhecido rapper 7:AMP. "Tudo o que tu fizeste foi deixar-me triste (...)/ arruinaste tudo de bom", um recado cheio de frustração e mágoa, para depois terminar: "mais feliz do que nunca". O raper e a cantora começaram a namorar quando ela tinha 16 anos de idade e ele 22. O namoro chegou ao fim depois da atuação de Billie no festival Coachella, em 2021. A cantora terá ficado aborrecida por o então namorado não a ter procurado para lhe dar apoio, frustrada ao enganar-se na letra de 'All the Good Girls Go to Hell', no palco do festival californiano.
Selena Gomez, de 30 anos de idade, e Justin Bieber, 28, namoraram entre 2012 e 2018, numa relação marcada por altos e baixos. No documentário 'Selena Gomez: My Mind and Me', a cantora admitiu que foi difícil terminar um romance que foi construído sob o olhar escrutinador dos fãs e da comunicação social. "Eu sentia-me assombrada por um relacionamento que ninguém queria deixar para trás, mas aí eu simplesmente segui em frente. Eu já não tinha mais medo", assumiu Selena. O fim da relação acabou por resultar em várias canções. Numa dessas músicas, 'Lose You to Love', Selena refere-se ao anúncio de casamento entre Bieber e a modelo canadiana Hailey Baldwin, apenas dois meses depois do fim do namoro. "Em dois meses, tu substituíste-nos, como se fosse fácil. Fizeste-me pensar que eu merecia. Eu precisava odiar-te para me amar. E agora é adeus para nós", diz a letra da canção.
Taylor Swfit é talvez a cantora que mais utiliza as canções para enviar indiretas aos ex-namorados. 'Style', do álbum '1989', terá mensagens destinadas a Harry Styles, ex-namorado da cantora. A faixa 'All Too Well', do álbum 'Red', de 2012, alegadamente descreve o fim da relação de Swift com o ator Jake Gyllenhaal, e é uma das músicas de maior sucesso da cantora norte-americana.
O sétimo álbum de estúdio de Beyoncé, ‘Renaissance’, chegou ao público em julho de 2022, seis anos depois do seu último trabalho a solo, 'Lemonade'. Neste novo disco, a cantora norte-americana debruça-se sobre a discussão acerca da infidelidade do seu marido, Jay-Z, admitida pelo próprio durante uma entrevista em 2017. Ao longo das 16 faixas que compõem ‘Renaissance’, Beyoncé aborda em várias ocasiões as críticas de que o casal foi alvo depois das revelações e como os dois conseguiram sarar uma relação que parecia aproximar-se do abismo.
A traição já tinha sido referida no álbum 'Lemonade', de 2017, ano em que a cantora liderou a lista das mulheres mais bem pagas na música. Sobre o álbum e as referências à traição, Jay-Z disse na altura: "Nós estávamos sentados no olho do furacão. (...) Era desconfortável e nós tivemos muitas conversas." No final do processo, o rapper e produtor musical ficou a admirar ainda mais a mulher: "Estou muito orgulhoso da música que ela fez. (...) Ela é incrível."
O EXEMPLO PORTUGUÊS
Por cá, também Mia Rose, depois do fim do casamento com Miguel Cristovinho, em 2020, deixou algumas farpas ao músico dos D.A.M.A, com a música 'Known Better'. Com o fim do casamento, o ex-casal deu a entender que as coisas não estavam pacíficas, com as "bocas" a sucederem-se nas redes sociais. O single 'Known Better' fala de uma relação conturbada, e, na altura, a cantora escreveu numa publicação: "You've got some balls to say you're sorry [É preciso bolas/'tomates' para pedir desculpa]".
Se juntarmos todas as "canções de vingança" ficamos com uma encantadora 'playlist', um excelente lembrete para que nunca esqueçamos de tratar bem quem está ao nosso lado. Caso contrário poderemos sofrer as consequências da 'pop revenge'.