
Nos Estados Unidos, apesar do protecionismo alfantegário, a tradição de um bom corte italiano ainda continua a fazer a diferença. É por isso que o novo "vice" de Donald Trump, J.D. Vance, escolheu atentamente quem o iria vestir no dia mais importante da sua vida. E o eleito para assinar o fato especial foi Romualdo Pelle, o alfaiate italiano que teve a seu cargo o look utilizado por J.D. Vance, o novo vice-presidente dos EUA, na tomada de posse de Donald Trump. E para além, deste, Pelle já vestiu vários outros nomes emblemáticos.
A alfaiataria Romualdo Bespoke Tailoring está situada num subúrbio com o nome de Madeira. Não, não é a nossa Madeira no meio do Oceano Atlântico, mas sim uma outra localizada no Ohio, nos Estados Unidos da América. Aqui, fazem-se fatos completos do início ao fim, todos costurados à mão.
A paixão de Pelle pela moda terá começado quando saiu de Itália por causa da guerra, começou, num campo de refugiados, por arranjar algo para fazer, com o padrinho a ensinar-lhe os primeiros truques. Está disponível para ajudar quem quiser trabalhar no mesmo ofício, mas garante que são precisos 12 anos para tudo aquilo que tem para ensinar.
Fundada em 1968, a alfaiataria já recebeu figuras como Henry Heimlich conhecido pela manobra de desobstrução das vias aéreas, James Zimmerman, ex-presidente da Macy's ou até mesmo Neil Armstrong, o primeiro homem na Lua.
Para além disto, o alfaiate é capaz de fazer calças de ganga e t-shirts para um dia mais casual, tendo-se expandindo para o lado feminino com casacos personalizados por cada mulher.
Romualdo Pelle garante que não pensa em parar de trabalhar, afirmando que beber vinho e comer esparguete mantém-no bem.