'
THE MAG - 20 anos, 20 nomes, 20 histórias Flash!

Sara Barradas e José Raposo: da história de amor nos bastidores de uma novela à misteriosa separação que quase arruinou o casamento

Atores têm sabido vencer todas as crises na relação, mas logo após o casamento a "pressão" quase fez desmoronar tudo. Na altura, Sara explodiu e ameaçou contar tudo o que se passava mas meses depois garantiu, sem mais explicações, que estava tudo bem. Recorde uma das histórias de amor que mais tinta têm feito correr em Portugal.
22 de junho de 2023 às 22:28
José Raposo, Sara Barradas
José Raposo, Sara Barradas

Os dois conheceram-se em 2009 nas gravações da telenovela 'Espírito Indomável'. Sobre o momento em que houve o click, a atriz garante ter tido a sua quota parte de responsabilidade ao tomar a iniciativa. 

José Raposo, Sara Barradas, aniversário, casamento
José Raposo, Sara Barradas, aniversário, casamento Foto: D.R

"Confesso que fui eu [que tomei a iniciativa]. Conhecemo-nos no ‘Espírito Indomável’, a telenovela que estávamos a gravar, claro que eu sabia perfeitamente quem era o Zé e já era fã do seu trabalho, como é óbvio, mas não o conhecia como pessoa", contou Sara. "Cruzámo-nos em camarins e apresentámo-nos. Ele viu que eu estava lá dentro, ouviu a minha voz e perguntou se era a Sara que estava lá. Ela conheceu a João [Maria João Abreu, ex-mulher de José Raposo] nos ‘Morangos com Açúcar’. Os meus filhos e a João conheciam-na antes de mim. Eram amigos e diziam: ‘oh pai, a Sara é porreira e uma miúda lindíssima’. Sabia que estávamos na mesma novela e que um dia haveríamos de nos encontrar e aconteceu. Dei-lhe um grande abraço e começamos a falar. É aquelas coisas que acontecem", recordou José Raposo em conversa que Júlia Pinheiro numa entrevista sobre a relação, que sempre foi marcada por alguma polémica, com a diferença de idades entre os dois a ser alvo de muitos comentários nas redes sociais - José Raposo tem 60 anos e Sara Barradas 32.

Sara Barradas, José Raposo
Sara Barradas, José Raposo

SEPARADO DE MARIA JOÃO ABREU

Na altura, José Raposo já estava separado da mãe dos filhos mais velhos, Maria João Abreu, com quem tinha partilhado uma relação durante mais de duas décadas, e tudo estava tão bem resolvido que o ator se apressou a apresentar a nova namorada à atriz. Foram tempos de comunhão com todos os intervenientes da família a conviverem e a mostrar que, acima de tudo, o amor e a harmonia eram o mais importante.

"Reagiram todos bem. A minha mãe e até os meus avós. O Zé foi muito bem recebido lá em casa. Como eu fui muito bem recebida em casa dele", explicou Sara, enquanto José Raposo garantia que da sua parte tinha sido igual.

O primeiro travo amargo acabaria por ser, por isso, quando tornaram a relação pública. A diferença de idades acabou por ser alvo de chacota nas redes sociais, onde Sara viu os seus verdadeiros sentimentos por José Raposo questionados. "Nós só tivemos mais noção das coisas quando abrimos as nossas redes sociais e nos apercebemos que as pessoas podem ser más", apontaria Sara.

No entanto, o amor venceu sempre todos os obstáculos e em novembro de 2011 os dois acabariam por casar em segredo. No enlace, apenas estiveram presentes Maria João Abreu com o namorado, os dois filhos do ex-casal, e Carla Andrino com o marido, Mário Rui. Do lado de Sara apenas se encontrava a mãe, Felisbela Dias, atualmente presa a cumprir pena por burla.

A relação parecia correr sobre rodas, por isso foi com enorme surpresa que, passado um ano, a atriz assumi-se que os dois estavam separados.

A SEPARAÇÃO MISTERIOSA

Hoje em dia, poucos se devem recordar do momento, mas estávamos em 2012 quando Sara Barradas utilizou o Facebook para lançar uma 'bomba' que deixou todos boquiabertos. "Eu e o José acabámos… Não aguentava mais esta pressão! E ele também já não tinha pressão para mim! Beijinhos, SB".

Metade das pessoas devem ter olhado para o calendário a confirmar se era 1 de Abril e outras tantas achado que a conta da atriz poderia ter sido pirateada, mas Sara acabaria por confirmar ter sido ela mesma a autora da polémica publicação. No mesmo dia, Sara voltou às redes sociais para agradecer o apoio dos fãs.

Apesar de todas as perguntas que o assunto motivou, durante meses o silêncio foi uma dominante e nenhum dos dois explicou se estavam efetivamente separados ou o que tinha acontecido para Sara fazer tal publicação. Certo é que alguns meses depois, e como se nada tivesse acontecido, a atriz viria a revelar que tudo estava bem ao falar, numa entrevista, sobre o primeiro ano "maravilhoso" de casamento vivido ao lado de José Raposo. O que motivou a separação continua a ser, até hoje, um mistério.

Mas a verdade é que ao longo dos anos seguintes, o casal se mostraria cada vez mais unido, o que só aumentou com o nascimento da única filha, Lua.

A POLÉMICA COM A MÃE PRESA

E se não tivermos em conta os polémicos comentários nas redes sociais, a relação entre José Raposo e Sara Barradas parecia, efetivamente, roçar a perfeição. As imagens de convívio com Maria João Abreu e os filhos do ator mostravam uma harmonia fora de série e nada parecia capaz de destruir esta sensação de felicidade plena, mas é então que uma polémica faz tremer os alicerces desta relação.

Com uma relação privilegiada com José Raposo e os seus familiares, a mãe de Sara Barradas engendrou um esquema de burlas que acabaria por afetar todo o clã. Felisbela Dias afirmava, então, ter acesso a um contacto no banco que lhe apresentava propostas vantajosas para a compra de imóveis em primeira mão. Foi desta maneira que convenceu Maria João Abreu a desembolsar mais de 60 mil euros para comprar uma casa em Sesimbra, que não existia. A burla repetiu-se com o irmão de José Raposo, o próprio ator  e outros familiares próximos, o que acabaria por culminar com um mega processo que levou à condenação da mãe de Sara Barradas a uma pena de prisão efetiva de sete anos.

Foi o desmoronar de uma família. Magoada e triste, Maria João Abreu e os outros lesados 'cortaram' com Sara, uma vez que a atriz se mostrou sempre do lado da mãe, nunca tendo revelado empatia para com a situação que os burlados passavam.

Era mais ou menos neste ponto que todos ainda se encontravam quando, em maio de 2021, Maria João Abreu acabaria por falecer por complicações resultantes de um aneurisma. Perante um país comovido com a partida súbita de uma atriz tão querida de todos, e a família absolutamente devastada, Sara Barradas achou por bem manter-se à margem e não marcar presença nas cerimónias fúnebres.

A polémica levou a que Sara Barradas nunca marcasse, por exemplo, nos Natais da família Raposo, dos quais fazem parte a família de Maria João Abreu, e também se mostrava distante dos filhos de José Raposo.

Ainda assim, recentemente a atriz mostrou-se sorridente ao lado dos filhos do companheiro revelando que parte da guerra familiar já tinha sido desfeita. Tudo em nome de um amor que tem sabido ultrapassar as polémicas e resistir apesar de tudo.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável