'

Notícia

THE MAG - The weekly magazine by Flash!

Rhed: o jovem artista anónimo inspirado por Paula Rego que vendia quadros por milhares e é afinal o filho de Madonna

Descendente da estrela da pop e do realizador Guy Ritchie criou arte que acabou transacionada por dezenas de milhares de libras, sob um pseudónimo, mas pontos de interrogação surgem sobre o quão genuína foi a ascensão do jovem à elite artística.
Afonso Coelho
Afonso Coelho
13 de janeiro de 2022 às 22:00
Quem é Rocco Richie, aliás Rhed, a nova coqueluxe das artes plásticas que afinal é filho de Madonna e Guy Ritchie
Rocco com a mãe, Madonna, o pai, Guy Ritchie e a irmã, Lurdes
Rocco Ritchie, Rhed
Rocco Ritchie, Rhed
Rocco Ritchie, Rhed
Rocco Ritchie
Rocco Ritchie, Rhed
Rocco Ritchie, Rhed
Rhed, ou Rocco Ritchie
Rocco Ritchie, Rhed
Rocco Ritchie, Rhed
Rocco Ritchie, Rhed
Rocco Ritchie, Rhed
Rocco Ritchie
Rocco Ritchie, Rhed
Rocco Ritchie, Rhed
Rhed, ou Rocco Ritchie

Rhed é um nome que diz pouco a quem esteja pouco atento às minuciosidades do mundo da arte. Trata-se de um jovem que rapidamente conseguiu o seu lugar entre as elites em exposições de alto calibre, "descoberto" por Tanya Baxter, diretora da galeria homónima, que alegava que a sua arte fazia lembrar nomes como Banksy e Jean-Michel Basquiat.

A atenção, contudo, subiu de nível quando a ‘Page Six’ descortinou no passado mês de dezembro que aquele talento anónimo escondido por detrás do breve pseudónimo era na verdade Rocco Ritchie, de 21 anos, conhecido por ser filho do realizador Guy Ritchie e da estrela pop Madonna.

Esta acabou também por ser a peça final do puzzle relativo à surpreendente aparição pública da cantora junto do seu ex-marido pela primeira vez em doze anos, assim como dos filhos do antigo casal, Mercy, David e o próprio Rocco, em julho de 2020, para contemplar uma exposição na Tanya Baxter Contemporary, localizada na King’s Road, em Londres, na qual se encontravam os quadros de Rhed.

Em palco com a mamã: a "primeira vida" de Rocco Ritchie, que já acompanhou Madonna em tournée agora é artista plástico reconhecido
Rocco Ritchie com a mãe, Madonna
Rocco Ritchie com a mãe, Madonna
Rocco Ritchie com a mãe, Madonna
Rocco Ritchie com a mãe, Madonna
Rocco Ritchie com a mãe, Madonna
Rocco Ritchie com a mãe, Madonna
Rocco Ritchie com a mãe, Madonna
Rocco Ritchie com a mãe, Madonna
Rocco Ritchie com a mãe, Madonna
Rocco Ritchie com a mãe, Madonna

NO CENTRO DO CONFLITO

A chegada de Rocco Ritchie ao universo dos artistas não foi, logicamente, tão repentina ou silenciosa quanto parece a quem ler esta história pela primeira ocasião. Nascido em 2000, dois anos depois do casamento entre Guy e Madonna, foi objeto de uma relativamente mediática batalha na justiça pela sua custódia, quando tinha apenas 15 anos. Isto porque Rocco optou por viver em Inglaterra com o pai, enquanto que a mãe desejava que ele a seguisse durante as suas digressões. Eventualmente, Madonna pediu para que o caso fosse encerrado para "sarar as feridas" que haviam sido abertas por este conflito, algo que foi avalizado pelo Tribunal Superior de Londres.

...
Madonna com Rocco, em 2012 Foto: Getty Images

Aos 18 anos, o ‘The Sun’ revelava que Rocco se havia inscrito num curso de Belas Artes, na famosa escola Central Saint Martins, na capital inglesa, por onde passaram também personalidades como Stella McCartney ou o vocalista dos Pulp, Jarvis Cocker. Uma fonte declarava que o jovem levava muito a sério a arte e que estava comprometido com esse novo capítulo na sua educação. Adicionalmente, a sua inspiração já era o famoso artista de rua britânico, Banksy, mas não só: também a portuguesa Paula Rego se incluía no lote de criadores pelo qual se guiava, que continha ainda nomes como Francis Bacon ou Helmut Newton.

Quando a arte de Rocco, então ainda apenas o inidentificável Rhed, chegou aos olhos do público, as suas obras, acerca da "fixação sobre celebridades e etiquetas" começaram a ser vendidas por cifras à volta das 24 mil libras, cerca de 29 mil euros, segundo a ‘Page Six.’ Já a ‘Tatler’ refere que Rhed era promovido pela elite artística abastada, assim como personalidades, entre elas a sua mãe, Madonna. Nesta altura, era elogiado por Tanya Baxter pela "tensão psicológica dos seus sujeitos", assim como pela sua "proveniência cultural eclética", fruto da infância dividida entre Londres e Nova Iorque.

...
'Les femme verte', de Rhed Foto: Cortesia do Tanya Baxter Contemporary



AUTÊNTICO OU DESAJEITADO?

Por esta altura, muitos se interrogariam sobre se, ainda que se mantivesse no anonimato, a ascensão de Rhed não teria sido impulsionada pelas suas privilegiadas ligações a figuras públicas. Por isso, o jornal britânico ‘The Guardian’ compilou algumas das impressões transmitidas acerca da sua obra aquando da tal exposição de King’s Road.

A conclusão é… pouco clara. Se o escritor de arte Godfrey Barker considerou Rhed como um "produto autêntico, puro e não diluído do século XXI", o crítico do próprio 'The Guardian' apreciou de forma negativa os quadros de Rhed como "tentativas adolescentes e desajeitadas, sem originalidade e vigor, que imitam Picasso ou Modigliani de uma forma que poderia ter sido feita por milhões de outros jovens", apontando o dedo à galeria por "impingir de maneira cínica" um jovem "impreparado."

...
'Solitude', de Rhed Foto: Cortesia do Tanya Baxter Contemporary

Rhed, um artista "fascinado pelo mundo interior e exterior, especificamente no local onde ambos se encontram" acabou, como já referido por ser denunciado pelo artigo da ‘Page Six’, no dia 17 de dezembro de 2021, ainda que uma fotografia com o co-fundador da empresa de cosméticas ‘Too Faced’ terá contribuído para o desmistificar de Rocco Ritchie, dado que no fundo se encontrava um quadro muito semelhante àqueles que já haviam sido exibidos publicamente.

Caberá, a partir de agora a um público já informado sobre a sua identidade, decidir se as obras de Rhed, ou Rocco Ritchie, serão meritórias da sua atenção, ou se se deixará levar pelo ceticismo que envolve a rápida chegada do jovem às elites da pintura, algo que ditará também o futuro da sua carreira no sinuoso universo da arte.

Vai gostar de

você vai gostar de...

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável
Subscrever