'

Notícia

THE MAG - The weekly magazine by Flash!

Aos 86 anos, Paula Rego vence a covid-19 e reaparece em nova exposição

A mais prestigiada pintora portuguesa mantém-se no ativo embora aparente estar algo debilitada. Em Londres, onde vive, acaba de inaugurar uma exposição, numa conceituada galeria, que marca o seu regresso.
Joana Guterres
25 de novembro de 2021 às 22:31
Paula Rego debilitada após recuperar da covid-19
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
Paula Rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
Paula Rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
paula rego
Paula Rego reapareceu em público após ter vencido a covid-19. A pintora portuguesa, de 86 anos, foi fotografada debilitada, de cadeira de rodas, na apresentação da sua nova exposição 'The Forgotten', na Victoria Miró Gallery, em Londres.

Trata-se de uma coleção de obras inéditas da artista e estará em exposição até ao próximo mês de janeiro.

A par de Maria Helena Vieira da Silva, Paula Rego é uma das mais aclamadas pintoras portuguesas de sempre, distinguida diversas vezes pelo Governo Português e até condecorada pela rainha Isabel II em 2010, uma vez que vive em Londres há várias décadas e a maior parte da sua obra foi criada e exposta no Reino Unido.

...
Paula Rego quando foi condecorada pela rainha Isabel II

"O Belo Grotesco"

O estilo da pintora - a quem o antigo Presidente da República Jorge Sampaio fez questão de encomendar o seu retrato oficial - foi apelidado de 'belo grotesco' e vai beber inspiração aos contos populares portugueses, às relações familiares disfuncionais, às estruturas sociais e ao feminismo, sem nunca descurar o comentário político.

...
O retrato de Paula Rego do antigo Presidente Jorge Sampaio
A sua polémica obra 'Aborto', no final dos anos 90, foi a forma que encontrou para expressar o seu desagrado com o resultado do primeiro referendo português ao aborto.

As pinturas chocaram o público e Paula Rego reabriu dessa forma a discussão do tema, havendo até quem lhe atribua responsabilidade pela posterior legalização do aborto, no referendo de 2007.

...
Um dos pastéis da obra 'Aborto'

As suas obras mais caras

Entre os seus quadros mais valiosos, inclui-se 'The Cadet and his Sister', de 1988, que foi arrematado num leilão da Sotheby's por mais de 1 milhão e 600 euros, em 2015.

...
'The Cadet and his Sister'
'Baying' foi adquirido por 740 mil euros em 2008, 'The Lesson' por 600 mil, em 2007 e 'Looking Back' por 800 mil em 2011.

Exposições recentes

Até 25 de maio estiveram em exposição 80 obras inéditas no Irish Museum of Modern Art, em Dublin.

Entre julho e outubro, a Tate Britain, em Londres, apresentou uma exposição de cerca de 100 obras, entre pinturas, gravuras, colagens, pastéis, desenhos e esboços, naquela que foi a maior exposição retrospetiva do seu espólio.

...
Paula Rego na Tate Britain
Por cá, pode ver - e comprar - gravuras de Paula Rego na exposição Saudades, na Galeria 111, em Lisboa, e, claro, a enorme coleção de obras de pintura, desenho e gravura, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, que reflete o seu percurso artístico e criativo dos últimos 50 anos.

Vai gostar de

você vai gostar de...

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável
Subscrever