'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
WEEKEND tradição

A escrever a História: cavaleira Ana Rita é a primeira mulher portuguesa a tourear em Madrid

Natural de Vila Franca de Xira, a cavaleira Ana Rita alcançou o sucesso em Espanha. Atuar na "maior praça do Mundo" é o corolário de um precurso de resiliência e sofrimento.
21 de agosto de 2024 às 21:41
Ana Rita, cavaleira Tauromáquica, Azambuja
Ana Rita, cavaleira Tauromáquica, Azambuja Foto: Liliana Pereira

Agosto é de grande responsabilidade para algumas figuras maiores da tauromaquia nacional. Uma das praças mais importantes de Espanha – e do Mundo – recebe nomes como João Moura Caetano, Francisco Palha, Miguel Moura e Duarte Fernandes. Ampla presença portuguesa nas corridas de rejoneio – toureio a cavalo – no calendário da Praça de Toiros de Las Ventas, em Madrid.

Mas, de todos eles, há um nome que se destaca pelo esforço para aqui chegar mas também pela sua singularidade na história do toureio a cavalo: Ana Rita, 35 anos de idade, é a primeira mulher portuguesa a lidar em Madrid. Atua em Las Ventas no dia 25 de agosto, ao lado de José Miguel Callejón, Sergio Domínguez, Roberto Armendáriz, Miguel Moura e Duarte Fernandes.

Este é o epílogo de um percurso de esforço e preseverança, após triunfar em Espanha temporada após temporada, país onde se viu obrigada a tentar a sorte, sem nunca baixar os braços, resiliente, apesar das poucas oportunidades por cá. "Muito obrigada a todos que até hoje nunca me abandonaram que sempre acreditaram em mim. Sofri, lutei, chorei, sorri, mas o dia chegou pisarei Madrid a praça mais importante do mundo. Ana Rita a menina que veio do nada mas que sempre acreditou", agradeceu a cavaleira natural de Vila Franca de Xira, no dia que anunciou a notícia há tanto esperada.

À FLASH!, Ana Rita fala dos sonhos e do percurso sinuoso para os alcançar. "Tenho este sonho desde a primeira vez que toureei em Espanha, em 2008. No início, as minhas ambições e sonhos eram só em Portugal, não tinha ideia da grandiosidade da afición em Espanha. Fui muito bem recebida pelo povo espanhol e, dia após dia, os meus sonhos ultrapassavam a fronteira e comecei a sonhar em ser alguém em Espanha, levar Portugal além fronteiras e um dia tourear em Madrid, a praça mais importante do mundo."

A concretização desta objetivo, vem apenas confirmar que tudo é possível quando se quer muito. "Tourear em Madrid é muito importante para mim, levo muitos anos a sonhar com este dia. Mais um sonho quase impossível, como foi o de ser cavaleira e tirar a alternativa. Mas com muita fé, esforço, trabalho e dedicação esse dia chegou, mais uma vez para me demonstrar que tudo é possível só tenho de acreditar."

Para chegar a uma praça tão importante como é a de Las Ventas valeu a Ana Rita os triunfos que a tornaram numa das principais figuras do rejoneio em Espanha. "Levo muitos anos nos primeiros postos do escalafón e isso em Espanha conta muito para se conseguir entrar nas feiras e corridas importantes. A oportunidade surgiu por todos os anos que levo a batalhar e a triunfar para chegar a esse dia. É como um prémio de reconhecimento da minha dedicação à minha arte", justifica Ana Rita.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável