
A Zara celebra meio século de existência com uma campanha que une moda, arte e nostalgia. Para assinalar os 50 anos desde a abertura da sua primeira loja, a 9 de maio de 1975, em Corunha, Espanha, a marca lançou um pequeno filme dirigido por Steven Meisel, onde reuniu 50 modelos icónicas, incluindo Naomi Campbell, Cindy Crawford e Linda Evangelista.
No filme, intitulado "50 anos, 50 ícones", as modelos vestem peças de uma coleção cápsula de 128 itens inspirada na estética clássica do smoking, com uma paleta monocromática preta e branca. Ao longo do vídeo, as 50 modelos surgem a posar enquanto cantam a música de Donna Summer, "I Feel Love", de 1977, celebrando assim a criatividade, longevidade e paixão pela moda.
"A criatividade é o coração da Zara, é a característica que nos define", afirma Marta Ortega Pérez, atual presidente não executiva da Inditex, e filha do fundador da Zara, Amancio Ortega.
"Este filme incrível de Steven Meisel é uma expressão de liberdade criativa, e da magia que queremos sempre criar. Estrelada por 50 das principais modelos do mundo, consagradas pela sua beleza, mas também pelas suas personalidades e força, o filme festeja a Zara aos 50 anos e a campanha evidencia o legado criado pelas equipas da Zara nas últimas cinco décadas, honrando o seu entusiasmo, talento e criatividade ilimitada", continua, em comunicado.
A nova coleção dos 50 anos da Zara foi desenhada por Karl Templer e, em Portugal, está disponível na Zara do Rossio ou online.
Para completar as celebrações, a Zara renovou a sua loja original na Corunha, transformando-a numa instalação temporária que homenageia a arquitetura tradicional da cidade e apresenta uma exposição de peças de edição limitada e revistas de moda desde 1975.