'

Notícia

THE MAG - The weekly magazine by Flash!

Quem tramou Cristiano Ronaldo? O trono de Manchester já era e o futuro escreve-se com outras promessas

O português é quase sempre um dos melhores em campo. Mas o Manchester United atravessa um dos piores momentos dos últimos anos. E de "golden boy" Cristiano pode passar a ser o maior sacrificado para um futuro diferente do clube.
Rui Teixeira
Rui Teixeira
25 de novembro de 2021 às 23:42
As imagens do desânimo de Cristiano Ronaldo no Manchester United
Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo
Primeiro vamos contextualizar o estado em que estão as coisas: o Manchester United é 8º classificado na Premier League, a 12 pontos do líder Chelsea e ainda estamos a um mês do Natal. Mais: nos últimos 5 jogos o United perdeu 4 e em 3 deles foi goleado. E o futuro não se prevê menos cinzento, já que no domingo a deslocação é precisamente à casa do Chelsea. Teme-se o pior.

Das duas uma, ou Cristiano Ronaldo consegue mais uma vez carregar a equipa às costas e vencer a formação de Londres ou em caso de novo desaire é o adeus antecipado ao sonho de conquistar o campeonato. E pode ser o princípio do seu fim no clube.

A carregar o vídeo ...
Veja o primeiro golo do filho de Cristiano Ronaldo no Manchester United
As coisas para já correm melhor na Liga dos Campeões e no último jogo em Villarreal, Cristiano mostrou como não desaprendeu de marcar golos em Espanha. E fez questão de se gabar disso na flash interview, zona onde quando perde ninguém lhe coloca a vista em cima.

...
Cristiano Ronaldo em Manchester Foto: getty images

RASPANETE NO BALNEÁRIO

Aos 36 anos, Cristiano Ronaldo mantém vivas todas "as ganas" de vencer títulos, mas este regresso a Old Trafford pode ter sido um passo errado, ou uma espécie de remate por cima da barra em vez de um pontapé certeiro para o fundo das redes. O capitão da seleção portuguesa joga e "tenta fazer jogar", como se diz em futebolês, mas a equipa não corresponde. Nem Bruno Fernandes tem conseguido estar à altura.

No final da humilhante derrota por 4-1 com o Watford, clube que em tempos já pertenceu a Elton John, a paciência acabou aos donos do United - a família Glazer - e quando isso acontece como não se podem mandar meia dúzia de jogadores embora, despede-se o treinador. Mas neste caso os americanos tinham razão em fazer as contas a Ole Gunnar Solskjaer, que já não era solução para o problema. E a antiga glória do clube regressa à Noruega com 9 milhões de euros no bolso.

No final desse jogo Cristiano Ronaldo terá puxado dos galões de capitão e estrela maior do balneário e dado uns berros valentes aos seus colegas. Segundo revelam os jornais britânicos CR7 exigiu "compromisso" aos jogadores e mostrou "o seu choque" com o estado atual do clube. "Vocês estão mal habituados com muitas facilidades. Este não é nível do United", terá dito na cara de todo o plantel. A resposta foi silêncio.

A carregar o vídeo ...
'Já vão saber daqui a uma hora': Ronaldo mantém tabu à chegada a Lisboa

PESCOÇO NO CEPO

Doze anos depois de sair para o Real Madrid, Cristiano tenta neste regresso ao local onde já foi muito feliz ser a faísca que faça despertar de novo o clube para as conquistas. Mas não está a ser fácil. Se ainda tem poder dentro do balneário, fora dele o seu estatuto de melhor do mundo parece servir de pouco.

Cristiano terá confidenciado a pessoas importantes do United quem deveria ser a escolha para próximo treinador. Os jornais encheram-se de alternativas - Zidane, Brendan Rodgers, Laurent Blanc e Julen Lopetegui - mas CR7 indicou o selecionador espanhol Luis Enrique, que conhece bem dos embates contra o Barcelona, como a pessoa capaz de devolver a magia ao "Teatro dos Sonhos" que é o estádio Old Trafford.

Mas os responsáveis do clube inglês não parecem inclinados em fazer a vontade a Cristiano. Antes pelo contrário. Podem mesmo sacrificar o "golden boy" à vista de todos. Se o próximo treinador do clube for Brendan Rodgers (atualmente no Leicester) o norte-irlandês vai despedir Ronaldo no final da época, se não já em janeiro. E porquê? Bom, porque o treinador quer criar alicerces para uma equipa de futuro e a idade no passaporte de Cristiano não é compatível com este projeto. Mesmo que seja o melhor do United. Mesmo que seja o melhor em Inglaterra.

...
Ronaldo não consegue conter as lágrimas Foto: getty images
"Ele é o melhor. No futebol contam os resultados. Se por um lado a equipa não está a ter os resultados esperados, por outro lado o Cristiano Ronaldo tem sido um dos melhores da equipa. Posto isto, não entendo as críticas", disse... Luís Figo, que raramente se pronuncia sobre Cristiano, reconhecendo que o português tem sido saco de pancada em Manchester.

...
Luís Figo

Enquanto não há novo treinador, a equipa vai a jogo sob o comando interino de Michael Carrick, outra antiga estrela do clube, fã incontestável de Ronaldo, com que partilhou o balneário sob o comando do mítico Alex Ferguson. Mas isso vale o que vale. E se Ronaldo já foi o rei de Manchester, qualquer dia arrisca-se a trocar o trocar o seu lugar no trono por um no cadafalso.

...
Rei Ronaldo Foto: getty images


O FUTURO EM LISBOA?

Cristiano Ronaldo não regressou ao United para ficar fora da corrida dos títulos e da Champions. E se não for convidado a sair - até porque a massa salarial do clube aumentou 25% com a sua chegada - pode ser mesmo ele a colocar um ponto final nesta aventura nos reds devils... piscando o olho ao outro gigante de Manchester, o City, que já esteve perto de o contratar no último verão. Ronaldo quer continuar a jogar na Liga dos Campeões onde é o maior marcador de sempre e caso o United fique afastado da Champions na próxima temporada, então CR7 tem "razões" para procurar outro clube. Nem que seja o vizinho rival.

A carregar o vídeo ...
Depois da saída polémica do Real Madrid, o jogador pode voltar a viver naquele país.

Mas há mais por onde escolher. Outra hipótese seria o regresso ao Real Madrid, onde marcou 450 golos em 438 jogos pelos merengues. E depois surgem os tentadores euros do árabe Nasser Al-Khelaïfi, dono do Paris Saint-Germain, cujo adeptos iriam adorar ver CR7 ao lado de Messi, Neymar e Mbappé.

Por fim, a escolha do coração, a que iria deixar Dolores Aveiro a explodir de alegria: o regresso ao Sporting. Aqui sim seria voltar a casa, ao clube que o formou como homem e o lançou para o futebol mundial. E será de todo impossível?

Georgina, grávida de gémeos, iria gostar de criar os filhos do casal em Lisboa, onde possuem a penthouse mais cara do País.

A carregar o vídeo ...
O apartamento tem 250 metros quadrados de área, localiza-se num décimo quarto andar, com uma vista panorâmica para o rio Tejo e sobre Lisboa. O negócio foi intermediado pela Vanguard Properties,




Vai gostar de

você vai gostar de...

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável
Subscrever