
Com clínicas em redutos de milionários como os Hamptons, Manhattan ou Palm Beach, Norman Rowe tornou-se no cirurgião que todos procuram e no único autorizado a mexer no rosto de várias caras conhecidas não só de Hollywood como da alta sociedade norte-americana. O boom de clientes tem surpreendido o médico em larga escala e, sobretudo, o pedido que de repente muitas clientes lhe começaram a fazer e que redunda numa expressão que já foi batizada de 'rosto de Mar a Lago' – em alusão à propriedade onde Donald Trump tem casa.
Ficou confuso? Pois bem, é que de acordo com o cirurgião, o pedido mais recorrente dos dias que correm é o de ter um rosto similar ao da popular filha do presidente dos Estados Unidos, Ivanka, de 43 anos, considerada por muitos um dos ícones de estilo do momento no país.
"Se passarem por um dos clubes mais exclusivos de Palm Beach, vão encontrar aquele grupo de pessoas que gostam de se cuidar. Elas querem estar bonitas", disse Rowe, acrescentando que o clima quente favorece a um maior cuidado com o corpo, que fica mais exposto.
"É um estilo de vida muito virado para atividades ao ar livre e está sempre quente, então não dá propriamente para andar de gola alta."
No entanto, inegavelmente, além dos cuidados com o corpo, a grande tendência do momento é a tão famosa cara de 'Mar-a-Lago' ou de Ivanka, que assenta em lábios carnudos, maçãs do rosto bem definidas, olhos grandes e testas lisas e firmes, onde os esgares de preocupação não se refletem em vincos.
Apesar da febre em torno dos procedimentos estéticos, Norman Rowe gosta sempre de ter uma conversa com as pacientes e alertá-las para que ter uns lábios similares aos de Ivanka não as vai transformar numa cópia da filha do presidente dos Estados Unidos. "Se me disserem: 'Gostei dos lábios dela', posso mostrar os lábios ou o nariz e haver uma expectativa de como possa ficar, mas tem de haver uma base para trabalhar. Se alguém chega com 1,20 m e 90 kg, isso obviamente não vai acontecer."
Entre as clientes famosas do médico está também Kimberly Guilfoyle, ex-noiva de Donald Trump Jr., ou a política Kristi Noem, com os seus resultados a serem descritos como um exemplo de como é possível aliar a estética a uma imagem mais natural.
Em Palm Beach, o médico admite que atende perto de 15 pacientes por dia, com agenda sempre cheia e que 75% são mulheres. Entre os homens, garante, a fasquia aumenta assim que se aproximam corridas políticas ou grandes acontecimentos, com a maioria dos seus clientes a ambicionar uma imagem que soe fresca em televisão.
Este ano, por exemplo, o pico de procura aconteceu precisamente antes da tomada de posse de Donald Trump, com a elite norte-americana a querer estar no seu melhor no evento.
Já sobre o preçário na clínica do famoso cirurgião, uma operação de rejuvenescimento ao rosto pode custar "até seis dígitos", ou seja largos milhares de euros. O botox cifra-se entre os 400 e os 3 mil euros, enquanto os preenchimentos faciais podem ir até aos cinco mil, sendo que nestes casos há que fazer manutenção a cada três meses (no caso do botox) e de seis a 12 (para os preenchimentos), o que faz com que seja uma fatura de beleza apenas para uma minoria da população, mas em Palm Beach, provavelmente, contam-se pelos dedos das mãos aqueles que passam à porta da clínica de Rowe e que não tenham posses para lá entrar.